Podemos
Ah...
Como devo ler o mundo?
Não podemos criar uma fórmula para tal circunstância, pois só podemos senti-lo, percebê-lo, amá-lo, odiá-lo (quando necessário for).
A leitura do mundo vem antes da leitura da palavra, quão magnifica é a presença literária e humanística de Paulo Freire neste pensamento.
Primeiro captamos as coisas que existem em nosso mundo para depois fazermos ligação com a palavra mundo.
E logo em seguida, externalizamos a palavra que era mundo em verso-palavra, que deixa de habitar o nosso interior para nascer no papel e alimentar outros subterfúgios, alimentando-os de sonhos e magias.
Como não recordar de Adélia Prado, quando poeticamente fala de sua infância debaixo de uma sombra proporcionado por um muro alto no quintal ensombrado ou da casa alaranjada, pois significava a constância dos amanheceres,concretamente avistado por ela.
Portanto, lê-se o mundo para transforma-lo em poesia porque a alma necessita de beleza.
Podemos cair
Mas não podemos por deixar caidos
Perdemos
Mas não iremos desistir
Levantaremos e lutaremos
Para termos uma vitória
Afinal não é sempre que ganhamos
Mas nunca que deixamos por vencido
Não podemos mentir para o magistério e a sociedade gaúcha: o Estado não tem condições de dar reajuste para os professores, mesmo reconhecendo que merecem."
[Secretário da Educação]
É só através da solidão que podemos ter uma percepção mais apurada da realidade, e através dela, ter o conhecimento do que é essencial e do que é descartável.
Sabemos que a vida passa rápido, mais podemos deixar emoções em grandes e lindos momentos. Pois são esses momentos que ficarão, quando não mais estivermos aqui!
O nome do tempo, em cada um de nós há um segredo. Porque, embora quem morreu esteja vivo, podemos nos lamentar muitas vezes por ter perto quem vive, mas que já morreu dentro de nós.
A maior ajuda que podemos exprimir é àquela na qual não nos obrigamos em direções, mas que compreendemos a sua real necessidade, reconhecida sempre no agora.
O amor não podemos ver
mas podemos sentir no pulsar
forte de nossos corações.
O amor é algo a ser
encontrado em território
desconhecido
Com todas as palavras do mundo
não podemos relatar o quanto tivemos
e teremos que esvaziar de nós mesmos
para que Deus cresça.
Deixar costumes antigos é
difícil, mais chegaremos a um
Ponto que somos obrigados
A mudar, ser cristão é assumir
Um novo estilo de vida.
que em alguns momentos dói.
Chega a arde dentro de você,
quando viramos para trás e vemos,
que o tempo passou rápido demais,
muitas coisas Mudaram e não somos mais
os mesmos.
Mais temos a certeza que
só o Senhor tem Palavras
de vida eterna..
by: #Cristiane
Bom dia 03/07/2016(Domingo)
O preço da liberdade é a eterna vigilância não podemos permitir que ninguém nem nada se coloquem entre nós e Deus.
Há, em nossas vidas, acontecimentos inevitáveis
contra os quais nada podemos fazer...É preciso
enfrentá-los da melhor maneira possível.
No entanto, a grande maioria dos acontecimentos
pode ser resolvida de maneira serena e civilizada.
Está em nossas mãos decidir
como encarar eventuais transtornos
e pequenos desentendimentos
com o espírito desarmado, com positividade
e com o real desejo de restabelecer a harmonia.
Cika Parolin
[Geração "Coca-Santa"]
Podemos primeiramente nos perguntar: "O que motiva tantas pessoas a buscarem viver uma vida de santidade que aparentemente estaria tão ultrapassada?"
A primeira resposta a dar é que essa vida é mais atual do que parece e mais real do que possamos tocar, pois podemos mais do que tocá-la, podemos sentí-la, vivê-la.
Muitas pessoas vivem uma vida aparentemente feliz, mas concretamente sem sentido.
Querendo compensar, sem se darem conta, o amor que falta dentro de si, elas se enveredam por muitos caminhos, se entregando a muitos momentos, mas não experimentando nada.
Estão cada vez mais vazias, mais determinadas em preencherem seus corações, mais vulneráveis as ofertas que o mundo vos apresenta como solução rápida e fácil para acabar com esse vazio interior.
Na mesma velocidade que o mundo avança nas estruturas físicas, muitos de nós retrocedemos nas estruturas espirituais.
Já passamos por várias gerações: X, Y, Z, até mesmo pela geração "Coca-Cola".
Hoje passamos pela geração Vazia, vazia de ideais, de valores e de esperança.
Uma geração que colhe os frutos ruins de escolhas ruins feitas por nós e por quem no passado, deveria ter deixado para nós apenas árvores boas.
Deixamos para as pessoas a falta de esperança como herança e hoje colhemos seus frutos.
Precisamos neste tempo lutarmos contra as utopias pregadas pelos ídolos que não preenchem nossos corações, que não nos trazem Paz, utopias fantasiosas que só degeneram e matam nossa alma, utopias que são capazes de preencher apenas nossas mentes, menos os nossos corações.
Precisamos acreditar que esta vida é mais, muito mais do que apenas "sexo, drogas e rock'n'roll".
Existe um caminho verdadeiramente rico, verdadeiramente feliz, verdadeiramente alegre e extremamente compensador, este caminho é o caminho da santidade.
A santidade é uma verdade que o mundo nos apresenta como mentira, o mundo é uma mentira que se apresenta como verdade.
Não tenhamos medo de amar gratuitamente e desinteressadamente.
Enquanto muitos que vivem o amor egoísta que o mundo prega, se sentem cada vez mais infelizes, nós vivemos o amor desinteressado e somos revigorados no corpo e na alma.
Se queremos renovar e fortalecer nossa alma, vivamos a santidade, vivamos o amor, pois a santidade é amar, e o amor é o esporte que fortalece a alma.
"Nos temos que aceita a forma e o jeito que somos, só assim podemos nos livra da agonia ou da depressão. Ao aceitamos nossa forma , nosso jeito, como realmente somos. Vamos ser capazes de realizar o que escondemos, o que prendemos. Porque a maior realização e ser realmente o que somos. E o que precisamos ser independente de tudo de preconceitos ou de ignorâncias. "
Ó ódio é dos sentimentos o mais maligno. Podemos até irarmo-nos e contudo não pecar. Se ficarmos indignados com algumas situações não permitamos que o ódio invada nossa mente. O ódio envenena nossa alma e corrói nosso coração. Elias Torres
A sabedoria da existência sempre nos acompanha, podemos escolher cores e flores para alegrarmos e distribuírmos nossa força e coragem aos que de cura necessitam. A paz é construída dia após dia, acredita.