Podemos
Nem tudo na vida e fácil como pensamos, a coisas inexplicáveis a coisas que não podemos mudar o nascer do sol a chuva quando cai do céu que lava nossa alma, as folhas que caem de uma arvore como ato de uma renovação ,a coisas que não podemos explicar e sim aceitar nem tudo pra acontecer tem que ter uma razão pra mais para acontecer tem que ter uma ação, não podemos viver presos em nossos pensamentos em nossas frustrações , a coisas na vida que não podemos explicar e sim contemplar.
"Podemos sim mudar nosso caminho ou simplesmente deixar que a vida mude por si só, o que não podemos é acreditar que o que vem já esteja escrito em algum lugar e que nada pode mudar isso...."
O próprio convívio nos dar discernimento para saber onde estamos, e com quem podemos contar futuramente.
A REALIDADE
Há Umbanda completou a pouco, 110 anos de fundação, o que podemos notar é que muito mudou desde sua origem. Nos dias atuais, convivemos com diversas formas de cultuar a Umbanda, onde em muitos casos é deixada de lado a lei sagrada da caridade e cultuada a lei do poder e da ganância.
Hoje em dia, a grande maioria dos médiuns que entram na Umbanda, não é para cultuar o sagrado e ajudar ao próximo, mas sim, pagam fortunas para conseguir o posto Sacerdotal e abrir seu próprio terreiro, com intenções lucrativas e gananciosas, aproveitando-se da boa fé das pessoas.
Infelizmente essa é a nossa realidade atual, notamos que no decorrer do tempo, milhares de terreiros foram fundados, muitas vezes por pessoas incapacitadas e sem conhecimentos suficientes para exercerem o cargo. Lembramos que o cargo de sacerdote, não é os médiuns quem escolhem, mas sim os guias espirituais que indicam o seu destino se vai ou não seguir o caminho de líder.
A nossa triste realidade é que o encantamento criado nas giras de umbanda, ou melhor, o teatro que as pessoas criaram com os encontros sagrados, fez com que crescesse imensamente o número de médiuns nos terreiros, isso acabou deixando de lado a lei sagrada da Humildade e Caridade e tornou-se um encontro festivo e com fins lucrativos. Realidade essa, que das centenas de milhares de médiuns da atualidade, não são capazes de responder qual o principal fundamento da umbanda.
Sobre o encantamento e/ou teatro, citado no paragrafo anterior, é referido aos terreiros onde a dança é mais importante que o passe, onde as vestimentas “ousadas”, “luxuosas” são mais importantes que a simplicidade de uma roupa branca, onde o fumar e beber das entidades são mais importantes que dar atenção a um filho necessitado, esses são alguns exemplos, de inúmeros que podem ser citados.
“A Umbanda é uma religião grandiosa, de muito amor, gratidão e humildade, ela preza a cima de tudo a caridade.”
Sim, nos dias atuais ainda a filhos que presam e seguem a risca, pela velha Umbanda, ou melhor, pela verdadeira e única Umbanda, aquela que é passada de geração a geração, seus fundamentos, ensinamentos, lendas entre outros. A religião que luta desde sua existência contra a intolerância, o racismo, o preconceito, a ganância e muitos outros pesares da existência.
Embora esses verdadeiros filhos de fé, vão às giras para agradecer, ajudar a quem precisa e cumprir com sua missão, ainda há filhos que vão apenas para criticar, se impor como melhor que o outro, fazer intrigas internas e até mesmo ofender ao irmão e/ou irmã de fé. “Se alimentam da tristeza alheia”.
Outro fato muito importante, que acontece com grande frequência, são filhos que vão contra vontade, sim, aqueles que para ir a uma festa, a um evento, ou algo do tipo, estão sempre preparados, mas para ir a uma gira, dia de estudos, dia de tarefas, nunca podem sempre a algo mais importante para fazer, e ainda quando vão, é contra sua vontade, chegam de cara fechadas e ainda se acha no direito de reclamar ou criticar.
Esse mesmo filho é aquele que quando uma pessoa entra no assunto da religião, seja na rua, no seu trabalho, escola, etc., enche a boca para falar, “eu sou Umbandista”, trabalho com “tal, tal, tal, entidade”, nessa hora ele responde a tudo, ele sabe tudo, sente-se empoderado, muitas vezes até impõe que está sentido a vibração de uma entidade, assusta e fala em resolver os problemas desta pessoa e até mesmo receita banhos, oferendas entre outros.
A realidade é dura, ela tortura, mas lembre-se “Muitas vezes é melhor demorar a dar um passo e ter certeza que o chão é firme, do que correr e cair nas profundezas de um precipício sem volta.”
A você que ainda não conhece a Umbanda, ou que já frequenta a Umbanda, esse texto é baseado a realidade atual, sobre todas as mudanças e criticas que vieram à tona no decorrer desses 110 anos.
Opinião do autor: Eu fico triste em pesquisar sobre a história da Umbanda, ler sobre todas as dificuldades que enfrentaram ao iniciar, as provas que os guias de luz deram aos críticos e duvidosos, sobre o ensinamento básico da Humildade e Caridade que se tornou um lema da religião. É revoltante saber o triste rumo que foi tomado, conhecimento e dever foi deixado de lado, e o dinheiro, o ouro, a ganância subiu ao topo da cabeça. A todos que presam pelo principio da Umbanda, deixo minha admiração.
Saravá!
podemos agregar ao pão
muitos ingredientes
para ele ficar delicioso
tipo castanhas
frutas
amor
carinho
delicadeza
sutileza
disposição
paixão
ternura
simplicidade
felicidade!!!
amanheceu
e podemos começar
a semana com cor
com perfume
com belez
com disposição
alegria
vontade de prosperar
esperança
e muito amor!!!
cabelos ao vento
e especialmente hoje
podemos absolutamente tudo
inclusive
andar descabelada
de peito aberto
coragem escancarada
sorriso largo
olhar disfarçado
amor entrelaçado
sonhar acordada
ficar de pernas pro ar
trabalhar a mente
ao invés do corpo cansado
relaxar o espírito
sem deixar a alma de lado
correr pra chegar mais depressa
ao que realmente interessa
pular de alegria
sentir-se dona de si
amar sem pressa
e viver um dia de cada vez
ou todos ao mesmo tempo
intensamente
vagarosamente
escandalosamente
simplesmente
ser a maravilhosa mulher!!!
"A oportunidade encurta rapidamente a distância entre o que efetivamente somos e o que podemos e desejamos ser."
"Bons amigos são como estrelas espalhadas no céus nem sempre podemos ver, mais está lá sempre e termos certeza que estará dentro de nossos corações eternamente com o Amor de Deus.
Frase de Cian🌎 Barb😇s@🎤
"Brasileiros conformados em ser passado para traz por políticos. Não são todos, mas podemos afirmar que é a maioria".
Não podemos forçar uma pessoa a gostar de nós, porque tudo o que é forçado quando não quebra entorta.
"A essência das coisas não estão apenas no que os olhos alcançam, ao fecharmos ainda podemos sentir medo, tristeza,alegria, sentir a brisa de forma tal qual os olhos jamais seriam capaz de sentir. Vemos o horizonte, ele esta ai fora e mesmo que eu nunca consiga tocar nele, vale a pena buscá-lo. O importante não é vermos o que vemos apenas através dos olhos, mas através dos sentidos que nos fazem capturar e tornar real cada momento."
No caminho passamos por cima das pedras, mas das cobras temos que desviar. O que nao podemos é voltar para trás pois vamos ter que recomeçar tudo de novo.
Começar do Zero?
Zero é um número negativo, penso que podemos nos reorganizar do ponto que paramos e buscar caminhos, equilíbrio, ações e atitudes diferentes de tudo que já foi experimentado antes.
Planejando , antecipando as coisas, separando as experiências boas e ruins e usar melhor o tempo para conseguir seguir em frente, acreditando que tudo vai dar certo.