Pobres e Ricos
A SAÚDE:
Está para nossos corpos, como a bondade prá Alma. Brinda o rico e o pobre; é como a ETERNIDADE; pra quem tiver HUMILDADE!
Um país que o rico fica cada vez mais rico,o pobre fica cada vez mais pobre e o burro cada vez mais burro..que venham as eleições!
A maior semelhança entre o homem rico e pobre é que, sobre algum aspecto de suas vidas, eles simplesmente não se importam.
Caridade é quando o rico tira de si mesmo para dar ao pobre, filantropia é quando o rico tira de um pobre para dar ao outro.
A difícil relação do pobre com o rico:
"Pode, por acaso, a panela de barro se juntar com a panela de ferro? Haverá um choque, e a primeira se quebrará. O rico comete injustiça, e ainda faz ameaça; o pobre é injustiçado, e ainda precisa pedir desculpas. Enquanto você for útil, o rico o explorará, mas quando você precisar, ele o abandonará. Se você possuir bens, ele viverá com você, e o explorará sem remorso. Enquanto ele precisar, enganará você, sorrirá e lhe dará esperanças. Dirá coisas bonitas e perguntará: «Do que você precisa?» Fará você ficar envergonhado nos banquetes dele, até despojá-lo por duas ou três vezes. Por fim, vendo você, passará adiante e sacudirá contra você a cabeça".
(Eclesiástico 13, 2-7)
Adulação e aprovação para o rico, desprezo e condenação para o pobre:
"Os leões caçam os asnos selvagens, e os ricos caçam os pobres. Para o orgulhoso a humildade é humilhação, e para o rico o pobre é detestável. Quando o rico tropeça, seus amigos o sustentam; quando o pobre cai, seus amigos o rejeitam. Quando o rico comete um erro, muitos o defendem; e se ele diz tolices, os outros o aprovam. Quando o pobre erra, todos o condenam; e quando fala com bom senso, ninguém o escuta. Quando o rico fala, todos se calam e elevam até às nuvens o seu talento; quando o pobre fala, as pessoas perguntam: «Quem é esse fulano?» E quando tropeça, o ajudam a cair".
(Eclesiástico 13, 19-23)
O rico explora o pobre, e o poderoso não perde a chance de oprimir e humilhar os fracos. É preciso ser muito prudente com pessoas que exercem o poder, a fim de não ser dominado por elas
(nota de rodapé - Eclesiástico 13)
No tempo da abundância, lembre-se da carestia; nos dias de riqueza, lembre-se da pobreza e da miséria. Entre o amanhecer e a tarde, o tempo muda, e tudo é passageiro diante do Senhor.
Livro do Eclesiástico 18,25-26
Sou pobre, não possuo bens e tampouco dinheiro, mas sou rico porque possuo caráter, dignidade, filantropia, rico de espírito, alma e amor.
Um avaro torna-se rico, vivendo como pobre; um esbanjador torna-se pobre, vivendo como se fosse rico.
Ser rico não é pecado – ser pobre não é virtude.
Virtude ou pecado é saber ou não saber ser rico ou pobre
Pobreza e riqueza, tanto material como espiritual, são efeitos, Não adianta combater efeitos, é preciso alterar suas causas.