Pobres e Ricos
Que culpa eles têm? (...) Quem cuida deles? Quem os ensina? Quem os ajuda? Que carinho eles têm? (...) Roubam para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não se lembram que existem crianças com fome...
Um homem de estômago vazio compartilha seu pão, pois conhece o valor da solidariedade. Um homem de bolso cheio esconde seu peixe, cego pela avareza e pelo medo da escassez.
“Não basta sonhar grande para ser grande, é preciso, antes, também ser grande, no sentido do desenvolvimento da inteligência e da sabedoria dentro de si, para poder ser capaz de sonhar grande e ser também capaz de lutar para poder realizar aquilo que se sonha...”
Ai daqueles que têm a cantina cheia de vinho e o celeiro cheio de trigo, e que têm dois ou três pares de vestidos, enquanto os pobres de Cristo, com o ventre vazio e o corpo seminu, gritam por ajuda à sua porta.
No dia em que o trabalho não for mais atividade necessária para se obter bens, mas ação necessária apenas para justificar o agradecimento pelos bens já adquiridos, estes em igual equidade à todos, terei certeza a saúde deste povo como sociedade foi alcançada. Até lá, o trabalho sempre dará sentido à separação dos povos entre ricos e pobres.
Nos chamados países do terceiro-mundo, onde há a chamada democracia, os políticos são eleitos pelos pobres e recebem dinheiro dos ricos para os protegerem dos pobres.
Tenho amigos muito ricos, mais muito ricos mesmo. A única coisa que eles não tem no momento é o dinheiro. Os meus colegas que são pobres, muito pobres, não convivo muito com eles, porque os coitados só tem dinheiro.
Veja os países ricos, as pessoas ricas. O conceito de riqueza apenas existe em virtude da pobreza. É a necessidade humana de se sentir superior.
O ruim do meu século: querem ser ricos sem ser.
por isso sou pobre, pareço pobre até me tornar rico.
Muitos ricos vivem seguindo as tradições de outros ricos, escolhendo viver uma vida inútil, pobre e infeliz, cuja condenação será pelo seu amor ao dinheiro.
A morte dos ricos anula a honra, o prestígio e o sucesso, dando ao pobre a mesma tristeza no final da vida.
"Os ricos levantam e aplaude o seu próprio sucesso, o de mente pobre senta e aplaude o sucesso dos outros." Rosemberg Tavares
FINJO-ME DE POBRE
Para juntar-se com aqueles que fingem ser ricos em conhecimentos.
" Arnaldo Chinemero"