Pobres e Ricos
"A verdadeira medida de um governo não é como ele trata os mais ricos, mas como ele levanta os mais pobres."
Eu gostaria de propor um brinde a um mundo onde todos tenham uma vida boa, não só os ricos. Saúde.
Os ricos estão a empurrar a vírgula para a direita, mas a força que os mantêm poderosos é considerada sempre zero à esquerda
Globalização
As consequências da globalização:
Para os pobres, a exclusão
Para a classe média, a inclusão
Para os ricos, a reclusão.
Muito do que vai acontecer nas vidas dos noventa e nove porcento dos bem mais pobres é o reflexo de quem brindou com quem entre o 1% dos bem mais ricos na virada do ano.
O dinheiro tem duas faces. Uma delas é escorregadia feito quiabo, a que passa pelas mãos dos pobres; a outra, a face tipo bond, que fica nas mãos dos ricos... Para arrancar, vem até com pedaços da pele.
De uma forma geral, a primeira coisa que os pobres fazem, quando têm algum dinheiro, é comprar a vaidade dos ricos, para serem tão pobres como eles.
Saí da lama do jundia, venci a fome, a dor a violência, o analfabetismo, a solidão, briguei com marginais, políticos (pleonasmo), discuti com colegas, professores, conheci artistas, atores, jornalistas, apresentadores etc. Cheguei perto do que significa na modernidade "vencer na vida" e cheguei a conclusão de que: A VIDA BURGUESA É O TÉDIO, A SOLIDÃO, O ANALFABETISMO, A DOR, A VIOLÊNCIA, MAQUIADA POR MAGINAIS, POLÍTICOS (PLEONASMO) ETC. E FOME TAMBÉM, PORQUE SE PAGA CARO POR POUCA COMIDA SEM GOSTO, MAS PRA QUEM AGUENTA PESSOAS SEM SAL A VIDA INTEIRA....
Por cada homem que enriquece, outro de certeza que empobrece... Prometer uma sociedade em que todos seriam ricos é um insulto à inteligência, uma ofensa à moral pública.
A briga não é do rico contra rico, mas do plebeu contra plebeu. Pois, podemos notar pobre capacho de rico e inimigo dos seus. Quem pode mudar tudo isso, só Deus, só Deus!!
Mateus 19:24: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus”.
Por que Jesus disse isso?
Porque a maioria dos ricos tem a péssima tendência de usar o dinheiro para o mal... Compram pessoas, compram cargos, compram respeito, compram diploma, compram afeto, compram qualquer COISA com PREÇO e sem VALOR... Pois tudo o que há preço se compra, mas somente o que tem valor se conquista. E convenhamos, é mais fácil COMPRAR do que CONQUISTAR...
Sabe aquela pessoa que sua vida se resume a dinheiro? Que tudo necessita barganhar? Mulheres, amigos, parceiros, clientes, todo relacionamento que tem precisa ser pago (e muito bem pago)... Isso porque uma pessoa assim não consegue desenvolver talentos, pois tudo quanto consegue é fácil, comprado e não conquistado. Esse tipo de pessoa desconhece limites, os seus e dos outros. E o pior: passa por cima de quem quer que seja que esteja atrapalhando seu caminho. Tira da frente quem o incomoda, usa a cabeça dos outros como degraus... Explora, mente, engana, inveja, humilha, manipula e por fim usa o dinheiro quando as investidas maquiavélicas anteriores não deram certo, pois no fundo sabe que para TER e principalmente para SER precisa PAGAR.
Sabe aquela pessoa que precisa apagar a luz dos outros para ter brilho próprio? Aquela pessoa que não consegue brilhar naturalmente e daí compra um holofote? O que essa pessoa tem? Falta de caráter e um pouco de dinheiro, nada mais.
E por causa de pessoas desse tipo é que o mundo está como está. Não é o dinheiro... É a pessoa que o usa e como o usa. O dinheiro é um pedaço de papel, o valor dele depende de quem o utiliza. O apego ao dinheiro corrompe as pessoas, transformam-nas em injustas, egoístas e egocêntricas, ingratas, trapaceiras, vaidosas, tiranas, covardes, maldosas, hipócritas. Tudo isso por conta do falso poder que o dinheiro proporciona àqueles que sem ele são incapazes de exercer qualquer domínio ou liderança.
Jesus, a pé, de chinelo e roupas com pelos de animais e cheiro de gente, exerceu e exerce liderança até hoje. O que Ele tinha? VERDADE. O que Ele tentou ensinar aos que tinham dinheiro? Amor em vez de poder, compaixão, relações desinteressadas, afetos conquistados, liderança com subserviência. Esse é o verdadeiro poder. O poder que não se compra e que somente os verdadeiros conquistam. Pois se tem alguma coisa que vamos levar dessa vida é o que SOMOS. E o que somos vai definir para onde vamos.
Com Deus não se negocia... E Seus grandes feitos na história foram através dos pobres, escravos, humilhados, perseguidos e incapazes aos olhos do mundo.
Quanto mais opressos somos pelos ricos, mais buracos de agulhas conseguimos ultrapassar. Somos camelos sim, mas nossa caminhada por mais lenta, longa e espinhosa que seja, é com Cristo.
Os ricos podem tirar tudo de nós, menos a nossa fé e a luz que brilha em nós chamada Jesus.
Vamos em frente, 'camelando' como sempre e sem perder o alvo da SOBERANA VOCAÇÃO.
Tem pessoas que são nobres... Mas bens não o tornam um nobre, pois será somente mais um rico. Um nobre se faz com essência que vem de Deus, carisma, verdade, educação, sutileza e a calma no falar e agir e demonstra talento para resolver conflitos e dar respostas sem mostrar vaidade ou arrogância, e o "sangue azul" aparece como trata as demais pessoas e sem interesse capital. Tem personalidade diferenciada, são livres, leves e sorriem sempre. Um nobre fala e escreve a verdade e sabe escutar e dar direções e luz... Sabe quem te faz nobre? Deus...
“Rico não é necessariamente quem ganha muito, mas também aquele que, além de procurar gastar o necessário, sempre procura investir, de tempos em tempos, grande parte de tudo o que ganha, tornando-se, assim, a médio e/ou longo prazo, cada vez mais independente economicamente, isto é, feliz financeiramente.”
Pobre sempre fez isolamento social.
Gente honesta, que não enriquece explorando ninguém e tudo o que ganha é somente pelo próprio trabalho (muitas vezes sendo explorada e mal remunerada), já faz isolamento social naturalmente.
Tudo o que ganha é, exclusivamente, para sobreviver. Pagar contas básicas e comer. Na maioria das vezes, a grana acaba antes de acabar o mês.
Gente assim, já vive numa quarentena constante.
Não vai ao cinema, teatro, shows... Se vai ao shopping, uma vez por mês com a família pra comer fora, é puro luxo! Viajar nas férias (que férias?) de avião, ficar em hotéis, fazer cruzeiros? Não, isso é coisa de classe média-alta. De solteiros sem grandes responsabilidades, de casais sem filhos...
Pobres já praticam o distanciamento social. Não recebem convites para nada, e se recebem, geralmente não podem ir; porque possuem prioridades que as pessoas em realidades diferentes não entendem. E uma utilização errada do dinheiro em um só dia, pode prejudicar o custo de todo o mês.
A verdade é que nesta pandemia os ricos estão experimentando, um pouquinho, a "prisão" que os pobres vivem normalmente. Com a (enorme) diferença que não precisam ir pra rua buscar o pão de cada dia e podem se dar ao luxo de ficar em casa sem passar necessidade.
É ruim ter dinheiro e não ter onde gastar, né meu(minha) filho(a)?
A filantropia revela duas coisas: Quando vem do rico; consciência pesada ou dó. Quando vem do Estado; falsa justiça e oportunismo político. Ambas, não exterminam pobreza nem desigualdades, só nutrem o eterno ciclo da boa ação e da solidariedade; que entre os pobres, chama-se caridade.
Os tiros que me chegam vindos do morro me remetem a questionar o porque de tanta violência. Ainda que não justifique, consigo entender que para o indivíduo condenado à perene pobreza não deve ser fácil aceitar que alguns tenham tudo, e outros tantos precisem passar uma vida inteira para ter pouco mais do que nada. Minha lógica me diz que é bem mais fácil entender miseráveis roubando de ricos do que milionários roubando o pouco que o pobre consegue apenas porque o muito que têm ainda não é o bastante para o tamanho de sua ganância.
Acho estranho um sistema de governo que divide as pessoas em "blocos": negros x brancos, homens x mulheres, ricos x pobres. Vamos desobedecer esse governo. Vamos nos misturar.
Vejo pessoas por aí
Com pressa, agitadas
Ansiedade a flor da pele
Todas como títeres
Verdadeiras marionetes da sociedade
Trabalham, trabalham e trabalham
A mídia diz, gaste seu dinheiro
Compre isso, aquilo e aquilo outro
Sistema podre, uns cada vez mais ricos
E outros muito mais pobres, escravos
Me pergunto, quando a igualdade surgirá?