Pobre
O pobre gasta muito para parecer rico. Não é o quanto possui mas sim o que você faz com o que possui,e parecer possuir é viver numa ilusão arquitetada por si mesmo.
Se eu pudesse ser rico por poupar as palavras, certamente já teria falido.
Se eu pudesse ser pobre por investir no silêncio, certamente já teria ficado rico.
Faz de conta que
a mesmice diária
continua estampada
num país pobre em saúde
e cultura,
enquanto às seis e quinze da manhã
acorda o cidadão do tempo
para mais uma batalha futura
Na vida um depende do outro,
O pobre depende do rico, e o rico depende do pobre,
Mas quando os dois são ricos de alma depende exclusivamente de Deus!
Se naquele dia eu não tivesse te conhecido tudo seria diferente, eu seria mais pobre, não teria conhecido o amor dos poetas, o amor avassalador. Foi bom conhecer você, eu não mudaria nada naquele momento.
"Conheci ricos miseráveis e Infelizes;
E pobres miseráveis Felizes!
A questão não era dinheiro, mas a pobreza de espírito."
Se a desinformação é o analgésico do pobre e a alma da burocracia, logo a burocracia anestesia o pobre fazendo-o feliz. Sem falar que toda coisa complexa está fadada ao fracasso. Por isso alegria de pobre dura pouco.
Como o pobre de direita tenta ser o espelho dos valores que ele acha que a burguesia tem, passa a ser machista, racista, homofóbico, etc. Ele acaba sendo o portador dos principais preconceitos que a burguesia gerou e perpetuou como parte do seu sistema de dominação, porque precisa no racismo para pagar bem menos aos trabalhadores afrodescendentes. Ser machistas por que os salários das mulheres é bem menor que os salários dos homens. Enfim, ele nega sua origem social e tenta ser o que não tem, pois se trata de um trabalhador sem consciência de classe. Por isso se endivida para ter uma imagem diferente do seu real poder de compra permite. São chamados de emergentes porque querem negar sua classe assumindo a aparência de burguês.
Ele come sardinha e arrota caviar, enquanto late sempre mais alto para mostrar à burguesia que está protegendo a propriedade do burguês, enquanto dorme fora da mansão que sonha um dia ser sua. Ao envelhecer não vai ter emprego e muito menos vai poder pagar um plano de saúde. Desta forma vai precisar de proteção social, porém passou a vida toda defendendo que bastava deixar a mão invisível agir, que o egoísmo sendo potencializado se chegaria ao bem estar coletivo, onde todos teriam chance de um dia ser rico, bastando apenas seu esforço individual e sua capacidade de assumir riscos. O pobre de direita é um figurante de Burguês que late como pitbul em defesa da burguesia e se cala sobre sua própria exploração. (O pobre de direita é um figurante de burgues)
O pobre de espírito enxerga somente o seu umbigo.
O sábio enxerga muito além do que apenas foi dito.
“A classe média é uma aberração econômica (porque é "rica" sem dinheiro); é uma aberração social (porque se vê como elite em relação aos miseráveis, mas é miserável em relação à elite); é uma aberração de grupo ou de classe (porque nunca deixou de ser classe proletária, mas se acredita classe megaempresária).”
A maior pobreza não é só um status social e sim uma distorção da personalidade do espirito humano de viver diante da extrema dificuldade.