Pobre
Pobre alma impura
Que não se acalma
Por falta de cura;
Que se aprisiona na boca suja
E mesmo que fuja
Carrega consigo o pecado;
A injúria.
Ter riqueza não é acumular dinheiro.
Quem a tem e não sabe ajudar ao irmão; É pobre.
Quem não sabe dar de si mesmo uma palavra amiga,
um sorriso sincero, um encorajamento; É pobre.
Mas, aquele que, mesmo pouco ou nada tendo,
sabe doar-se em ajuda ao próximo, esse sim;
É rico... Enormemente...Rico!
Estigma
Daqui, parto só, para as sobras que me aguardam algures.
Aceita minha despedida pobre Mãe,
Não mais verás a face algoz de teu intruso uterino,
Não mais penarás nos degraus da Santa Morada, onde,
De estômago fraco, concebeste-me a embriaguez,
Que por muitas e muitas eras, fizeste-me crer a ilusão.
E me fui inteiro fiel às tuas pragmáticas salabórdias.
Grande besta é o que fui, ainda que menos malogrado, porque cego.
Mas eu te peço, aceita meu insólito adeus,
Garanto-te, minha Mãe, será o último, e o último há de ser.
Cansei-me das indulgências, e das lágrimas derramadas
Por Madalenas inexistentes.
Hoje dou a face às pedradas, pagarei pelos cuspes não dados,
E cantarei os ensinamentos de Blake na terra da posteridade.
Benditos sejam os sacrossantos Provérbios do Inferno,
E amaldiçoados os que não os creem, pois estes são tão lineares
Quanto a própria existência imunda.
Critério
Ah, nome esquisito, feito, pronto
todo cabido, de tão pobre que é
não cabe mais nada.
e segundo sua mãe mesmo fala:
Critério, do meu coração, nunca devia ter nascido!
Ah Critério, como tu és meu inimigo!
Pobre é aquele que tem menos do que precisa. A riqueza, portanto, não está na propriedade, mas na simplicidade.
Rico é e sempre será o ser de alma simples, que de nada precisa, e tudo o que possui está muito além do que necessita.
Pobre daquele que de muito precisa, e nem toda a riqueza do mundo o saciará, pois é e sempre será pobre de espírito.
sábios são os seres que transmitem seus sentimentos sem medo. Pobre coitado daqueles que tentam esconder, vivem em plena escuridão.
Eu e essa minha mania de achar que todo mundo que eu amo é só meu,pobre garota,mal sabe que ninguém pertence a ninguém a não ser a si mesmo .
Por que o amor não tem cor, não tem tamanho, não tem dinheiro e também nem é pobre, não tem raça e nem nacionalidade, não tem preço e nem está escondido, ele acontece assim, do nada!
Pobre Fracasso !!! Quando descobriu que tudo só dependia dele, já era tarde demais... Não deixe que seja tarde. Vamos a luta meu Irmão.
Tire metade do salário de um pobre e ele ainda fará piadas. Remova uma moeda de um rico e prepare-se para morrer!
Tem piedade, moça, tem compaixão deste pobre coração que por ti se põe a viver na amargura desta solidão, ó, mor formosa senhora mia, este coração já foi teu, foi o lar do mais nobre amor, mas agora ele se cansou, ele cansou de tanta dor, no mais tardar já é hora de se recompor. Em meio a tantos devaneios, surgira até uma viola para substituir a ausência da formosa, a ausência da sua senhora, mas esta lhe cansou, a viola também traz dor, ele, de modo egoísta, quer tudo no seu ritmo, com o seu toque, mas nem a viola lhe obedece, e isso não lhe apetece, e diante de toda fatiga, ele apenas passa a vagar, sem eira nem beira, outrora, acende uns cigarros, mas lhe dão pigarros, ele desiste e por fim se põe a esperar a morte lhe encontrar, ou será ele que iria ao encontro da morte?
Não basta ser pobre, tem que pagar a conta com uma nota de cinquenta e dizer que é filha única de mãe solteira.