Planejar
O ATO DE PLANEJAR
* Jacinta Niehues Schlickmann
O ato de planejar é uma preocupação que envolve toda a possível ação ou qualquer empreendimento da pessoa. Sonhar com algo de forma objetiva e clara é uma situação que requer um ato de planejar. O planejar foi uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou como poderia agir para vencer os obstáculos que se interpunham na vida diária. Pensava nas estratégias de como poderia caçar, pescar, catar frutas, e de como deveria atacar os seus inimigos.
A história do homem é um reflexo do seu pensar sobre o presente, passado e futuro. O homem pensa sobre o que fez; o que deixou de fazer; sobre o que está fazendo e o que pretende fazer. O homem no uso da sua razão sempre pensa e imagina o seu “o quê fazer”, isto é, as suas ações, e até mesmo, as suas ações cotidianas e mais rudimentares.
O ato de pensar não deixa de ser um verdadeiro ato de planejar. A mais simples das pessoas diz: quero isto ou aquilo, como devo agir, que meios tenho para alcançar o desejado, qual o melhor caminho a seguir, quem pode me ajudar, quando devo fazer? Toda pessoa, ao se levantar, pensa no seu dia, no que vai acontecer. O seu dia é um constante “devir”. E este constante “devir” obriga a pessoa a pensar, prever, imaginar, sonhar e tomar, a todo o momento, decisões; porém, ela sempre quer tomar as melhores e mais acertadas decisões para a sua ação, para o alcance dos seus objetivos.
A pessoa que pensa sobre o seu dia está planejando o seu dia. Esta é uma tarefa de pessoa, simples e da analfabeta, ou do letrado, do sábio, do cientista, do técnico, do especialista; enfim, todos pensam e planejam o seu dia. Pensar o dia-a-dia é planejar a nossa ação para atingir os nossos desejos. Algumas pessoas planejam de forma sofisticada e altamente cientifica, obedecendo aos mais rígidos princípios teóricos, e em nada se afastando dos esquemas sistemáticos que orientam o processo de planejar, executar e avaliar. Outros, que nem sabem de existência das teorias sobre o planejamento, fazem seus planejamentos, sem muitos esquemas e dominações técnicas; contudo são planejamentos que podem ser agilizados de forma simples, mas com bons e ótimos resultados. Disto pode, isto sim, se evadirem do ato de executar, mas não do ato de planejar. Portanto, justificar a necessidade de planejar parece não ser tão necessária; pois, o homem hoje e sempre fez e faz planejamentos das suas ações. Cabe ressaltar, que tudo é pensado e planejado na vida humana.
A indústria, o comércio, a agricultura, a política, os grupos sociais, a família e os indivíduos fazem os seus planejamentos altamente técnicos e sofisticados como os de uma usina atômica; ótimos como de uma pequena indústria, razoáveis como um time de futebol da várzea, simples como de uma atividade corriqueira; contudo são planejamentos. Muitos estruturam planos sérios, válidos, úteis e viáveis; outros elaboram planos sem validade, sem utilidade, isto é, planejam até as inutilidades para ver se elas conseguem se tornarem úteis.
Nessa linha de entendimento, todos fazem seus planejamentos. Tudo é pensado: vou fazer isto ou aquilo; faço isto desta ou daquela forma; posso fazer ou não posso fazer; posso fazer com isto ou com aquilo. Isto tudo acontece porque a pessoa quer alcançar alguma coisa para ela ou para os outros.
Por isso, planejar é uma exigência do ser humano; é um ato de pensar sobre um possível e viável fazer. Como o homem pensa o seu “o quê fazer”, o planejamento se justifica por si mesmo. A sua necessidade é a sua própria evidência e justificativa. A educação, a escola e o ensino são grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores, o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver.
*Mestre em Educação. Professora da UNISUL. (Universidade do Sul de Santa Catarina)
Amigo verdaeiro.. legalll!
Quando você estiver triste…
Eu vou te ajudar a planejar uma vingança contra a filha da mae que te deixou assim.
Quando você me olhar desesperada…
Eu vou enfiar o dedo na sua guela e fazer te por pra fora o que tiver engasgado.
Quando você sorrir…
Eu vou saber que você deu uns pega em alguém.
Quando você estiver confuso…
Eu vou explicar pra você com palavras bem simples porque eu sei que tu e burro.
Quando você estiver doente…
Fique longe de mim até se curar. Eu não quero pegar o que quer que você tenha!
Quando você cair, eu vou apontar e mijar de rir.
Você me pergunta: “Porquê?”
Porque você e meu amigo!
Mande a seus amigos mais próximos e espere para ficar em depressão quando perceber que você só tem 2 amigo, e você ainda ta ferrado com 1 deles.
Observação final:”UM SIMPLES AMIGO TE AJUDA A REMOVER UM MÓVEL.UM AMIGO DE VERDADE TE AJUDA A ESCONDER UM CORPO.”
E como diz nosso amigo Chuck Norris: “UM AMIGO DE VERDADE NÃO E AQUELE QUE SEPARA UMA BRIGA.MAIS SIM AQUELE QUE CHEGA DANDO UMA VOADORA!”
"A vida nos ensina coisas básicas, olhar, pensar, planejar, agir; SE isso for feito nada poderá modificar a felicidade plena que nos espera, apenas SEJA."
Talvez a graça do amanhã seja não saber o que vai acontecer, saber que podemos planejar e começar algo novo ou recomeçar algo antigo, é como um porto seguro. Talvez a graça do amanhã seja a expectativa de que o amanhã de fato seja um amanhã
Agora, neste instante aproveitar o momento, mas com a sabedoria do passado, podemos planejar o futuro.
A paixão é fadada aos erros. Erro de compartilhar sonhos e devaneios, erro de planejar momentos felizes e o erro de pensar que tudo dará certo. É o jogo das ilusões em que o iludido é você. Já dizia um velho proverbio Chines: "Vira seu rosto em direção ao Sol, então, as sombras ficarão para trás."
No deleite de teus abraços,
nada mais resta
a não ser planejar um novo capítulo nessa nossa história.
Encontre espaço para sonhar e planejar coisas novas. Isso faz muito bem. Se der certo, ótimo! Se não der certo, estará sonhando com coisas novas e isso faz bem.
Quem abraça a missão de planejar e concretizar, colabora para a construção de um país com bases sólidas.
Não planejar viver quando possuir tempo. Mas no tempo que se chama hoje, viver intensamente cada instante sem planos.
O QUE SERÁ DO AMANHÃ ???
Essa é a pergunta que me faço todos os dias.
Já não podemos planejar o futuro em tempos atuais, pois tudo se tornou tão incerto, tão vago em nossas vidas.
Até o simples ato de se alimentar se tornou uma incógnita na vida de cada cidadão.
O que queremos para o nosso futuro ?
Sonhar ou sobreviver ?
Estão tirando de cada um de nós o direito de ter esperança, o direito de viver com dignidade e alegria, em tempos sombrios sobreviver é a palavra.
Futuro ???
Não, para nós que trabalhamos e enfrentamos digamos que "de peito aberto" tudo que esta ocorrendo, é difícil falar, pensar ou até mesmo cogitar a possibilidade de um projeto a longo prazo.
Por isso digo.
SOBREVIVA !
Renatto Oliveira.
A receita para se obter sucesso na vida: Planejar os teus passos sem pisar em ninguém, batalhar, persistir, evoluir e jamais desistir! Modo de preparo: Não se desespere com o tempo, mas também não se acomode, na hora certa essa planta que você rega irá florir, com a permissão de Deus 🙏🌱
Calma, menina, eu sou de planejar
Senta aqui e escuta o que eu tenho pra falar
Sei que posso estar errado, sem razão
Ou até que falte um anel na tua mão
Mas é contigo que eu quero acordar
E construir aquilo que você chama de lar
É contigo que eu quero adormecer
E ver um amanhã nublado sempre florescer
Aproveite os momentos que estão diante de você, em vez de planejar momentos futuros que se perdem no abismo do tempo.