Pessoas Tolas
Sapienciais 5:1
A sabedoria de Deus para os homens tolos é loucura; mas para os retos, para os tementes, para os sinceros, para os sábios, é a única esperança verdadeira para o homem, Deus em sua sabedoria.
Sapienciais 5:2
Enquanto os tolos buscam sabedoria humana para suplantar os sábios; os sábios buscam mais sabedoria para está mais próximo de Deus.
Sapienciais 5:3
As palavras persuasivas de sabedoria demonstram o quanto são sábias; mas o poder de Deus arranca qualquer hipocrisia dos corações.
Sapienciais 5:4
Um homem sábio pode ser taxado como perfeito; mas diante de Deus é reduzido ao grão de mostarda.
Sapienciais 5:5
Ó Jesus, quão maravilhoso são os teus milagres! Todos, eles, os fizestes com amor e sabedoria; o teu reino está sempre cheio de graça e de muito amor. Ó Jesus, eu te amo, fazes de mim um verdadeiro adorador, que te adore em espírito e em verdade, sou teu filho, sou teu filho, sou teu filho, Ó Jesus! Glória a Deus!
Sapienciais 5:6
Tu senhor tem prazer em admoestar, ensinar e ordenar aos crentes, aos ímpios, aos príncipes, aos reis, aos verdadeiros adoradores e aos sacerdotes a palavra de sabedoria; pois tu tens alegria no homem que te teme e que te adora de verdade.
Sapienciais 5:7
Temor, entendimento e sabedoria são três vertentes que Deus louva no homem sábio. São causas primeiras que diferencia um homem que não vive no pasmo da ignorância.
Sapienciais 5:8
Seus ouvidos são surdos, sua boca é um escárnio, seus olhos são pervertidos, suas mãos são como mãos de Dalilas, seus pés correm para os mortos, e sua morada eterna é o hades. Os tolos são assim, têm ouvidos, mas são surdos, tem boca, mas porcas, têm olhos, mas são cegos, têm mãos, mas mãos que derramam sangue, esse já estão condenados ao inferno se não se arrepender de seus pecados e reconhecer que Jesus é único Salvador da humanidade. A sabedoria clama, ainda há uma saída, Jesus Cristo, o nazareno.
Sapienciais 5: 9
Os iníquos desprezam a sabedoria, a instrução, o conhecimento de Deus, os seus princípios e valores, são como tolos no deserto árido em busca d’água e prosperidade, o fim deles são amargos.
Sapienciais 5: 10
Os retos, os íntegros e os mansos, Deus dá sabedoria; os iníquos seus pecados serão descobertos e seu fim é tenebroso.
Sapienciais 5: 11
Ó Deus, pai das luzes, nos ensina amar mais o próximo, permite Ó Pai que teu amor more dentro de nós, Senhor precisamos desfrutar da tua sabedoria, Jesus nos salva e nos liberta das libertinagens do pecado perdoa nossos pecados, Ó Deus, essa oração é um petição de socorro, eu preciso de te Senhor, sem ti nada sou, me salva e me leva para céu, vou morar contigo Senhor nas mansãos celestiais de eternidade a eternidade. Pois creio nas tuas promessas e sei que pela tua sabedoria o cordeiro já estava morto desde a fundação dos séculos, tu és extraordinariamente maravilhoso. Glória a Deus!
Sapienciais 5: 12
A verdadeira sabedoria está sempre em Deus, e quem procurou sabedoria e achou, encontrou algo maravilhoso e extraordinário, feliz é povo que anda em sabedoria, Deus se alegra do entendimento perfeito da sua palavra proferida pelo seu povo. Quero crê que lá do alto ele dialogando com seu filho amado Jesus diria: Eu sabia que alguns deles iriam entender o meu propósito, e Jesus com um belo sorriso no rosto responderia, valeu a pena Pai, ter morrido na cruz, gloria ao SENHOR. Glória a Deus!
NA REUNIÃO DOS TOLOS, ONDE O CONHECIMENTO NÃO
PODE COMPARECER, A SABEDORIA É PRIVADA DE
ENTRAR, VOCE JÁ PENSOU COMO SE DARÁ ESTA
REUNIÃO?POIS QUEM VAI PRESIDIR É A IGNORANCIA.
MORAL ONDE OS TOLOS TEM VÓS; NÃO HA LUZ.
E OS CEGOS DIRIGEM.O POVO FICÃO NO ESCURO.
A maior alegria dos tolos; é se cercarem de
incopetentes; se gabarem e afirmarem que
fazem tudo sozinho. Que ignorancia.
So um grande amor é mais um orgulho;
So um grande amor é mais que a vida...
Só os tolos podem pensar que o amor se deixa enganar...
Eu te encotrei meu grande amor.
Diálogo bobo:
- Para que serve o amor?
- Ah, meu amigo, para os tolos sofrerem de amor e os espertos sofrerem por não amar.
Será que de fato nos conhecemos? E por quantas vezes nos faremos de tolos ao nos doarmos em nome do amor e da amizade?
Por anos achamos que estamos caminhando lado a lado e inesperadamente descobrimos que nunca estivemos do mesmo lado, apenas fomos usados de apoio ao longo do caminho. E palavras medidas de forma carinhosa agora lembradas como calculadas por de trás de interesses se tornam ríspidas e agressivas porém finalmente honestas. Então descobrimos que de fato tudo foi em vão. Oferecemos da nossa própria moradia, do nosso próprio alimento, recebemos de braços abertos na nossa vida e no nosso coração. Fomos atenciosos, amorosos, companheiros dedicados e leais. Engrandecemos seus egos com tamanha demonstração de afeto. E mesmo assim, infelizmente, somos tratados de forma injusta, leviana, e nos sentimos traídos, porque tudo que fizemos além de não ter sido recíproco foi ignorado com uma enorme ingraditão.
Descobrimos que quem supostamente caminhava ao nosso lado, estava do lado oposto e hoje demosntra desrespeito, repúdio, egoísmo, maldade, arrogância e incapacidade de amar...
Então me pergunto. Até onde nos conhecemos?
É claro que não viver em vida é tolice. Mas, quantos de nós não são tolos? E afinal, como se sabe que se está vivendo? Como se deixa históra?
Só os tolos acreditam que estão ocultos de todo mundo. Nós podemos não enxergar, mas nada escapa aos olhos de Deus.