Pessoas Sábias
Um amor facilmente conquistado nos prejudica tanto quanto um que é difícil de vencer.
Nada é difícil se alguém o aceita com um coração leve.
Adiar as coisas é o maior desperdício de nossa vida: tira cada dia que chega e nos nega o presente, prometendo-nos o futuro.
A vida é como uma peça: não é a duração, mas a excelência da atuação que importa.
Devemos tentar por todos os meios ser o mais grato possível.
Aquele que emprega todo tempo em seu proveito, que dispõe cada dia como se fosse o último, nem anseia pelo dia seguinte nem o teme.
Duas coisas há que sobretudo contribuem para nós dar força de ânimo: fé na verdade, a confiança em nós mesmos.
Rejeita as falsas opiniões sobre o bem e o mal, em seu lugar forma opiniões corretas e a preceptística nada terá que fazer.
Por isso eles perdem a coragem e estremecem cada vez que olham a sua grandeza à beira do abismo: eles conhecem os caprichos da fortuna, e sabem que quanto maior é a altura mais fácil ainda é a queda.
Para lutar contra uma loucura tão violenta e tão largamente difundida a filosofia tornou-se mais complexa, teve de ganhar um acréscimo de forças proporcional ao acréscimo de males que combate.
Tu, efetivamente, laboras em erro ao atribuir a certas coisas maior valor do que o devido, e laboras tanto mais em erro quanto é certo que coisas consideradas entre nós como especialmente valiosas (riqueza, influência, poder) não valem na realidade, sequer um sestércio.
Quem tem ânimo para suportar a fortuna é capaz de precaver-se contra ela; mas nada de angústias quando tudo estiver tranquilo!
Quem sofre antes do tempo sofre mais do que o devido.
O único porto onde pode abrigar-se esta vida agitada e conturbada está em saber desprezar as casualidades, em mantermo-nos firmes, em estar preparados para receber em pleno peito os golpes da fortuna sem nos encolhermos nem virarmos as costas.