Pessoas Invejosas
Campo de riacho
O amor é muito paciente e bondoso;
Nunca é invejoso ou ciumento;
Nunca é presunçoso nem orgulhoso;
Nunca é arrogante, nem egoísta;
Nem tampouco rude.
O amor não exige que se faça o que ele quer.
Não é irritadiço, nem melindroso.
Não guarde rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem.
Nunca está satisfeito com a injustiça;
Mas se alegra quando a verdade triunfa.
Se você amar alguém, será leal.
Deus é amor.
O maior;
O melhor;
O grande companheiro;
De todos os dias e horas;
Que entende das nossas dificuldades;
Que sabe dos nossos desejos;
Esse sim é o real verdadeiro amor;
Num campo de riacho descobri;
O grande significado desse perfeito amor.
Todo Invejoso é um pobre de espírito !
Não vive ... Engana e Vegeta.
Quer a todo custo ser o outro.
Deus nos livre!
A INVEJA não enobrece a alma
Destrói a calma.
Tira a paz
Faz o invejoso se consumir
Ele não consegue nem dormir...
Desejando a todo o custo
o que não é seu !
Querendo tirar o que jamais
lhe pertenceu.
Pobre alma mortal
Vive pelos cantos
só desejando o que é mal.
Mal sabe que como você
jamais será igual !
Pena que o mal nunca vence.
A inveja só o faz vegetar
E se auto destruir
no pó vil
de um mundo pobre , podre
demente , mesquinho
frio e vazio .
Alguém bem-sucedido, inteligente, bonito e modesto fere o invejoso sobretudo por possuir a qualidade última.
Aos falsos, invejosos, trapaceiros e mentirosos. Desgosto e pena.
Aos justos, sinceros, verdadeiros e honestos. Satisfação e administração!
SOBRE A INVEJA E OS PECADOS DA CARNE
O invejoso tem desgosto pelo bem do outro. O invejoso não tolera que o bem possuído pelo outro seja apreciado ou valorizado. Ele sempre busca diminuir o valor do outro através de calúnias, e pode chegar até mesmo a lançar mão de meios para destruir ou entristecer o possuidor do bem. O bem é naturalmente amável, mas o invejoso tem o pior tipo de amor pelo bem. O invejoso perverte o amor pelos bens. Na verdade, o invejoso gostaria de receber os louvores ou alegrias que os bens proporcionam a outras pessoas, mas ele olha para si e não se vê capaz de alcançar esses bens. Então, se ele não pode elevar-se ao patamar do outro, ele buscará rebaixá-lo ao seu. Para isso ele irá destruir ou diminuir o valor desses bens e de quem os possui. Tanto que uma das filhas da inveja é a murmuração, também conhecida por calúnia ou difamação. Isso é tremendamente perverso para a ordem do mundo porque quando as pessoas passam a apreciar menos o bem proporcionalmente passam a apreciar o mal.
Todos os vícios estão em todos. Todo mundo nalgum momento já sentiu algo de vaidade, orgulho ou inveja, os chamados pecados do coração, e já sentiu algo de luxúria ou gula, os chamados pecados da carne. A sensação física causada pelos pecados do coração e pelos pecados da carne é completamente diferente. A impressão deixada pelos pecados da carne é que o desejo está disperso por todo o nosso corpo. Eles não dão a impressão da existência de um núcleo de maldade. Tanto que a resposta para a pergunta 'Por que este desejo é mau?' não é evidente. Pois não há um núcleo de maldade facilmente identificável. Os pecados da carne criam desordens na alma, embora não tenham realmente um núcleo de trevas. Eles são maneiras desordenadas de querer coisas boas. Eles são uma espécie de febre não de doença. Mas os pecados do coração possuem um núcleo de maldade. Os pecados do coração são mais graves porque congregam forças tenebrosas no centro da atividade psíquica. E esse centro é justamente o meio pelo qual a pessoa interage com Deus. É para esse centro que as graças de Deus orientam-se e disseminam-se por toda a alma. Quando esse centro é coberto por forças tenebrosas há o impedimento da circulação dos bens espirituais na alma. Ao passo que os pecados da carne apenas desperdiçam esses bens. Eles são uma espécie de vazamento não de obstrução. Observem-se a si mesmos quando vocês forem tentados por ambos os tipos de pecados e vocês perceberão essa clara diferença entre eles.
Em um momento qualquer, uma invejosa amizade, me perguntou ? Porquê vives sorrindo ? Eu , com sinceridade , lhe respondi . Porque tenho muito medo de chorar .
Só existem duas maneiras e não mais, dos invejosos se igualarem a você. À primeira, que para eles é impossivel, constitui em se aculturarem , e a segunda é solaparem seus alicerces, e aliados com suas armas da falsidade e mentiras, trazerem você ao nivel deles
O invejoso é sempre aquele que estraga prazeres, que tem sempre um "mas" para diminuir o outro, como se o bem do outro ferisse ou viesse diminuir o seu.
Sabe, até tenho uma simpatia pelos invejosos, pois se eles falam de mim, é porque estou fazendo a diferença...