Pessoas Boas Dormem bem
Desperta tu que dorme!
Orgulho é sua exibição de conduta!
Um caráter da infância!
O que aprendeu dentro de si?
Revela a sua realidade!
Observe sua conduta!
E poderá transformar seu coração!
Lembre-se, é uma ação grudada
na alma! - Na alma!
- Sim, sua química orgânica!
Aprenda a fugir dela!
todas as noites antes de dormir falo pra Deus cuidar de você,
Pra te proteger e guiar seus caminhos
E todos dias quando acordar, te dar força, alegria e resistência 🙏
O Gênero Lírico
Ouro Preto não pode parar na Semana da Virada, quando a cidade não dorme com as ruas e praças, igual Paris, ao menos numa noite ao ano, vive em festa.
Há um único show que, é único em cada canto da cidade.
Enquanto isso, até quando dormem, turistas se enriquecem com os juros do Banco Central nas alturas, pois fixados sobre a graça de Deus, que é brasileiro.
No restaurante, O Passo Pizza & Jazz, no térreo do prédio estilo novo rico em frente ao esgoto da Vila, o primeiro e ainda um dos pontos de desfiles dos portadores de dinheiro, a matriz da casa de alforria onde os comensais se deliciam com a boca da boa comida, além dos olhos no prazer de ver e ser visto, além de poder acompanhar o que vai na Bolsa, no bolso e na moda.
Rico ri a toa, se a crise passa longe dele, até na mesa farta e piada sem graça. Segundo Feurback, "o Homem é o come", não pela quantidade, mais pela qualidade.
Quando a esmola é demais até Santo desconfia. Assim, como o Homem que lê muitos autores, embaralha a mente e perde a opinião própria.
Assim como restaurante com muita variedade de comida, por isso é difícil ter tudo, bom é evitar comida a quilo e rodízio de carne, pizza e demais casas do prazer, pois é melhor comer como gourmet do que como um glutão.
Uma casa de prato único, que serve bem os indecisos que não sabem se o mercado trabalha mais bem com títulos à curto, médio ou longo prazo e escolher a comida igual o pão em falta no dia-a-dia.
Nem só de pão vive o Homem, nem com vegetais, pois a proteína animal o fez, assim como o trabalho, no qual se faz e faz pelo uso das mãos, os mais diversos objetos e arte.
Os primatas eram basicamente vegetarianos e comiam frutas, folhas, cascas, raízes, além de vermes e insetos.
Por isso, comiam o dia todo e tinham de andar muito e o apêndice era funcional, para digerir celulose.
Quando deixou as árvores e perambulou na terra, começou a caçar e morar em locas, uma vez que a pouca carne já o mantinha com energia e pela evolução a cabeça cresceu e lhe deu inteligência, articulação do pensamento, voz para se comunicar e as mãos para fazer.
Mente sã em corpo são.
Os vegetarianos radicais que nos perdoem, mas se a maioria abandonasse a carne poderia haver ao logo do tempo a involução do cérebro, se é que drogas, entre elas o celular, não faz crescer o apêndice, assim como voltar a necessidade do dente do ciso, do juízo, que parece que perdemos, para mastigar vegetais duros.
Logo, o Homem, se a carne é fraca, não pode deixar de ser carnívoro.
"Parque do Povo Rico".
A rua, local de caminhada e meditação dos ouropretanos, para gastar energia do ganho fácil de dinheiro acumulado no ciclo de queda e alta do mercado.
Por isso, um arroto nas mesas, ecoam longe. Mas, só eles no jogo da bolsa e do bolso, não perdem se ganham dos dois lados da alegria e tristeza.
O mar não está para peixe, que perde em abundância para o plástico e pode vir temperado de agrotóxico das sobras das safras recordes de grãos, que de um a um enchem o papo dos papas do agronegócio.
Dizem às más línguas que serviço bem feito nem a queda da bolsa resiste, mas tem de ser feito o feitiço com bolsa de grife, pelo fetiche da mercadoria. É tiro e queda!
Vontade que não passa
não me deixa dormir
só atormenta
que chama
seu nome baixinho
relembrando velhos carinhos
da saudade que aumenta.
E eu vou dormir na certeza que não irei sozinha, minha poesia vai comigo e de praxe você também. Qualquer dia eu juro que te ligo no meio da madrugada só pra te mandar ir a merda, que diabos! Se fazer tão presente nos meus sonhos assim.
Enquanto muitos dormem, ainda são poucos os que já estão acordados para os serviços:
"Então disse aos seus discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos."
(Mateus 9:37)
Se á noite você quer dormir bem, de dia, não seja seu próprio refém.
Faça o que não tem vontade. Não apenas o que lhe convém.
você na mente novamente
me deixe dormi nesse instante, cansei de reviver o passado, não quero você ao meu lado.
Lembro-me de um dia, um sábado, quando era criança, e tinha medo de dormir sozinho, então dormi com meus pais. Ao acordar, senti uma confusão. Um pesadelo havia me assombrado. Sonhei que tinha perdido tudo - minha casa, meus pais, até o meu querido gatinho chamado Nego, e a minha vida. No entanto, era apenas um pesadelo. Apenas um pesadelo.
Minha mãe me chamou para o café da manhã.
- Feeee, vem tomar café.
Eu, ainda sonolento mesmo depois daquele sonho terrível, fiquei deitado. Lembro-me claramente de pensar:
-Será que tem pão com presunto e queijo?
Levantei-me rapidamente, mas logo desisti e fiquei sentado na cama. Não se passaram nem 10 minutos, sério, acho que nem 5 minutos, e meu pai apareceu, como sempre fazia. Ele me pegou e me encheu de cócegas até eu ficar sem ar.
Lembro que ficava bravo, mas lá no fundo, eu gostava de ser acordado todos os dias daquela forma.
Eu tinha menos de 10 anos na época. Mas éramos felizes, não faltava nada, talvez apenas um pouco mais de atenção. Sentia muita falta do meu pai. Ele estava sempre ausente, e quando estava em casa, passava a maior parte do tempo dormindo.
Lembro de um dia em que tentei acordá-lo. Não lembro o motivo exato, mas ele me xingou, mandou eu sair e disse que precisava trabalhar, que eu estava atrapalhando. Hoje, agradeço por ser criança naquela época, porque as crianças são tolas, ou melhor, inocentes. Eu era um garoto bobo e inocente. Isso tornava mais fácil para mim me distrair e esquecer toda aquela situação, sem deixar que me afetasse.
Minha mãe era tudo. Tudo e mais um pouco. Arrisco dizer que ela era tudo, tudo, tudo e um pouquinho mais. Sinto falta dos finais de semana em que ela me acordava às 7 da manhã para irmos ao centro da cidade.
Acredite ou não, eu só ia por causa do salgado que comia antes e depois de sair. E também para puxar a cordinha do ônibus, e, principalmente, para estar ao lado dela, para passar algumas horas com ela. É triste pensar, mas era assim.
No final, o pesadelo se tornou realidade. O que era feliz agora é triste. O que estava vivo agora está morto. E o que irradiava luz agora está na escuridão.
Todos os dias me pergunto como seria se ela não nos tivesse deixado. Talvez essa pergunta não tenha resposta. Às vezes, olhando para trás, podemos perceber como a vida nos leva por caminhos inesperados, desafiando-nos a crescer, a aprender a superar obstáculos e a encontrar força no meio da escuridão.
O erro do tolo é achar que o sábio dorme,
enquanto o tolo age e difama,
o sábio se cala, estuda e se prepara..
A queda é ruim,mas a ascensão é gloriosa.
Ao amor, canto!
Tu és, amor, a síntese do encanto
O canto da alma em bela sinfonia
Dormita em ti o desejo em poesia
Tens a afeição como o teu manto
O poeta te trova como dom santo
Teus versos são cheios de alegria
Teu toque envolto em doce magia
És sentimento, zelo, ternura. Tanto!
Em ti a luz do olhar de uma paixão
O segredo do coração enamorado
... o sentido tão pleno de sensação
Quero a poética que só em ti existe
Bençãos dos Céus, vital significado
A razão que só num amor consiste!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
08 novembro, 2023, 19’48” – Araguari, MG
Antes de dormir, feche teus olhos
E deixe o silêncio do teu quarto falar o quanto tô fazendo falta, abraçar teu travesseiro que ainda está com o cheiro da nossa última noite. E, se chorar, chora baixinho. Não deixe teu ego perceber que não estava certo quando achou que eu não era significativo em tua vida, então chora baixinho.
Se eu não estivesse acordado hoje... Certamemente não estaria dormindo. A Felicidade é passageira agarre-a como um vaga-lume.
Desafios
Me traduzo em palavras que nunca dormem
Não acomodo na fala coisas que sinto
Tenho uma vontade que não acaba
Um desejo que não passa
Meu ritmo me complica
O improvável me atrai
Busco o "quase impossível"
Venero intensidade
Amo o que me tira o fôlego.
Quer brincar com fogo?
Se apaixone por mim!
Gosta de desafios?
Experimente me decifrar!
Como dormir e perder a oportunidade de recordar o encontro mais marcante da vida, mesmo que só de uma vida, de uma vida de lembranças que só vivem em uma memória, que não são compartilhadas, mas que são as mais vívidas recordações de uma inevitável atração de almas insanas, destemidas.
Enquanto você dorme muita coisa acontece, uma nova vida cresce muita gente envelhece.
Perdemos nossa vida, ganhamos uma vida, jogamos ela fora, queremos ela agora.
Um dia você vence, outro dia você perde, não adianta reclamar essas coisas acontecem.
Procure a razão, procure a decisão, responsabilidade é aquilo que tem em mão.