Pessoa Soberba
Impaciência no ouvir é sinal de presunção. A paciência para ouvir é não somente cortês, como também sábia.
De todas as presunções ridículas da humanidade, nada ultrapassa as críticas feitas aos hábitos dos pobres por aqueles que tem casa, estão aquecidos e alimentados!
..."As expectativas nascem na ânsia demasiada do presunçoso pelo o que de fato pode ocorrer e pelo o que é esperado."... - Ricardo Fischer -.
Presunção.
Significa ter convicção ou supor que alguma coisa é verdadeira com base na sua aparência, ou em experiência similar anterior, pode ser também aplicada pela convicção infundada que algumas pessoas têm, de suas pretensas qualidades.
Na linguagem popular, é o indivíduo chamado de metido, metido a besta, pretensioso, fanfarrão e adjetivos outros que podem ser aplicados às pessoas que teimam em “aparecer” e se acham “as boas”.
O presunçoso nada mais é do que um ser ridículo, que precisa exaltar pseudo qualidades, para que o eco chegue aos próprios ouvidos.
Para ele isso é sucesso, para os demais a personificação da ignorância que não limita outros defeitos até mais graves.
O marxista chama a si mesmo científico, e a esta presunção o fascista acrescenta outra: ele é o poeta — o poeta científico — de uma nova mitologia. Ambos são justificados em suas pretensões; pois um e outro aplicam a situações humanas os processos que deram resultado no laboratório e na torre de marfim.
(...) CONJECTURAR não significa JULGAR, mesmo porque o primeiro será sempre baseado em presunções e evidências, já o segundo significa formar conceito...
Semana de Arte Moderna de 1922: Mário de Andrade era um idiota presunçoso, Oswald um picareta esperto. Do movimento, só sobrou quem não estava lá: Manuel Bandeira, Drummond, Jorge de Lima.
Visão do mundo
Não importa quem eu sou
(quem eu realmente sou)
Tua presunção lhe permite
a mim definir
Por fim serei o que pensar de mim
07/06/2019
O orgulho leva ao egoísmo, o egoísmos leva à presunção, a presunção leva à empáfia, a empáfia leva à porfia, a porfia leva à separação, da separação ao isolamento, desse à solidão. Da solidão? O parar pra pensar.
A presunção da ignorância nós leva as vias do conhecimento comum.
Tornando inacessível à ambição pelos caminhos do saber.
