Pessoa Intelectual
A eternidade é causa máxima da minha existência e a raiz suprema de minhas construções intelectuais.
Há um animal que troca sua força física e intelectual por um pedaço de papel com o qual pode obter coisas como alimento, abrigo, divertimento e saúde. Esse animal vive em bando e escolhe um líder dentre o grupo a cada quatro anos, o chefe quando ameaçado de ser destronado do posto devido um ato ilícito usa de todos os meios para se manter no poder incluindo a coerção. Às vezes o líder não deseja sair da mais alta posição de seu grupo depois do período de seu mandato e tenta dar um golpe para se perpetuar como governante de todos e quando consegue isto acaba por perseguir os opositores de sua vontade. O chefe do bando urina na terra como forma de demarcar seu território e por ter um insaciável desejo de expandir seu domínio acaba por entrando em conflito com outros chefes que igualmente desejam conquistar mais locais. Por isso, vários animais são sacrificados para a glória de seu líder em algo que eles chamam de guerra. Alguns animais do bando que são mais espertos que a maioria vendem ao chefe objetos capazes de matar os inimigos e ganham bilhões de pedaços de papel chamados de dinheiro. Os líderes envenenam o planeta, mentem para seus subordinados e deflagram conflitos que nada trazem de bom para a maioria dos animais e eles fazem tudo isto por se importarem apenas em continuarem no poder mesmo que tenham que destruir a vida de milhões de outros animais. Estes seres perigosos e insensatos são os humanos.
A ira destrona as faculdades intelectuais do homem e envenena mortalmente seu engenhoso senso de interpretação.
O intelectual não é aquele que reproduz o conhecimento de forma mecanizada. Mas, sim aquele que o reproduz pautado na cintilante luz que clareia e proporciona a reflexão, isto é , a Epistemologia.
Às vezes, nos perguntamos o que é ser bom. Vejo que muitos dos intelectuais consideram "bom" quem se assemelha à máquina de 'O guia do Mochileiro das Galáxias': trabalha sem parar para responder à pergunta mais fundamental de sua "vida" e, depois de milhares de horas, dá uma resposta insignificante para o mundo. O discurso é 'sejas multi e serás bom', mas o que se julga é 'Sejas exatamente o que eu quero que serás bom, para mim'. Mas eu fiz uma escolha, há algum tempo. E tenho a vantagem de saber que minha escolha me dá vida, de fato.
A atrofia intelectual de alguns seres humanos, e tão gritante que se tornar até ofensivo aos ignaras se compararem com os tais. Quem luta por direitos iguais não pode exigir privilégios diferentes.
O primeiro propósito do intelectual deve ser o de impedir, dentro de seus limites, que o monopólio da força se transforme em monopólio da verdade.
"O pseudo profeta é aquele intelectual oportunista,que se aproveita do suor do rosto do conformista."
A intelectualidade humana é complexa, em um universo de seres mutantes destaca-se a intolerância humano/religiosa
O mundo precisa de pessoas capacitadas intelectualmente. Senão estaremos fadados a morte das mentes.
Quando você busca riqueza intelectual e espiritual, naturalmente outros tipos de riquezas são atraídas até você.
A intelectualidade é tão necessária quanto a imaginação dos pequenos luzeiros, transformadores das (in)racionalidades, concebidas e necessárias para o funcionamento dos ciclos dos meeiros.