Pessoa Intelectual
Um coisa é certa 'intelectuais'!
Antes de questionar o que está acima, vamos ter pelo menos as respostas do que está abaixo!
Cultura leniente do coitadismo intelectual!
Vivemos numa sociedade "sem opinião própria", mas coletiva! Onde as informações chegam até nós e não o contrário como se afirma. Aceitar é o suficiente do que examinar o recipiente. Há também muita informação, mas pouquíssimo conteúdo que agregue uma ação significativa. Leituras cada vez mais artificiais e superficiais fazem parte desta cultura de leitores sem leitura. Críticas sem domínio do que é certo ou errado, adequado ou inadequado fazem parte desta festa e são características de um povo que se acomoda nessa moda de que tudo é bom e nada presta! Vivem assim o forte dilema de que complacência se faz com decência!
Querer aparecer é um fato que são todos...
...mas pra que tanta interpessoalidade se o intelectual aprisiona e até mata,
Pensar nos arquivos como fonte de recuperação da memória colectiva intelectual, constitui a maior virtude de uma Academia.
A maior forma de nos tornarmos cúmplices da regressão intelectual e moral é nos mantermos em silêncio em momentos que devemos questionar.
É preciso que as classes trabalhadoras percebam a real necessidade de uma reforma intelectual e moral.
A consciência não deve ser ofuscada pelo marketing alienante.
Mundo superficial onde o saber formal de um intelectual vale bem menos monetariamente que uma avalanche de exposição digital de um boçal.
Hoohh lindos dias de hoje...
Apesar de todo desenvolvimento material, intelectual e político entre outros desenvolvimentos meramente fantásticos como “quotes” virtuais que vivenciamos todos os dias , está nova sociedade com quem vós e até eu se relaciona tem fomentando🤔,ou seja , reformulando a palavra “ tem promovendo cada vez menos a saúde mental de cada um de vós,cada um de nós , têm feito igual a “1992 Angola “minando a nossa segurança interna ,a felicidade, a razão e a capacidade de amar do indivíduo e desta forma tendemos a transformá-lo num robô.
Uma sociedade não tão “normal “no seu sentido absoluto que poderíamos dar à palavra; são normais apenas em relação a uma sociedade profundamente anormal Kkkkk!
No final , ao calor provenientes dos estalos da fogueira a percepção de que não se espera o que não sabe o que se quer...
Lindos dias de hoje !!
Elucidem-se , não se iludam...
A essência da vida consiste em nos lapidar, crescer intelectualmente, espiritualmente e ser grato pela vida.
Inclusão Digital
Diminuição brusca de contato físico e intelectual que resulta em carência afetiva, que por sua vez é suprida via comentários e likes.
"O destaque do homem reserva-se ao seu dom intelectual, ao seu talento de ser generoso,e, a sua habilidade e tato para dialogar"
Tenho usado bastante a distinção entre 'hegemonia intelectual' e 'hegemonia cultural'. A primeira é a posse monopolística do repertório de idéias em circulação. A segunda é o domínio dos meios materiais de transmissão da cultura (publicações, instituições, hierarquias funcionais, verbas etc.). A hegemonia intelectual da esquerda está destruída e não pode ser refeita. A hegemonia cultural, no entanto, embora corroída aqui e ali, ainda se conserva ativa e influente. Em parte, a tempestade de maledicência furiosa que se viu nas últimas semanas já é o efeito de uma hegemonia cultural desprovida de hegemonia intelectual: a força bruta do aparato simulando com esgares e rosnados uma superioridade intelectual perdida para sempre.
O conhecido é finito, desconhecido, infinito; intelectualmente estamos numa ilhota no meio de um oceano ilimitado de inexplicabilidade. Nossa função em cada geração é reinvindicar um pouco mais de terra firme.
Nosso aprimoramento físico e intelectual para além da mediocridade não ocorre por espontaneidade, mas com esforço, dedicação, persistência, foco e entrega proporcional ao resultado que queremos alcançar.
Uma constante na minha vida foi a falta completa de estímulos intelectuais no ambiente em torno, exceto no breve período que, já cinquentão, morei no Rio e pude conviver com os últimos remanescentes da mais brilhante geração de escritores que o Brasil já teve.
Na maior parte do tempo, tive de tirar proveito tático dos estímulos negativos -- a estupidez circundante excita ao menos a parte feroz da inteligência.
Mas hoje em dia a estupidez média de acadêmicos e jornalistas já perdeu até essa espécie de força inversa, regredindo ao estágio pré-verbal em que não se pode nem fazer dela objeto de piada, porque o nada não é satirizável.
Cada vez tenho menos vontade de escrever sobre a atualidade mental brasileira. Tudo o que me interessa é dar uma redação final aos meus cursos gravados.
Deus é uma construção intelectual abstrata da consciência, que busca encontrar o senso da causa primordial que justifique a própria existência da auto-consciência e da realidade. Ou seja: EU SOU! (YHWH)