Pessoa Intelectual
Sobre a vida afetiva pode-se transforma-la em vida intelectual que lhe ocupe e lhe divirta sem dor, podendo mantê-la vivaz e atarefada.
A sociabilidade também pode ser considerada como um mútuo aquecimento intelectual dos homens, parecido ao produzido corporalmente quando, em ocasião de frio intenso, eles se juntam bem perto uns dos outros. Mas quem tem bastante calor intelectual em si não precisa de tal agrupamento.
Durante mais de uma década só tive, na intelectualidade, amigos entre quinze e trinta anos mais velhos, como o Paulo Mercadante, o Meira Penna, o Roberto Campos, o Romano Galeffi, o Vamireh Chacon, o Antonio Olinto, o Miguel Reale, o Paulo Francis e outros sobreviventes da época áurea da cultura brasileira. Da minha geração, só tive o Bruno Tolentino (quando voltou da Inglaterra), o José Mário Pereira, o Ângelo Monteiro e, quando mudei para o Paraná, o José Monir Nasser.
Perguntaram-me uma vez, num debate, como definia a honestidade intelectual. Sem pestanejar, respondi: é você não fingir que sabe aquilo que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se sei, sei que sei. Se não sei, sei que não sei. Isto é tudo. Saber que sabe é saber; saber que não sabe é também saber. A inteligência não é, no fundo, senão o comprometimento da pessoa inteira no exercício do conhecer, mediante uma livre decisão da responsabilidade moral.
Um intelectual é o sujeito que sabe o que está acontecendo e sabe o que é preciso fazer. Um líder é o sujeito que sabe essas duas coisas e sabe uma terceira: sabe obrigar os outros a fazer.
Sabedoria e intelectualidade, sem simplicidade e coração aquecido pelo Espírito Santo, nada são. Vejamos o exemplo de Salomão, que perdeu-se confiando em sua própria sabedoria, que veio de Deus, e só voltou para Ele quando velho, entendendo que tudo sem o Criador é vão, vaidade.
O papel das elites é formular as necessidades que as populações sentem. Esse é o papel do intelectual.
"O mundo tá cheio de intelectuaizinhos de merda tentando fazer a cabeça de terceiros, mas que solenemente são escravos de suas próprias cabeças vazias."
Até mesmo o mais intelectual, consegue perde a razão e encontrar a "loucura" do que é está apaixonado.
O Ministério Intelectual humano livre adverte: internet e liberdade de expressão fazem muitíssimo mau - mal para as ditaduras de todas as espécies!
O vigor físico é admirável e podemos conseguir num esforço prolongado, o vigor intelectual é gratificante e bem contagioso, só que o vigor do caráter, esse não é tão simples de encontrar.
Todo ser humano é dotado por uma inteligência, calculada pelo desenvolvimento intelectual em que a pessoa propicia a exaurir-se dela. Naturalmente, a mulher tem um carisma em especial, que se baseia na arte da sedução, ou simplesmente, pelo aspecto de múltiplas facetas.
Que me desculpem os adultos, os sérios, os intelectuais, os discretos e os maduros...mas esse meu lado criança eu vou conservar pra sempre.
Um dia eu ainda vou me redimir por inteiro, do pecado do intelectualismo, se Deus quiser.
Não vou ter mais necessidade de falar nada, de ficar pensando em termos descontrários, de tudo, pra tentar explicar as pessoas que eu não sou perfeito, mas que o mundo também não é,
E que eu não estou querendo ser o dono da verdade, que eu não estou querendo fazer sozinho uma obra que é de todos nós e de mais alguém, que é o tempo, o verdadeiro grande alquimista.
Aquele que realmente transforma tudo, um pequenino grão de areia, é o que eu sou.
Só que o grão de areia já conseguiu, sendo tão grande ou maior do que eu, ser pequenininho e não precisar se mostrar mais, ficar lá, trabalha em silêncio, mar mineiro eu sou mais baiano ainda.
O país dos piratas.
Brasil o país dos omissos.
A cúpula intelectual onde está.
Somos todos corresponsáveis,
se não houver revolta
frente a este disparate.
Onde vai acabar
o país de nossos filhos.
Um país sem justiça ou pior.
Onde a justiça de outro pais
condenar criminosos
que a aqui transitam soltos
em glória por crimes daqui.
Onde estamos em Tortuga?
o paraíso dos pirata?
Estamos no mar Indico.
As costas da Somália
nosso banco esta dominado
por piratas somalins.
Estamos pior eles
são a lei e estão usando a lei,
fazendo a lei
para se safarem de tudo
de novo e o povo.
Vamos ficar sem fazer nada?
A resposta a isso depende
o futuro do país e de nossos filhos.
Por favor compartilhem.
Assumam a responsabilidade.
Parem de passar
Tudo adiante.
Ponhamos um basta nisto
Nessa sem-vergonhice deslavada.
Nesse judiciário amoral,
onde estão
os cidadãos
De quem é este país?
Afinal.