Pés de Criança
Pra ser feliz preciso ser criança, ignorando os selos da vida....preciso olhar para o Mundo que está em paz comigo e eu em paz com ele.
Lembro-me de quando era criança
e não me preocupava com nada
além de jogar bola e ver desenhos na TV
mamãe dizia tem um cara lá em cima
ore uma vez por dia e ele vai te proteger .
Medos sempre vão surgir.
A criança tem medo pois não conhece a verdade, mas, e o adulto?
...Ele tem medo porque abandonou a criança dele em algum lugar.
A confiança da criança está num adulto.
Mas se o adulto não confia em si mesmo, como ele pode passar confiança a criança?
Pense nisso!
O Teatro nos leva ao lúdico: pois delirar, disparatar não é ser como uma criança? Não é sobretudo por carecer de razão que essa idade nos distrai e diverte? Assim é o TEATRO!
Pensando bem, talvez tudo faça sentido agora. Aquele seu sonho de criança, que você relembrava todos os dias antes de dormir e hoje, já nem se importa mais, as circunstâncias mudaram, o mundo se tornou grande demais e já não é mais possível abraça-lo, pois, é bem diferente daquilo que pensava. Hoje você vive um dia de cada vez, onde o tempo é tão precioso, e por falar nisso, já viu que horas são? Mas, não se preocupe, esse é o seu tempo. O destino traçou um caminho contrário do qual que você pretendia seguir, você já teve muitos pensamentos para não conquistar o que tem hoje, era para ser tão diferente, talvez nem imaginasse estar onde está nesse momento. Talvez faça sentido agora né? Aquelas noites sem dormir, por não saber resolver de imediato o que a vida lhe propôs, aquela sensação de invalidez quando alguém te desmoralizava, aquele seu instante só, sem saber o que fazer para ter um dia melhor amanhã, enfim, a responsabilidade foi tanta que sem perceber, saiu bem dessa, apenas por ser confiante. É, realmente, hoje você lembra de tudo aquilo e apenas sorri, do que ontem mesmo era um problema, hoje você fez solução. Talvez tudo isso faça sentido, porque você conseguiu ser grande para aprender com o que aconteceu, e é nítido que você foi humilde o suficiente para colher frutos de todas aquelas situações. E sim, talvez agora faça sentido, o que aconteceu naqueles momentos não precisou fazer sentido, apenas deixar marcas, para quem sabe, hoje, despertar em você um sutil desejo de sonhar novamente. [...]
Os sonhos são as únicas coisas que nos pertencem. Quando roubamos o sonho de uma criança, matamos dentro dela a alegria de viver.
Luisa
Quando vi Luisa nascer
A criança sabia que a pequena
Infante, princesa ia ser
Nasceu sob o luar de uma família de poetas, de cabelos escorridos
Como escorrem palavras pelo nosso caderno de emoção;
Olhinhos amendoados, sofisticados,
De quem nasceu para reinar absoluta nas graças dos versos
De uma menina solta, doce,
Que virou mulher forte,
Com sorriso de boneca,
Mas voz e olhares de sedução
Onde meu suspiro e o sentimento
Do mundo balançam
Por essa menina que nasceu para
Ser da lua, com a alma do sol,
Onde a discrição se desnuda
Para cobri-la com cifras e acordes
Que deixam tão poetinha
Até o mais duro coração.
(Aniversário de Luisa Ramos Martins [Drummond], em noite escorpiana de músicas e encontros)
desde criança eu sempre me arrumei para ir à escola, eu gostava de ir, um dia antes eu olhava para meus cadernos e sentia ago inexplicável, era como se eu tivesse ganhado um prêmio valioso, e, assim, eu ia para escola sozinho, quando era mais criança ia cm minha tia nanam, ainda lembro ela me deixando no Afonso Pereira, aí depois ia com as amigas e os amigos. Nunca chorei no primeiro dia de aula e nem entendia o motivo de que choravam, era algo tão natural e bom, nem entendia aquilo tudo.
Na escola passei por muitas dificuldades, de ordem intelectual e o relacionamento com meus amigos, sofri muito por ser gordo, lembro que no São João eu fui recusado de participar da quadrilha por ser gordo e a menina não me queria como par, isso eu não dizia em casa e ficava calado, era mais fácil dizer que não gostava do São João e suas festividades.
A minha timidez veio com a escola, pois ser gordo era algo feio, asqueroso e que não podia namorar com quem queria, aí você passa a ser o defensor dos outros em situação de fragilidade e pequenez, mesmo sofrendo. Depois de tanto tempo me consultei com uma colega do ensino fundamental e que me fez chacota por ser gordo sendo minha nutricionista, eu fiquei pensativo e senti a resposta do tempo, pois quando eu ia sentar na sala de aula , ela organizava um grupo para que na hora que sentasse todos se levantassem e organizou até um coral e me chamou de "gerildo", ou seja, fazendo menção aos girinos, larvas dos anfíbios, ou, precisamente, os sapos.
Mas passei pela escola e até minha professora do reforço não acreditava em mim, o amigo que hoje é farmacêutico um dia na escola de reforço me apelidava e me excluía, ainda fazia chacota de mim, e, hoje, eu compro em sua farmácia.
Mas mesmo com tudo isso na infância, eu tinha dois pais, um pai de sangue e um avô, fui criado pelos meus avôs e tudo que passava na escola eu supria em casa, pois na casa de meus avós eu me encontrava e era feliz.
Já fui criança...já brinquei...já dancei...já subi em árvores...ja pulei corda...já cabulei aula pra jogar ping pong... Ou até mesmo vôlei na quadra...já repeti de ano...ja colei...ja fiquei sem fazer meus deveres de casa...ja mandei recadinhos de amor...até beijei escondido... fiz tudo que uma criança ou um adolescente costuma fazer...Eu tive infância!
Porém nunca xinguei meus pais nem professores...nunca desrepeitei os idosos...embora tivesse vontade de fuminá-los em determinados momentos... nunca maltratei animais nem criancas menores que eu...nunca peguei nada de ninguem sem autorização...sempre confessava quando fazia algo de errado...sou fruto de uma geração antiquada...machista e conservadora que me ensinou sobre princípios.
Nasci...cresci e aprendi que ser criança é aproveitar de tudo que a vida me oferece e continuar com a pureza do olhar sem prejudicar meus "próximos"...
Talvez eu use palavras simples e comuns...mas tenho certeza que minha vida não foi e nunca será comum...quero fazer sempre a diferença na vida daqueles que me cercam...se não for possível...bem...pelo menos eu tentei...
Que a criança que fui seja inocência do meu futuro...que passa e repassa a cada nova escrita da minha vida e que os bolores da insensibilidade sejam apenas uma aprendizagem para aqueles que nunca aprenderam o que é a verdadeira infância...
Um feliz dia das crianças a todos aqueles que ainda carregam essa infância maturada dentro de si...
#DaniCarvalho
Adultos têm essa mania de dizer que o mundo da criança é fantasia, mas, o homem que não for capaz de imaginar nem o nada poderá criar algum dia.
Amar é para os fracos, sorrir é para os corajosos e chorar é para todos.
Bem vindo ao mundo criança...
Quando era criança, não me importava com o tempo
Agora, o tempo é tudo o que importa
Certos prazos sempre vencem!