Perversidade
Perversidade é um mito inventado por gente boa para explicar o que os outros têm de curiosamente atractivo.
O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem um perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.
Creio que a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano - uma das faculdades, ou sentimentos primários, que dirigem o caráter do homem
MENTIRAS
Não suporto perversidade,
Nem tão pouco maus tratos.
Não suporto agressividade,
Nem tão pouco falsidade.
Não suporto desagravo,
Nem tão pouco humilhação.
Não suporto fingimento,
Nem tão pouco desacato.
Não suporto bater,
Nem tão pouco apanhar.
Não suporto desatinos,
Nem tão pouco suas consequências.
Não suporto falsas palavras
E nem tão pouco grandes MENTIRAS.
Por isso, não diga mais nada
Porque de minha parte, a partir de agora,
Prefiro ficar calada
— Não há gradações de perversidade? Será o mal um imenso e perigoso poço onde se cai ao primeiro pecado, mergulhando até o fundo?
— Sim, acho que é. — respondi. — E não é lógico, como você tenta aparentar.
— Mas não está sendo justo — disse, com o primeiro vislumbre de emoção na voz. — Certamente atribui grandes graus e variações à bondade. Existe a bondade da criança, que é inocência, e há a bondade do monge que abriu mão de tudo e vive uma existência de auto-privação e trabalho. A bondade dos santos, a bondade das donas-de-casa. São todas iguais?
— Não. Mas igualmente e infinitamente diferentes do mal — respondi.
— E como se atinge o mal? — perguntou. — Como se sai da graça e de repente se fica tão cruel quanto o júri popular da Revolução ou o mais sádico imperador romano? Basta simplesmente faltar à missa aos domingos, ou cuspir a hóstia? Ou roubar um pedaço de pão... ou dormir com a mulher do próximo?
— Não... — sacudi a cabeça.
— Não. — Mas se o mal não tem gradação, e existe este estado de maldade, então basta um único pecado. Não foi- isso que disse? Que Deus existe e...
— Não sei se Deus existe — falei. — E pelo que sei ... Ele não existe.
— Então os pecados não importam — retrucou. Nenhum pecado atinge o mal.
— Isto não é verdade. Pois se Deus não existe, somos as criaturas mais conscientes do universo. Só nós compreendemos o passar do tempo e o valor de cada minuto da vida humana. E o que constitui o mal, o verdadeiro mal, é tirar uma única vida humana. Não importa se um homem vai morrer amanhã, depois, ou eventualmente... Pois se Deus não existe, esta vida... cada segundo dela... é tudo o que temos.
O azar é um produto de perversidade para uso da ignorância. Mas nem sempre são só os ignorantes que creem nisso”.
ALGO IMPRESSIONANTE
De tanto haver no mundo a injustiça, ilegalidade, imoralidade, perversidade, desigualdade, depravação e inversões de valores;
O homem passou a ter medo de ser correto e desânimo em obter virtudes;
Portanto passou a rir da honra, verdade, generosidade, bondade, seriedade, sinceridade e simplicidade.
E ter vergonha da ternura, caráter, honestidade, humildade, fidelidade, integridade, hombriedade, lealdade e dignidade.
Cada vez mais a humanidade está se fazendo de cega para sua própria perversidade. Tanto é assim que, se hoje Jesus falasse à multidão: "Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", a maioria não hesitaria em apedrejar a mulher acusada de adultério e o próprio Cristo, sem qualquer ressentimento. Hoje, o ser humano está disposto a matar a Verdade para que prevaleça a sua própria "verdade".
A língua alheia, por mais que a perversidade venenosa derrama contra você não pode atingir o teu caráter.
A honestidade realmente paga?
A integridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos infiéis os destruirá. - Provérbios 11: 3
Sempre me lembro do dia em que, quando criança, encontrei duas moedas no pátio da escola. Eu os trouxe para casa, pensando que eles não seriam perdidos. Mas mamãe me fez levá-los ao meu professor. "Eles pertencem a outra pessoa", disse-me a mãe. Desde então, Deus muitas vezes me lembrou desta lição inicial de honestidade.
Por exemplo, recentemente, enquanto colocava sacolas de compras no carro, descobri no fundo do carrinho um cartão que não paguei. Voltei para a caixa registradora, esperei na fila, pedi desculpas pelo descuido e paguei pelo cartão. Um homem atrás de mim, parecendo estupefato, desafiou-me: “É apenas um cartão! Quem teria conhecido? Não foi um pouco bobo voltar?
Por uma fração de segundo eu me senti bobo. Mas então essas palavras me vieram à mente: "Se você perder sua carteira", respondi sorrindo, "acho que você vai querer que alguém bobo como eu descubra!"
Provérbios 11 nos lembra que o Senhor se deleita na honestidade (v.1) e abençoa aqueles que fazem o que é certo (v.6). Assim, embora possamos desistir do que parece ser um dinheiro fácil, ganhamos a aprovação de Deus. Isso vale muito mais que todas as riquezas do mundo. A honestidade realmente paga!
Quando os outros vêem nossas vidas hoje,
nossa honestidade está em exibição;
Senhor, ajude-nos a apontar o caminho para você,
fazendo o que é certo e verdadeiro. JDB
A recompensa da honestidade é algo que o dinheiro não pode comprar - uma consciência limpa diante de Deus. Joanie Yoder
A política brasileira é uma fonte inesgotável de perversidade, é onde os políticos fazem a comunhão do poder e do ódio mutuamente...
O Preconceito é despido de sorrisos irônicos, desprezados pela perversidade das mentes inferiores que ainda não aprenderam as lições de humildade.
- Relacionados
- Perversidade Humana
- 30 frases célebres de Milton Santos, o grande geógrafo brasileiro
- 7 livros de Edgar Allan Poe que definem suas melhores obras
- 15 livros polêmicos e com temas pesados
- 20 reflexões e poemas de Carolina Maria de Jesus que você precisa conhecer
- Relacionados
- Perversidade Humana