Persuasão
Há uma enorme diferença entre usar do conhecimento para persuadir o outro em função do interesse próprio e influenciá-lo para uma decisão responsável em função de sua própria necessidade.
TODO ABUSO DE PODER SO GEROU REVOLTA E SOFRIMENTO.
JÁ A SABEDORIA GEROU GENTILEZA, PAZ E CALMARIA.
SE VOCÊ NÃO TEVE O QUE QUERIA TER, NÃO FOI PORQUE VOCÊ NÃO PODIA, MAS É PORQUE VOCÊ NÃO SABERIA LIDAR DE FORMA SÁBIA, GENTIL, E CALMA COM A ALMA.
E AÍ, VOCÊ ABUSARIA DO SEU PODER E TRARIA AINDA MAIS TRISTEZA DO QUE NÃO TENDO O QUE TANTO QUERIA.
A repercussão do que você fala ou dos seus atos, ainda que possa te contrariar por não estar de acordo com a sua intenção; diz muito sobre a sua capacidade de formar a opinião pública através da persuasão ou da exposição de uma verdade esquecida ou adulterada. Ou seja, fala mais sobre você e do seu "tamanho social" do que propriamente de quem fala sobre você.
Quem vive no temor de Deus persuade aos homens dos seus erros, das falsas doutrinas e da perdição eterna.
Uns são persuadidos pela pregação da fé e outros continuam incrédulos, porém os resultados beneficamente espirituais pertencem à primeira classe de pessoas, os ousadas, sadias e submissas almas a Deus.
O que importa não é a quantidade de tempo para se persuadir um idiota, a grande pergunta é: por que continuo a lidar com um?
A oratória não é apenas sobre falar bem, mas sobre conectar, inspirar e transformar ideias em impacto.
Moabe Teles