Perspectiva
A educação especial e inclusiva é uma jornada de acesso e aprendizado para todos.
A acessibilidade é a chave que abre portas para oportunidades iguais, permitindo que cada um alcance seu potencial máximo.
Na sala de aula inclusiva, a diversidade é celebrada, e as barreiras são derrubadas, dando lugar à compreensão e respeito mútuo.
A acessibilidade não se limita a infraestrutura, mas estende-se a atividades acessiveis e às tecnologias assistivas, capacitando cada estudante a brilhar, independentemente de suas diferenças.
A verdadeira inclusão começa com a garantia de acessibilidade em todos os aspectos da educação.
Respirar não funciona
1, 2, 3
O tempo passa, passa e não para
3, 2, 1
A ansiedade borbulha
O sangue ferve
3, 3, 3
Mente confusa, as pernas bambas
Grito silencioso
Vejo o choro e ouço os olhos
Quando vão me escutar ao invés de me ouvir?
Quando vão me ver?
O tempo é relativo
Relativo é o tempo, não controlar é humano?
O tempo passa, o sangue esfria
O grito silencia
As pernas estáveis, as lágrimas sedem
O relógio não para, e eu não posso controlar
Não é preciso parar, para acordar.
As palavras tem muito poder, não diga e nem pense coisas ruins sobre você, não anuncie inverdades pois elas podem se tornar realidade.
Inconscientemente estamos trazendo essas coisas para a nossa vida. Se tem algo muito difícil a sua frente e você não pode mudar, tente mudar o seu jeito de olhar, mudar a perspectiva.
Não que seja fácil, sei que nem sempre é mas às vezes é exatamente isso que precisamos fazer.
E quando os pensamentos intrusivos chegarem pois eles vão chegar, se benza e mande eles embora!
"Ninguém é tão bom quanto parece falar, nem tão ruim quanto as pessoas dizem. Duvide de quem só fala dos
defeitos dos outros."
A empatia envolve a habilidade de ouvir ativamente, mostrar interesse genuíno nas preocupações dos outros e tentar entender suas experiências a partir de sua própria perspectiva.
Quem dera que, por algum poder, o dom nos fosse dado de olharmos para nós mesmos assim como somos olhados. De quantos erros nós seríamos poupados
Sofremos por não ter ou ser, mas o sofrimento é gratuito e está em todo lugar e em todas as camadas do iceberg social.
Tudo é perfeito diante dos olhos dos cegos; pois são nossos próprios olhos que ocultam toda a beleza.
É como virar um quadro de uma obra de arte e descobrir que o pintor pode ter iniciado de um ponto de perspectiva diferente, e que talvez a sua inspiração não seja aquela findada e fixa na parede. A arte é um reflexo do artista, mas também é um espelho que reflete aqueles que a veem. O artista deixa seu rastro na tela, mas o observador também deixa o seu, na forma de interpretações e sentimentos.
Por vezes, o pintor poderia ter esquecido algum detalhe pelo caminho ou se perder entre as infindáveis cores que uma pincelada proporciona em apenas um delicado toque. A presença de algum fio inconveniente e desajustado do pincel, que naquele exato momento de sua inspiração tocara a tela e traçara o retoque. E tudo muda, a posição, a sombra, as luzes, o volume e até a superfície que àquele toque deixara.
Assim, é cada um de nós nesta vastidão do tempo que é a vida, quando revemos e desnaturalizamos a nossa óptica. Temos a capacidade de mudar a perspectiva a partir da qual vemos a vida e a nós mesmos, e essa capacidade é uma forma poderosa de crescimento e autodescoberta.
Aí sim, compreendemos que temos muito que desprender para concernir os significados de todas as nossas composições. Para quê fomos criados e porque estamos despertando elementos constitutivos em olhares de outrem. Nosso papel no mundo é algo que construímos e reconstruímos ao longo de nossa existência, e cada ação, cada interação, cada pensamento contribui para essa construção.
Como pode a loucura de um pintor ser mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza dele ser mais forte que a força humana?! A arte nos ensina que há sabedoria na loucura e força na fraqueza. O ato de criar é um ato de coragem e força, e a liberdade criativa que o artista exerce é uma forma de sabedoria que desafia as convenções e desafia as expectativas.
[...] E Deus viu que o que havia feito era bom.
As pessoas são alheias à realidade. Só veem o que querem ver. Aprisionadas pelas restrições de suas mentes. Quando basta mudarem de perspectiva para ver o panorama geral das coisas.
Experimente criar outras narrativas sobre você, sob perspectivas diferentes da sua própria história. Mude o ângulo, o foco, a interpretação, a forma de falar. Esse reposicionamento é potente.
O mundo pode até te oferecer idéias infrutíferas, mas estar parado no tempo como uma árvore cheia de frutos sem servidão é o mesmo que sentir o amargo de um fruto perco no templo sem perspectiva para futuro. Abra os olhos da confiança acreditando sempre no poder da evolução independente de qual ser.
"Avistar tão longínquo é ter visão para enxergar onde os olhos não alcançam ver; isto é perspectiva."