Peregrino
Peabiruta
Eu peregrino
dia por dia,
longa romaria
Eu peregrino
no pó, no espinho
durante o caminho
Eu peregrino
aspirando outros ares
da terra-sem-males
Eu peregrino
piso a terra laranja
que meu pé desarranja
Eu peregrino
e se às vezes me exalto
não prefiro o asfalto
Eu peregrino
em rastros inteiros
de outros romeiros
Eu peregrino
Faço irmão o destino
e irmãs as estrelas
e mesmo sem vê-las
Peregrino
ESTAFETA SEM RUMO
Sou Andarilho Peregrino
Trem Sem Trilho
Gramíneas Sem Milho
Maquinista Valdevino
Sou Andarilho Peregrino
Com Alma De Aventureiro
Espírito Forasteiro
E Sonho De Menino
Sou Andarilho Peregrino
Cego Romeiro Errante
Perdido De Mim Clandestino
Fugido Da Vida Viajante
Sou Andarilho Peregrino
Garimpeiro De Ilusão
Na Gruta Escura Do Destino
Passarinho Sem Alçapão
Sou Andarilho Peregrino
Destemido Caçador
Adulto Pequenino
Semente De Lavrador
"Enquanto lia "O Peregrino" de John Bunyan, percebi que sabemos e quase nos cansamos por saber que a vida é um caminho esburacado.
As pessoas se baseiam em seu próprio conhecimento incompleto e deixam que a arrogância lhes dê a falsa segurança de que estão preparados para embarcarem sozinhas na jornada. Elas ignoram, esquecem e até afastam o Único Guia dessa viagem."
Ser andante peregrino, o mais manso dos cordeiros, só pra desvendar os mistérios do amor, é na verdade ser bem maior que os arrogantes proclamadores do senso vazio, os quais nunca passarão de nuvens secas. A solidão é uma canoa que navega a alma, porque a realidade se torna uma sombra que nos faz sonhar! - Almany Sol para Pensador Uol !
Aprendi com Frei Ignácio de Larranaga a diferença entre peregrino e turista e escrevi um texto quando fiz o Caminho de Santiago de Compostela: “APROFUNDANDO A FÉ NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA (França, Espanha e Portugal)”, que está publicado neste espaço, no qual digo: “[...] o peregrino não sabe nada: aonde vai dormir nem o que fará no dia seguinte; que fadiga, incerteza e insegurança são o pão do seu cotidiano; e que ele tem uma meta mas não consegue vê-la claramente. [...]”
Ao começar a me envolver, mesmo indiretamente, com a situação dos desabrigados em geral e daqueles que são vítimas de desastres naturais, esta minha visão se ampliou e, hoje, acrescento: O peregrino e os desabrigados não sabem nada: aonde vão dormir nem o que farão pra frente. Ao bater o cadeado de sua casa em estado de desabamento, ao deixá-la pra trás, quem assim o fez não está saindo para uma viagem de férias mas para uma viagem sem volta à casa que foi o seu lar. Para muitos e/ou para crianças que não estão conscientes da dimensão do desastre natural (enxurrada, terremoto etc) a mudança é como uma aventura de Sessão da Tarde na TV.
O peregrino e os desabrigados não sabem nada: aonde vão dormir nem o que farão pra frente. Ao bater o cadeado de sua casa em estado de desabamento, ao deixá-la pra trás, quem assim o fez não está saindo para uma viagem de férias mas para uma viagem sem volta à casa que foi o seu lar. Para muitos e/ou para crianças que não estão conscientes da dimensão do desastre natural (enxurrada, terremoto etc) a mudança é como uma aventura de Sessão da Tarde na TV.
O Peregrino percorre o caminho de um mundo marcado pela desigualdade, levando a chama da esperança pelos caminhos e recantos do universo
Nesta jornada, não passo de um peregrino em busca de tesouros imateriais. Não me iludem as riquezas efêmeras que se dissipam com o tempo, pois busco a minha fortuna nos valores que transcendem o efêmero.
Nesta jornada, não passo de um peregrino em busca de tesouros imateriais. Não me iludem as riquezas efêmeras que se dissipam com o tempo, pois busco a minha fortuna nos valores que transcendem o efêmero. A verdadeira grandeza não se mensura em tesouros materiais, mas sim na nobreza de caráter e no exemplo de fraternidade. Como o compasso guia o caminho do pedreiro na construção da perfeição, assim também busco orientar-me pelos princípios da retidão e da justiça. Árduo é o trabalho, que transforma a pedra bruta em cúbica, moldando não apenas a matéria, mas também o próprio ser. Assim, trilho o caminho da eternidade, onde a verdadeira riqueza é forjada pela integridade e pela generosidade de espírito, como o esquadro que mede a retidão do coração.
Eu sem você,
Sou um jardim sem flor,
Um rio sem água ,
Um peregrino à procura do amor.
Você é o meu tudo,
É algo inexplicável ,
É extenso e profundo,
Algo doce e amável.
Sem você, jamais teria um mundo,
Seria um homem errante,?
Talvez um velho moribundo,
Nessa terra de gigantes.
Eu sem você,
Sou uma noite sem a lua,
Jamais teria um porquê,
Pois sentiria na carne crua.
Porque sem você,
Não sei nem sonhar,
Seria um mero homem vazio,
Sem a capacidade de amar.
Eu sem você,
Eu nada seria,
Uma história sem sentido,
Um escravo sem alforria.
Você é o meu céu,
Princesa, minha doce sereia,
E com os teus lábios de mel,
O meu corpo explode e incendeia.
Eu sem você
Prefiro nem imaginar,
Pois não saberia viver,
Seria um errante a beira-mar,
Procurando motivos para entender,
O quão necessário é te amar.
Lourival Alves
Lucius é um peregrino. Um viajante do tempo na escola Militar da vida, com seus pés calejados de muito andar (isto é: tendo obtido maturidade precoce). E descobriu, nesta longa jornada, que nem todo Anjo está na Igreja, bem como nem todo Demônio, apenas em lugar profano. Lucius descobriu que têm Anjos disfarçados de Demônios, em cabarés, no tráfico de entorpecentes, no meio da corrupção e nos lugares mais tenebrosos do Mundo que alguém pudesse imaginar.
E viu também que existem Demônios travestidos de homens sacros, com batina, togas, fardas, jalecos, travestidos de indivíduos probos...
E isso tudo assim, apenas por "AMOR" ( ou disputa) às Almas.
Às, 16h49 in 17.10.2023
O Peregrino e o Caminho Esotérico.
Acredito que existem vários caminhos para a plenitude.
Como a Oração, a Meditação, as práticas esotéricas e etc. Acredito que o homem deve ser livre na busca da Verdade! o problema é que muitos se identificam como (exclusivos Portadores da verdade universal ) e acabam por tentar limitar os que estão sob seu " Fictício " poder. isso me faz lembrar da era negra da inquisição! Eles primeiro queimaram os livros, logo em seguida passaram a queimar aqueles que os liam! Por isso a vital importância do silêncio. " Quem faz não fala, quem fala não faz " Não existe um portador da verdade encarnado! Dessa forma nós devemos nos dedicar ao nosso próprio caminhar em direção a Luz. Sem nos submeter a dogmas religiosos impostos por pessoas que não chegaram ao Nirvana. Como disse o mestre Jesus " um cego não pode guiar outro cego pois ambos cairiam no abismo." O seu verdadeiro mestre deve ser seu eu superior que só será encontra depois da Visita interior ao centro da terra. Oque não se consegue com Diplomas e sim com uma real dedicação as práticas anteriormente descritas que podem ser encontrados em ordens iniciáticas, sociedades de pensamento e até mesmo no silêncio de seu sanctum. Não coloque seu destino na mão de intermediários o seu progresso só depende de você!
Então tente conversar com si mesmo.
Aforismo de velejantes
🍂
Peregrino
sombra e pensamento
sintético
claro ao natural
§
impressionante ao sol
arvores listras amarela
sonhos a eira
§
seguir-se-ão velejando
a verdade do dia
passará.
"O viajante Iluminado"
...
Peregrino,
Era uma criança,
que levava muito a sério o verbo viajar,
Antes, era nas estradas de chão do nordeste
depois na transição para às letras,
e depois o voo à imaginação.
-
Sempre me vi como peregrino,
tentando descobrir florestas e oceanos
as geografias e as histórias;
que tempo bom!
-
Embora sejam horizontes distantes!
Eram também horizontes mais amplos.
Uma terra de muita poeticidade
"Se existe algo que o peregrino ama,
é o mistério.
Talvez esse seja o maior caminho,
a busca por significados".
§
O peregrino e o pássaro.
.
E, se fossemos tradutores do frio?
Esse arrepio teria tradução?
Dizia, o pássaro ao viajante,
-- Eu vejo eternidade nas tardes,
nas manhãs relembro as estações
-
Em viagens distantes,
conhecerás a esperança,
experiência de imensidão
cláusulas de vida,
despedidas e lágrimas,
mas também recomeços
cantos e confrontos
florestas e lagos,
é o preço que pago
e ainda pagarei
por continuar
caminhar