Perder Amizades
Que percamos o controle de nossas vidas mais vezes. A gente nunca sabe que valioso bem podemos encontrar em meio ao caos.
Achamos que temos o controle de tudo, não é mesmo?
Vou acordar às sete;
Vou almoçar arroz com feijão;
Vou concluir aquele trabalho antes das três.
E assim seguimos débeis em nossas rotinas. Mas a verdade é que não temos controle sobre nada. Um dia podemos acordar e já ter 80 anos ou simplesmente ver que tudo que vivíamos era uma doce ilusão. Ah! Matrix.
O fato que mais me chama atenção nessa falta de controle toda é saber que vale muito mais a pena se perder e se encontrar nas esquinas da vida do que nunca ter tido a chance de se descontrolar.
Eu acordei em um dia chateada. Trabalho, curso, provas… E pra completar meu dia ‘maravilhoso’ uma greve de ônibus fez muita gente ir andando pra casa. Foi a gota d’água para mim. Eu estava realmente brava com minha vida.
A última coisa que eu imaginava encontrar naquele dia era uma pedra preciosa pelo chão. E andando sozinha pelas ruas, confusões, badernas… Naquele cenário de fim mundo eu acabei encontrando algo realmente valioso.
Quando dei por mim estava caminhando junto a um grupo de garotos que seguiam na mesma direção que eu. Nós não nos conhecíamos, mas a desgraça nos uniu de certa forma.
De repente surge uma carona, alguém para e chama aqueles garotos para entrar, exceto eu. Claro! Não havia lugar para uma desconhecida deles. Eu seguiria sozinha naquela estrada longa, brava e irritada até com meus cadarços.
Porém, uma garota que estava naquele grupo não entrou no carro. A menina continuou a pé comigo.
Pausei por um instante meu exercício de “Ódio ao dia” e perguntei o porquê dela deixar a canora com os amigos para seguir comigo. Ela respondeu que não iria deixar uma garota continuar a pé sozinha naquela estrada e, afinal de contas, nós estávamos indo para o mesmo lugar.
Aquela jovem não me conhecia, ainda assim, ela tomou o controle daquele fato inesperado rompendo a hegemonia do caos.
Ela tomou o controle do fato, porém perdeu para o destino.
Ela não seguiu a programação do acaso e continuou com seus colegas aproveitando a carona que viria muito a calhar naquele dia.
Ela se permitiu perder o controle. Apostou na companhia de uma estranha que caminhava emburrada pela estrada de asfalto e da vida.
Ela não se importou com os quilômetros que andaríamos a pé.
Ela não se importou em me falar da sua vida e dos seus problemas.
Ela não se importou em dar umas risadas comigo daquela situação toda.
Conversamos quase todo caminho, incessantes. Era uma busca desesperada por saber sempre mais. Eu tinha medo que o assunto acabasse e ainda faltasse mais estrada para caminharmos. E este não foi apenas o motivo, aquela garota era alguém realmente interessante de se conhecer.
E depois de tantas coincidências, amigos em comum, lugares frequentados… Percebemos que deveríamos ter nos conhecido desde crianças. Mas de alguma maneira nunca havíamos nos esbarrado por ai. E talvez até tivéssemos, porém sem ter controle algum para nos perceber.
Naquele dia eu decidi que eu nunca mais iria querer ter o controle da minha vida nas mãos, mesmo que fosse possível. Pois até então eu não sabia, mas eu havia conhecido uma das pessoas com quem eu mais iria me importar dali em diante.
Hoje celebro muitas amizades que tenho. Sou sempre grata a Deus e a falta de controle em nossas vidas que nos permitem conhecer pessoas magníficas, até mesmo quando o caos domina o dia e nada concorre para o bem.
E posso dizer com toda certeza àquela garota que conheci na estrada. Que não importam os caminhos que a vida a leve, se houver uma estrada difícil para caminhar eu deixarei qualquer atalho ou qualquer “carona” pra seguir com ela.
E mesmo que os caminhos que possamos percorrer sejam árduos, as pedras preciosas que encontraremos pela estrada valerão a pena cada passo dado, cada espinho pisado e cada tropeço que daremos.
Estas pedras de valor inestimável são nossos amigos, a família que podemos colher com as mãos. Sãos os amores que vem para sarar as feridas dos nossos pés, mas que acabamos guardando no coração. São aquelas pessoas que ainda não estão em nossas vidas, mas que de alguma forma, já estão pela estrada à frente esperando nossos passos cruzarem seus destinos.
Que percamos o controle de nossas vidas mais vezes. A gente nunca sabe que valioso bem podemos encontrar em meio ao caos.
Texto em homenagem ao aniversário de uma grande amiga.
17 de fevereiro de 2017
Amizade, com certeza algo bom demais para se perder...
Venha de lá um abraço amigo, para receber
o abraço deste amigo...
Ósculos e amplexos,
Marcial
AINDA E SEMPRE O TEMA É AMIZADE...
Marcial Salaverry
Não tema, pois ainda e sempre, o tema será amizade, já que sem dúvida alguma, a Amizade é um bem muito precioso para ser desperdiçada. E, ao conquistarmos uma amizade, sempre é bom procurar mantê-la. Não existe nada melhor nesta vida do que termos por perto, ou mesmo à distancia, alguém em quem se possa confiar.
É muito gratificante saber que existe alguém com quem podemos trocar idéias numa boa, que poderá ouvir nossos desabafos, e, certamente, que poderá conosco desabafar quando preciso for. Já se falou muito sobre isso, mas sempre é bom relembrar, pois pode ajudar a manter uma amizade. Sempre devemos regar a plantinha, e mante-la viva em nosso coração, e um abraço amigo e sincero sempre será muito bem recebido...
Por razões que muitas vezes independem de nossa vontade, algumas amizades se afastam, cortando o liame que existia. Podem ser motivos diversos, mormente na Internet. Algum problema com o computador, por exemplo, pode cortar um contato. Alguma dúvida mal solucionada, algum probleminha eventualmente surgido e não esclarecido, pode causar um afastamento, e nesses casos, geralmente acabamos deixando pra lá, com o pensamento de que "se ele não quer mais papo, vamos esquecer." E às vezes, essa pessoa está pensando a mesma coisa, e assim fica claro que alguém precisa dar o primeiro passo para tentar o reatamento da relação.
Sempre é interessante dizer para uma boa amizade, o quanto ela é importante para nós, pois se não o fizermos, ela não ficará sabendo disso, e assim talvez sejamos importantes para ela também, e apenas não quer dizer, porque pensa que não desejamos mais sua amizade, e por vezes esse jogo do "deixa pra lá", incomoda a ambos os lados, mas ninguém, quer dar o primeiro passo, embora alguém precise fazê-lo, para que a amizade não feneça. E não custa nada enviar-se um "Oi Amigo, saiba que você é especial para mim", mesmo que só de vez em quando, para não ser esquecido por quem queremos que não nos esqueça.
Para aqueles amigos de longa data, que, sabe-se lá porque não mais se comunicam, que tal dizer um "Oi amigo, ainda não te esqueci, ainda me lembro-de nossos papos, e você?". Dificilmente alguém deixará algo assim sem resposta. Não precisa enfeitar o pavão, nem justificar o porque do seu silêncio... Basta quebrá-lo.
Se for uma nova amizade, e que mereça sua consideração, talvez seja interessante fazê-la sentir que dificilmente será esquecida um dia. Não são necessárias palavras grandiloquentes, basta apenas um "Oi criança, gosto de você, sua amizade me é muito importante..." Muita gente não tem essas pequenas atenções, apenas por desejar fazer pomposas declarações, e isso não é necessário, pois a Amizade é algo muito simples, e com simplicidade se declara.
Aqui vai uma citação de um velho amigo que não mais está entre nós, e foi o que me inspirou este artigo:
"Algum dia você ou ele podem sentir como se realmente não tivessem nenhum... então, você ou ele se lembrará deste e-mail e não se preocupará com isso .. pois, lembrará que é querido por alguém e sempre será... Lembre a seus amigos desta verdade: que a verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo!!! "
É isso aí, meu amigo, "uma verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo..." Lindas e verdadeiras palavras, que infelizmente nem todos entendem, mas que fala fundo na alma de quem sabe interpretar e valorizar uma amizade.
Se alguém sentir-se tocado por esta mensagem, por estar há algum tempo sem comunicação com alguma de suas amizades, vai a sugestão, que tal dar o primeiro passo? Que tal dizer-lhes: "Oi amigo, tô com saudade" O máximo que vai acontecer é não obter resposta... e daí? Pelo menos ela vai ver que foi lembrada...
Que tal transmitir a todos amigos, internautas ou não, nossos sinceros desejos de UM LINDO DIA?
"Uma amizade perdida,
algo que fará falta
por toda a vida...
Marcial Salaverry"
AMIGO DE FATO
Amigo verdadeiro e aquele que arrisca
Perder nossa Amizade, mas acaba dando
Um soco certeiro em nossa consciência,
Para assim depertar- nos dos erros.
o amigo verdadeiro sempre te diz a verdade mesmo correndo o risco de perder sua amizade. O falso sempre tem um elogio nos lábios e um interesse no coração.
A integridade em uma amizade está ser leal ao ponto de correr o risco de perder o amigo para alertar do perigo próximo das más ações conspirada por oportunistas bajuladores.
Se a mulher te chamar de AMIGO... Pode perder qualquer esperança, portas se fecharam, mude o foco, porque com essa não será mais nada, além de "amigo".
Tenho medo de perder meus amigos por um vendedor de flores. E sabes por que? Porque meu discurso inteligente, minha forma de organizar as palavras podem não ser mais oportunas e convincentes que uma rosa vermelha. Nos meus argumentos só os ofereço rosas escuras e desencantadoras.
Não posso definir minhas amizades à metafísicas, pois percebo que há mais sabedoria em um bouquet de flores que em um cesto de palavras organizadas e sujas.
Quer perder um amigo falso ?
Pede ele para te pagar algo que te deve. Aí a máscara cai,ele não te deve e você segue sua vida, porque pessoas vem e vão,umas verdadeiras ficam,graças a Deus as falsas se revelam dando oportunidade para outras chegarem.
Perder também é ganhar
Talvez você que está lendo já perdeu amigos, relacionamento amoroso, bens materiais, emprego e tantas outras coisas. Na minha adolescência, perdi minha mãe. Foi horrível. Entretanto, depois de ter perdido ela, obtive experiências que com ela viva tenho certeza que não teria. Nunca o queria ter perdido é claro. Porém, a morte veio sem me perguntar a minha opinião, e com a sua perca, ganhei experiências, sabedoria, vivi muitas coisas que talvez alguém mais velho nunca viveu. Ganhei o que muitos rejeitam. Entre ficar lamentando e aprender, eu resolvi aprender! Existe muitas pessoas que só conseguem enxergar em si algum talento ou uma saída quando perde. Já vi pessoas perder o emprego e se tornarem patrões! Que maravilha! Sua perca te trouxe um ganho. Outros, foram roubados os bens matérias e ganhou outros novinhos em folha! Também vi pessoas perderem uma discussão mesmo estando certo, para ganhar um amigo. Já vi muitos perderem uma namorada e ganhar uma esposa. Para ganhar a salvação tenho que perder a vida de pecado. Você pode olhar a sua perca como fim, ou então, ver o começo. As vezes para ganhar tem que perder!
“” Se tenho que perder, que seja o medo.
Se tenho que ganhar, que sejam amigos
Se tenho que deixar, que sejam os vícios
Se tenho que te contar... Esquece é segredo.
Se ainda vou conquistar, que seja eu mesmo
Se ainda vou entender, que sejam as pessoas
Se ainda vou viver, que a vida seja intensa e prazerosa.
Se ainda vou te amar, que seja para sempre
Se o teu sorriso for meu melhor presente, que ele seja dado hoje.
Se tua mão se destina a minha, que elas se encontrem.
Se nossos corpos vão se unir, que se achem o mais rápido possível.
Se nossa vida for a dois, que sejamos mais.
E multipliquemos nossos sonhos, assim quando formos tudo,
Iniciaremos do nada
Diante da imensidão dos nossos desejos....””
.
Oscar.
Falsos amigos, a legião da má conduta a se perder no vale das sombras e a fina ironia a fazer ruir seu próprio destino