Perder Amizades
Somos o que deixamos no coração das pessoas. Somos esse relance que pode ser brisa ou pode ser furacão. Somos qualquer instante inesquecível ou esquecido facilmente. Somos um bom detalhe, uma tentativa, uma razão para acreditar. Somos milhões de motivos para o abraço ser bem demorado ou um só motivo para nem aos menos abraçar. Do tanto que deixamos, não podemos nos deixar. Seja qual for a sua métrica, não se perca na sua própria imensidão. A responsabilidade faz parte de cada ida e cada volta, cuidado com o que você anda deixando por aí, cuidado para não bagunçar a vida do outro e se perder de si.
Sinto que você está se afastando de mim e a nossa amizade está por um fio. Não quero te perder, porque você é a minha melhor amiga e minha vida não faz sentido sem você do meu lado.
O que era pequeno se transformou em uma amizade
Uma amizade se transformou num laço
E esse laço nunca será quebrado
O amor nunca será perdido
Meus amigos vivem me dizendo: “Ei, a vida vai continuar”
O tempo vai garantir que eu vou superar você
Este jogo bobo de amor
Você joga e você ganha apenas para perder
Se tem amigos que derramarão lágrimas por você, nunca os perca. É a coisa mais importante nesse mundo. Eles sempre vão te apoiar.
Na Vida você pode perder amigos, parentes, um amor, o emprego, a casa e as vezes até a alegria.
Mas jamais, em hipótese alguma, perca a FÉ.
A sua Fé é que te move.
Se você não emprestar dinheiro, você vai perder o amigo, e se emprestar, vai perder o amigo e o dinheiro. Então é melhor perder somente o amigo.
"Uma amizade perdida,
algo que fará falta
por toda a vida...
Marcial Salaverry"
Pensem nisso...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NÃO DEVEMOS PERDER UMA AMIZADE
Marcial Salaverry
Quando se perde uma amizade, é que se pode perceber o quanto a amizade é importante em nossa vida, eis que, apesar de algumas opiniões contrárias com toda a certeza, a Amizade é um bem muito precioso para ser desperdiçada. E ao conquistarmos uma amizade, deveremos sempre procurar mantê-la. Não existe nada melhor nesta vida do que termos por perto alguém em quem podemos confiar, pois é muito gratificante saber que existe alguém com quem podemos trocar idéias numa boa, que poderá ouvir nossos desabafos, e, certamente, que poderá conosco desabafar quando preciso for. Já se falou muito sobre isso, mas sempre é bom relembrar, pois pode ajudar a manter uma amizade. Sempre devemos regar a plantinha com a água da sinceridade, não permitindo que por algum motivo bobo, venha a fenecer.
Por razões que muitas vezes independem de nossa vontade, algumas amizades se afastam, cortando o liame que existia. Podem ser motivos diversos, mormente na Internet. Algum problema com o computador, por exemplo, pode cortar um contato. Alguma dúvida mal solucionada, algum probleminha eventualmente surgido e não esclarecido, pode causar um afastamento, ou até algo movido por interferência de terceiros em certos casos de fofocas que quase sempre acontecem, e que podem trazer problemas, se certas dúvidas não forem devidamente esclarecidas, e assim, por vezes por causa de algum mal entendido, alguém diz "adeus, foi bom enquanto durou", e acabamos deixando prá lá, com o pensamento de que "se ele não quer mais papo, vamos esquecer." E às vezes, essa pessoa está pensando a mesma coisa, e a falta de colocar os pingos nos "is" provoca mesmo o fim de um papo que poderia ter sido muito bom, mas alguém precisaria dar o primeiro passo, e esse passo por vezes custa muito ser dado, por causa de algum orgulho ferido...
Sempre é interessante dizer para uma boa amizade, o quanto ela é importante para nós, pois se não o fizermos, ela não ficará sabendo disso... Talvez sejamos importantes para ela também, e apenas não quer dizer, porque pensa que não desejamos mais sua amizade. E fica assim, cada qual para um lado, quando poderiam estar juntos... Por vezes esse jogo do "deixa prá lá", incomoda a ambos os lados, mas ninguém, quer dar o primeiro passo, e alguém precisa fazê-lo, para que a amizade não feneça. E não custa nada enviar-se um "Oi Amigo, saiba que você é especial para mim"... de vez em quando, mesmo que seja metaforicamente, através de um texto que fale de quanto as amizades podem ser importantes... E assim, para aqueles amigos de longa data, que, sabe-se lá porque não mais se comunicam, que tal dizer um "Oi amigo, ainda não te esqueci, lembro-me de nossos papos, e você?". Dificilmente alguém deixará algo assim sem resposta. Não precisa enfeitar o pavão, nem justificar o porque do seu silêncio, basta quebrá-lo.
Se for uma nova amizade, e que mereça sua consideração, talvez seja interessante fazê-la sentir que dificilmente será esquecida um dia. Não são necessárias palavras grandiloquentes, basta apenas um "Oi criança, gosto de você, sua amizade me é muito importante..." Muita gente não tem essas pequenas atenções, apenas por desejar fazer pomposas declarações, e isso não é necessário, pois a Amizade é algo muito simples, e com simplicidade se declara.
L'Inconnu escreveu algo que me foi passado um dia destes, e foi esse texto me inspirou este artigo, veja que beleza:
"Algum dia você ou ele podem sentir como se realmente não tivessem nenhum amigo, então, você ou ele se lembrará deste e-mail e não se preocupará com isso, pois, lembrará que é querido por alguém e sempre será... Lembre a seus amigos desta verdade, ou seja, que a verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo!!!
É isso aí, amigo L'Inconnu, com certeza uma verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo, e como são lindas e verdadeiras essas palavras.
Se alguém sentir-se tocado por esta mensagem, por estar há algum tempo sem comunicação com alguma de suas amizades... Que tal dar o primeiro passo? Que tal dizer-lhes: "Oi amigo, tô com saudade" O máximo que vai acontecer é não obtermos resposta... e daí? Pelo menos ela vai ver que foi lembrada...
Nada melhor do que transmitir a todos amigos, internautas ou não, nossos sinceros desejos de UM LINDO DIA, na esperança de que esse dia possa ser repetido indefinidamente...
À medida que enfrentamos as batalhas da vida e começamos a vencer, podemos perder 'amigos', mas, verdadeiramente, ganhamos uma valiosa libertação.
Vale muito mais a pena se perder e se encontrar nas esquinas da vida do que nunca ter tido a chance de se descontrolar.
[...]
A gente nunca sabe o quão valioso bem podemos encontrar em meio ao caos.
Perder alguém é difícil mais o que realmente significa perder alguém, bem isso pode ter muitos significados como alguém que venha a falecer ou também pode significar que alguém se distanciou de tal maneira que seja impossível ou quase, de voltarem a se falar ou até se entenderem. como sabemos se perdemos alguém, como podemos saber se algum dia já tivemos essa pessoa para ter a possibilidade de vir a perde-la. Outro significado para perder alguém pode até sobre você como se perder, não saber mais quem é você ou o que está fazendo e porquê, pode não só ser sobre um amor como pode também estar falando de um amigo ou amiga, e essa perda é na minha opinião a pior, claro que é impossível ter posse de alguém é impossível que a pessoa seja sua mais quando você sente que aquela pessoa participa de uma grande porcentagem de sua felicidade é como se vocês precisarem uma da outra a qualquer momento do dia é como se nas horas mais tristes ela fosse a única pessoa que consegue te fazer sorrir, e mesmo brigando você sabe que aquela é a pessoa que sempre vai estar lá para te apoiar ou abrir seus olhos.
Quando a gente parar para escutar, depois analisar, entender e respeitar antes de julgar e xingar, estaremos prontos para conversar sem o risco de perder a amizade e continuar seguindo a vida feliz, independente de estar certo ou errado seguiremos em paz
Ao longo dos anos, vamos descobrindo que as promessas, um dia serão esquecidas.
Que as palavras deixam de ter valor, assim que pronunciadas.
Amigos vem e vão, são poucos os que ficam.
Que a dor de perder alguém aneniza com o tempo, mas nunca serão esquecidas.
Que o silêncio, machuca quem espera respostas.
E que vivemos presos, se a nossa mente não for livre.
"Saiba sonhar, não altere seus planos, viva intensamente, ouse lutar pelo que mais acredita; arrisque sem medo de perder, corra em busca da sua felicidade, vença os desafios; isole a tristeza, exploda de alegria, chore de emoção, cuide bem dos seus amigos, conquiste a cada dia as pessoas que AMA, esqueça suas mágoas e encontre a verdadeira felicidade."
—By Coelhinha
⏳ O valor de cada coisa é a quantidade de tempo que você gasta com cada uma delas. E algumas coisas podem sair caras demais. ⌛
Que percamos o controle de nossas vidas mais vezes. A gente nunca sabe que valioso bem podemos encontrar em meio ao caos.
Achamos que temos o controle de tudo, não é mesmo?
Vou acordar às sete;
Vou almoçar arroz com feijão;
Vou concluir aquele trabalho antes das três.
E assim seguimos débeis em nossas rotinas. Mas a verdade é que não temos controle sobre nada. Um dia podemos acordar e já ter 80 anos ou simplesmente ver que tudo que vivíamos era uma doce ilusão. Ah! Matrix.
O fato que mais me chama atenção nessa falta de controle toda é saber que vale muito mais a pena se perder e se encontrar nas esquinas da vida do que nunca ter tido a chance de se descontrolar.
Eu acordei em um dia chateada. Trabalho, curso, provas… E pra completar meu dia ‘maravilhoso’ uma greve de ônibus fez muita gente ir andando pra casa. Foi a gota d’água para mim. Eu estava realmente brava com minha vida.
A última coisa que eu imaginava encontrar naquele dia era uma pedra preciosa pelo chão. E andando sozinha pelas ruas, confusões, badernas… Naquele cenário de fim mundo eu acabei encontrando algo realmente valioso.
Quando dei por mim estava caminhando junto a um grupo de garotos que seguiam na mesma direção que eu. Nós não nos conhecíamos, mas a desgraça nos uniu de certa forma.
De repente surge uma carona, alguém para e chama aqueles garotos para entrar, exceto eu. Claro! Não havia lugar para uma desconhecida deles. Eu seguiria sozinha naquela estrada longa, brava e irritada até com meus cadarços.
Porém, uma garota que estava naquele grupo não entrou no carro. A menina continuou a pé comigo.
Pausei por um instante meu exercício de “Ódio ao dia” e perguntei o porquê dela deixar a canora com os amigos para seguir comigo. Ela respondeu que não iria deixar uma garota continuar a pé sozinha naquela estrada e, afinal de contas, nós estávamos indo para o mesmo lugar.
Aquela jovem não me conhecia, ainda assim, ela tomou o controle daquele fato inesperado rompendo a hegemonia do caos.
Ela tomou o controle do fato, porém perdeu para o destino.
Ela não seguiu a programação do acaso e continuou com seus colegas aproveitando a carona que viria muito a calhar naquele dia.
Ela se permitiu perder o controle. Apostou na companhia de uma estranha que caminhava emburrada pela estrada de asfalto e da vida.
Ela não se importou com os quilômetros que andaríamos a pé.
Ela não se importou em me falar da sua vida e dos seus problemas.
Ela não se importou em dar umas risadas comigo daquela situação toda.
Conversamos quase todo caminho, incessantes. Era uma busca desesperada por saber sempre mais. Eu tinha medo que o assunto acabasse e ainda faltasse mais estrada para caminharmos. E este não foi apenas o motivo, aquela garota era alguém realmente interessante de se conhecer.
E depois de tantas coincidências, amigos em comum, lugares frequentados… Percebemos que deveríamos ter nos conhecido desde crianças. Mas de alguma maneira nunca havíamos nos esbarrado por ai. E talvez até tivéssemos, porém sem ter controle algum para nos perceber.
Naquele dia eu decidi que eu nunca mais iria querer ter o controle da minha vida nas mãos, mesmo que fosse possível. Pois até então eu não sabia, mas eu havia conhecido uma das pessoas com quem eu mais iria me importar dali em diante.
Hoje celebro muitas amizades que tenho. Sou sempre grata a Deus e a falta de controle em nossas vidas que nos permitem conhecer pessoas magníficas, até mesmo quando o caos domina o dia e nada concorre para o bem.
E posso dizer com toda certeza àquela garota que conheci na estrada. Que não importam os caminhos que a vida a leve, se houver uma estrada difícil para caminhar eu deixarei qualquer atalho ou qualquer “carona” pra seguir com ela.
E mesmo que os caminhos que possamos percorrer sejam árduos, as pedras preciosas que encontraremos pela estrada valerão a pena cada passo dado, cada espinho pisado e cada tropeço que daremos.
Estas pedras de valor inestimável são nossos amigos, a família que podemos colher com as mãos. Sãos os amores que vem para sarar as feridas dos nossos pés, mas que acabamos guardando no coração. São aquelas pessoas que ainda não estão em nossas vidas, mas que de alguma forma, já estão pela estrada à frente esperando nossos passos cruzarem seus destinos.
Que percamos o controle de nossas vidas mais vezes. A gente nunca sabe que valioso bem podemos encontrar em meio ao caos.
Texto em homenagem ao aniversário de uma grande amiga.
17 de fevereiro de 2017