Percepção
"Um lugar importante para começar na filosofia é este: a clara percepção de nosso princípio orientador."
Epicteto, Discursos, 1.26.15
(...) Epicteto está dizendo que nos tornamos filósofos quando começamos a exercitar nossa razão orientadora e passamos a questionar as emoções e crenças e até a linguagem que outros dão por certas.
O objetivo da vida
não é ser feliz; é ser útil!
Na verdade, é essa percepção de utilidade que nos permite
ser permanentemente
felizes!
Pode até pensar que me engana, más lembre-se, a minha percepção é fantástica... E o más fantástico ainda, é que sei premeditar cada passo e cada ação em que tomarei... Quem prantearás no final da história não será eu... Não me arrependo de minhas decisões... Nunca subestime.
Temporais podem surgir a qualquer momento, neste tempo o medo pode sim te roubar a percepção do tempo. De quem está contigo todo tempo e fora de tempo. Acalma o teu coração, pois o tempo ainda é o melhor remédio, o guardião da razão e aquele que a seu tempo põe todas as coisas no seu devido lugar.
Nós precisamos remodelar a nossa própria percepção de como nós nos vemos. Nós temos que assumir o papel como mulheres e tomar a frente.
Percepção
Foi vendo os mais velhos dançando
que me encantei com essa dança, que tanto amo... Samba Rock está no Sangue.
"Quanto alguém produzir uma injúria contra ti, guarda consigo a percepção de que essa fala pertence a ele, não a você.
Na sua esfera íntima está apenas a escolha sobre como reagirá a ele, se redarguindo em igual medida comprovando por este fato que ocupa a mesma estatura que ele, ou sublimando a pequenez daqueles que ainda carecem de luz e aprendizado.
Ao fim e ao cabo, é sempre sobre você e a forma de reagir as circunstâncias, jamais sobre ele e suas infâmias."
Meu grau de percepção é tão preciso que eu consigo decifrar cada estado seu, sem que você precise dizer, sequer, uma única palavra.
O ser é totalmente consciente.
Nada escapa à mente, tão somente à percepção.
Atos involuntários são apenas a expressão de uma verdade que não foi filtrada, o que não significa que a consciência desejasse que ela fosse filtrada ou não. A mente é um mistério. O que você pensa que é, na verdade é apenas uma sombra do que você verdadeiramente é. Somos seres fantásticos.
Nossa percepção tridimensional deste momento às vezes se confunde com o conhecimento adquirido, colocando em check a verdade da realidade.
Independentemente da dúvida, mantenha-se sempre no compasso e no esquadro ∴
Natal
Muitos comemoram, porém pouquíssimos são aqueles que possuem a real percepção deste extraordinário evento. Muito aguardado pouco discernido, o natal se transformou no arquétipo de uma cultura supérflua, supersticiosa, cronológica, condicionada, consumista e religiosamente materialista. Todavia sob o substrato desses pseudos significados natalino jaz a real significação desse acontecimento que transcende a historicidade e a tradição preestabelecida. Na perspectiva histórica Natal foi o momento em que o Atemporal se sujeitou a dimensão espaço tempo, o Desconhecido se fez conhecido, o Inacessível se tornou acessível, o Mistério dos mistérios desvelou-se, o sem imagem revelou a sua “face”, o não humano tornou-se demasiadamente humano para que em sua humanidade o homem descobrisse a sua divindade. Quando o amor se personificou seu magnetismo foi tamanho que magos foram atraídos e vieram do oriente para adorá-lo, pastores abandonaram seus rebanhos e impelidos saíram ao encontro do Pastor de suas almas. Esses eventos nos dão um vislumbre de que ele veio trazer saciedade aos anseios insaciáveis do espírito humano. O nascimento do não nascido também evoca o desejo do Eterno de ser gerado em nosso interior e que o fruto desta gestação seja o surgimento de um novo homem pleno em amor com uma consciência Crística. Esse é meu Natal!
“Restam-nos sofrer as dores de parto até ser Cristo gerado em nós”.
Um homem só se torna Homem quando se permite a sensibilidade da percepção e a correta concepção de valores.
A percepção predominante na América Latina é de que a teologia é um mero passatempo de intelectuais, quando na verdade deveria ser tema indispensável para a vida. A culpa da teologia ter se transformado nesse joguinho efêmero, em suma, é de responsabilidade dos próprios teólogos que "profissionalizaram" a reflexão teológica e a insularam das outras disciplinas humanas, privando a teologia de cumprir seu papel na história.
Por isso teologias como a da Libertação e da Missão Integral se fazem necessárias para retomar o diálogo multilateral com as diversas áreas do saber e os variados movimentos que compõe a cidade.
As igrejas deveriam sim promover mais diálogos (e eu não disse monólogos) sobre as pautas da cidade como: igualdade de gênero, racismo, política, economia solidária, inovação, programas de transformação social, práticas sustentáveis, saúde mental e etc.
Eu diria que é no mínimo irresponsável que os líderes eclesiásticos sigam mantendo a teologia e a igreja numa ilha.