Perceber
PERCEPÇÂO
Sem perceber,
nos deixamos levar,
um e outro,
por curtas viagens evidentes.
Sem perceber,
seguimos rumos opostos,
perdemos o espaço,
por um descontínuo tempo.
Tornamos a evidencia objetiva,
subjetivamos vontades,
buscando o absoluto no imanente
derivando hipóteses!
Reduzimos ao vulgar o extraordinário,
guiados por um ethos multifacetado,
num composto de ilusão e sentido,
Sempre derivando hipóteses!
E por fim,
numa causalidade transcendental,
Percebemos que...
Teses e antíteses só nos levaram às sínteses!
Uma tríade traiçoeira!
Onde a razão se encontra,
Onde já se torna uma impossibilidade...
continuarmos nos escondendo dela!
Ás vezes, perceber que alguém gosta de nós nos faz agir tão maldosamente quanto se não o tivéssemos percebido. A maldade pela ignorância não é menos ruim que a maldade intencional. Ambas são maldade e o resultado é o mesmo.
Quem é capaz de sorrir para os outros e para a vida, receberá sorrisos, e começará a perceber que não é tão difícil ser realmente feliz!
Viver ou Existir
(Luiz Maia)
Um dia eu pude perceber que existe uma enorme diferença entre ver e enxergar, ter e ser, ouvir e escutar, andar e caminhar, desejar e querer.
Descobri também que viver e existir são coisas inteiramente distintas.
Algumas palavras podem ter o mesmo sentido ou finalidade quando incluídas em uma oração qualquer, parecendo a muitos uma questão de semântica ou de palavras afins.
Mas de fato há uma sutil distância entre entender e captar a essência daquilo que nos foi mostrado.
Os fatores subjetivos, aquilo que está subliminarmente compreendido, precisam ser melhor interpretados por quem não consegue enxergar o âmago daquilo que foi exposto.
Ninguém menospreze a força do "oculto" que reside nas "entrelinhas", por exemplo.
Portanto, quando alguém fala que viu não significa dizer que enxergou o que deveria.
Há distâncias infindas aí.
Quando andamos não quer dizer, necessariamente, que caminhamos.
Andamos às vezes sem ter o menor objetivo traçado, sem nenhuma meta a ser atingida.
E ao ouvirmos um som qualquer não implica jamais em afirmarmos que escutamos.
Escuta aquele que sente, aquele que busca ouvir o que não foi dito; o que ficou implícito.
Há muita gente ouvindo por aí sem escutar absolutamente nada.
Esses pequenos exemplos nos remetem à seguinte reflexão:
Viver e Existir são fatores completamente opostos. Existir é o mesmo que passar pela vida sem tê-la vivido de forma correta e intensa.
Aquele que apenas existiu esqueceu de se fazer presente no livro da história, digna e plenamente.
Simplesmente passou despercebido.
É lamentável vir ao mundo e ter perdido a chance de ter vivido satisfatoriamente.
Viver é realizar-se plenamente, sempre voltado às ações que engrandeçam o ser humano.
Vive aquele que se sente parte integrante do Universo.
Vive quem faz de tudo para ver a alegria estampada na face do outro.
Viver é sentir prazer em amar a Deus acima de todas as coisas.
Vive quem ama e respeita a natureza e todas as formas de vida.
Vive quem pratica só o bem.
Viver é amar sempre, sempre!
Vive aquele que estende a mão ao amigo que necessita.
E é certo que quando estendemos a mão ao nosso irmão,
Deus nos estende a d'Ele de imediato.
Viver e Existir são diferentes em essência.
Às vezes buscamos por uma felicidade que está distante e deixamos de perceber que ela pode estar
mais perto do que imaginamos. Basta olhar à nossa volta.
De que adianta eu dizer não ao amor que sinto por ti se meu coração a todo o momento me faz perceber que eu menti, em inúmeras vezes que eu tentei recusar-te.
Os beneficios do amor;é ser nobre sem perceber;
cultivar a sabedoria sem entender; o coração que
ama está em um corpo saudavel; semeia a semente
que é o projeto da eternidade.
Quando a lua apareceu repleta de luz e brilho sob aquela lagoa eu consegui perceber que nada mais é tão encantador no mundo do que ficar ali com a lua num sonho lindo e profundo.
O pior de tudo é que eu sinto ciúmes, que finjo não ligar, não perceber, até mesmo reparar em algo irreparável, mas sabe que por dentro estou lutando contra algo que jamais pensei em mudar, em cutucar, pois o que tenho dentro de mim não é um extinto e sim leão. Um leão que apenas tem vontade de devorar e destruir quem mexe com ele, isso é o meu ciúmes.
Se você fez algo de errado, se arrependa enquanto é tempo. No dia que você acordar e perceber que está tudo de cabeça pra baixo e a cada passo dado sua vida afunda ainda mais.. Será tarde pra voltar atrás.
De mentiras em mentiras acaba se encontrando uma gota de realidade que te faz perceber quanta bobagem foi tentar se esconder de si mesmo.
Naquele instante pude perceber
Que você nunca irá me pertencer
Não adianta que eu deixe transparecer
Se é só para mim, e pra você...
Nunca ira ser
Posso ver
Por dentro de você
As respostas cruéis
Das minhas perguntas fieis...
Não é preciso contestar
Ou estar
Ao teu lado, para de ti deixar
De pensar
Sei que tua boca cálida...
Em meu corpo quer passar
Porém, qualquer um poderia tentar
Más somente um
Aquele que meu coração ganhar...
Não sofrerei
Pois sei...
Que tudo que aqui passei
Foi sincero, e jamais me esquecerei.
Por você morrerei
Más não o procurarei...
Nos contrastes é que reside o Todo, e no encontro dos opostos é que se pode perceber a não linearidade do existir.
Acordar e perceber que não tenho você para: me abraçar e me beijar no rosto quando estou de mal humor!
Quem diria que na ponte da incerteza alguém pudesse perceber a certeza da felicidade. Pois bem eu acreditei, atravessei a tal ponte, mas ao menos que eu chegasse a metade percebi que já não estava lá, já havia partido e com ele teria levado qualquer esperança.
A momentos de reflexão que te fazem perceber que certas atitudes feitas pensando em outra pessoa e esquecendo de você,não contribuirão em nada na sua vida,não aconteceu nada que lhe tenha ajudado,pois bem,infelizmente e só fazendo esse tipo de besteiras do auto-esquecimento para cair na real e fala pra si,caraca como eu fui idiota!
Fatos destroem opiniões, e nos fazem perceber que nossas decisões podem ser precipitadas e completamente erradas...
Falar de mim talvez tenha te assustado, e não tivemos tempo de nos conhecer pra você perceber que palavras são diferente do eu que me compõe, mas a vida tem suas leis, e se fizer parte do destino nos reencontrar, ai que vai ter valido a pena esperar, pois estaremos moldados pela vida e prontos para nos amar sem questionar.