Pensao do Pai
Passei grande parte da minha vida sem entender muito bem meu pai, atitudes que ele tomava para mim eram estranhas e, muitas vezes, não concordava com elas... cresci, passei pela juventude, me tornei adulto e envelheci e, atualmente, compreendo perfeitamente todos os ensinamentos que ele me passou, até em momentos em que eu não queria aprendê-los.
Já, há muitos anos, não tenho mais meu pai junto comigo, mas a todo momento me lembro de citações dele, tais como:
– QUEM POR GOSTO CORRE, NÃO CANSA!
– QUEM QUER FAZ, QUEM NÃO QUER PEDE!
– QUEM CASA, QUER CASA!
– QUEM CASTIGA COM RAIVA, NÃO CASTIGA, VINGA-SE!
– QUEM CEDO SE DEITA E CEDO LEVANTA, DOENÇA, POBREZA E VELHICE ESPANTA!
Pai, se o senhor estivesse hoje aqui, certamente, eu diria que você me ensinou muito mais do que eu queria aprender; me mostrou que nos momentos de tristeza sempre resta uma esperança, me vez entender que todo homem deve guardar dentro de si um sonho de criança. Atualmente, sei que aprendi com o senhor saber amar e a ter a capacidade para perdoar.
Para aqueles que ainda tem seu pai presente e ao seu lado, lembre-se sempre, tem coisas que não queremos aprender e, só com o tempo, vamos entender que o nosso primeiro e melhor professor é o nosso pai, e que os seus ensinamentos são essenciais para termos uma vida plena e feliz!
Pedro Marcos
Quando era criança considerava meu pai um gênio, mas quando me tornei um jovem ele passou a ser um grande ignorante e eu não compreendi como essa transformação aconteceu tão rapidamente.
Atualmente, já mais velho, sei que ele era um sábio.
Hoje percebo que meu pai sempre foi o mesmo durante todo o tempo e, logicamente, quem sofreu aquelas transformações fui eu!
Na minha juventude, meu pai utilizava, continuamente, uma frase que eu não conseguia entender muito bem e, tal frase, era:
“SE EU MORRER HOJE, A VIDA NÃO ME DEVE NADA”.
Atualmente consigo perceber o que a frase significava para meu pai, ou seja:
“EU VIVI A MINHA VIDA, PLENAMENTE, EM TODOS OS SEUS MOMENTOS”!
Obviamente que, nesse momento de minha vida, eu a entendo perfeita e completamente!
Pedro Marcos
CARTA AO SENHOR DEUS
Senhor Deus pai criador do mais belo universo e de todas suas magníficas obras feitas nesse mundo no qual vivemos. Sabes muito bem quem sou. Antes de tudo, quero te agradecer em mil palavras nesse exato momento por poder estar escrevendo esta carta. Meus grandiosos parabéns! Tenho 36 anos de existência, sou fã de vossa majestade pelo princípio de tudo. Depois de ter criado o universo destes vida a ele criando o homem feito a vossa imagem e semelhança, depois criaste a mulher para companhia do homem, neste meio termo o homem falhou cometendo um grave pecado, pelo qual nós carregamos conosco até hoje. Mesmo assim com a tua imensa bondade, resolveste dar a nós uma segunda chance, enviastes ao mundo o seu filho Jesus Cristo para nos salvar dos nossos pecados. Até então somos intensamente gratos por uma nova oportunidade que nos destes. Mas o que mais me comove é a atualidade no qual estamos vivendo, pois de lá para cá tudo mudou. O mundo, o tão maravilhoso e perfeito mundo, o qual nos deixou está irreconhecível, já não se encontra mais o mesmo. Suas lindas florestas estão muito mais do que irreconhecíveis, o homem só tem feito queimadas e desmatamento, parecendo como se fosse um deserto e lixo por todos os lados. Seus rios estão completamente poluídos de qualquer coisa ruim que possas imaginar. Ah! Sem contar com as faltas de água que estamos passando, também estão destruindo suas nascentes de água. Seus animais não se encontram os mesmos, os seres humanos estão matandoos, como se não fossem tão importantes. Vale a pena também lembrar que seus mares se encontram bastante poluído. Até então o ser humano tem passado por uma drástica mudança em seu comportamento, o amor divino o qual nos deixou, poucas pessoas o tem. Hoje presenciamos muitas cenas horríveis na nossa modernidade. Parece que o ódio está reinando no coração do homem. Nossa política a cada dia que passa está possuída pela corrupção, as autoridades não estão nem um pouquinho preocupados com o povo. A nossa liberdade e justiça quase que não nos pertence. O símbolo de aliança matrimonial entre o homem e a mulher que estabeleceu, aos poucos está se desfazendo, o que mais se vê é separação de casamento ou divórcio. A inveja arde no coração do homem, parecendo ser irreconhecível. O homem a cada dia que passa está mais ganancioso, sempre e sempre querendo mais que o outro. A maldade o crime e o assassinato parecem eminentes, a cada dia que passa pessoas matando pessoas. A fome prevalece cada vez mais no mundo. A guerra que antes não existia, hoje estamos prejudicados por ela. O homem está cometendo erros desenfreadamente.
Eu te faço uma pergunta meu senhor Deus: Onde isso vai parar? Estou aqui em prantos escrevendo essa carta, afim de obter uma resposta, sei que não sou perfeito, tenho os meus defeitos, mas peço ao seu filho Jesus sabedoria todos os dias para continuar minha jornada. Para finalizar quero lhe agradecer por tudo e que o teu amor derrame bênçãos sobre nós. Eu te amo meu SR. DEUS.
Penso eu !
Um belo dia , nosso irmão Jesus
Em uma conversa com o pai
Falou:pai sei bem que deixaste
Seus desígnios pois sabe o melhor !
Mais vi bem como eles agem!
Temos que mudar algo para que
Compreendam sua intenção !
E Deus em resposta ao seu filho perfeito
Diz : Quero que eles sejam fraternos e carinhosos uns com os outros .
Pai ,eles não se amam, se maltratam !
Deus responde ; por conta disto deixei a
Ordem para que ama-se uns aos outros como a ti mesmo .
Pai , esse é o problema eles não se amam como eu os amo !
Filho, então mude esse designo, diga a
Seus irmãos que novo mandamento dou, para que todos a baixo do sol ame uns aos outros como eu os amo !
◄ João 13:34 ►
"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros."
A nossa pátria mãe gentil, Brasil, precisa mesmo de um verdadeiro pai brasileiro pois de padrastos, carrascos e compadres já tivemos muitos e arruinaram nossa cultura, futuro e educação.
Pai!
Uma palavra perdida no ar
Uma palavra esperando voltar
Tive um pai...
Perfeito com suas limitações
Imperfeito com suas tensões
Agora me aconchego no colo de Deus
Pois, meu pai está longe do meu
Do meu olhar,
Do meu mundo.
Saudades do pai.
Deus Pai... me perdoa nas vezes que esmoreço, tu bens sabes das minhas lutas, até comigo mesma, me perdoa, pois bem sei que tem pessoas em batalhas piores que a minha, é apenas um desabafo, Pai Amado de sua filha que chora, preciso do seu amparo nesse momento, me ampara, Senhor, até me restabelecer e continuar minha caminhada junto aos meus.Amém!
Saudades pai
Essas lembranças, essas bem antigas são muito boas, lembro quando me levava no bar do lado de casa pra comer coxinha com guaraná, ou nos fins de semana de manhã quando fazia pão na chapa ou ovo cozido com a gema mole, são as que gosto de lembrar, são as que sinto saudades, ou até da confusão em minha cabeça quando aos 11 anos descobri que eu não era seu filho de sangue, foi a primeira vez que escutei a expressão " Pai é quem nos cria, quem nos dá amor". Dói lembrar que minhas lembranças depois dessas não são nada boas, ainda me dói as vezes em que passo por lugares onde era hábito lhe ver caído, bêbado e sujo, ou quando lembro da vergonha que sentia quando tinha que explicar para os amiguinhos de escola que aquele cara bêbado e mijado caído no portão era na verdade meu pai... Mesmo sabendo que o senhor não era uma pessoa má, isso não era o suficiente pra mim, eu não queria ter que entender as suas frustações e a sua dor, eu só queria um pai, só queria que minha mãe não tivesse que estar sempre tão exausta e nervosa por não ter com quem dividir as responsabilidades e preocupações, isso ia criando tanta revolta e mágoa no meu coração, tanta vergonha e tantos outros sentimentos que cultivei por toda a vida. Já fazem 2 anos que o senhor partiu, hoje a mágoa foi embora, mais eu queria do fundo do coração que ela tivesse ido primeiro do que o senhor.
Pedir colo para Deus,
não é vergonha,
quando tudo dói,
sobra apenas o pai,
então oro de joelho
para que me ilumine,
me sopre um conselho,
afinal ninguém é perfeito,
que amanhã ao despertar
meu sorriso volte
e o vento sopre para disntante
toda tristeza,
que eu sinto agora!
Sergio Fornasari
Pai Nosso que vive nos céus, derramai sobre nós Vossa bondade...
Que Vossa onisciência nos ensine a humildade e que Vossa onipresença nos fale sobre nosso mundo...
Pai, ensina-nos o amor puro e incondicional, pleno de beleza e genuinidade;
Fale-nos sobre a sabedoria ancestral que a natureza nos sopra mas que não podemos ouvir mais... Fale-nos Pai, da grandiosidade das cores mais simples, para que possamos ver e viver o encantamento deste mundo!
Que sua sabedoria toque Pai, nosso intimo onde adormecem nossas essências mais profundas e belas, pelas quais viemos a este mundo e pelas quais fazem pulsar nossas almas. Que através de Ti possamos resgatar àquilo que deixamos para trás por engano e que Tua luz nos embriague de vida e de amor.
Ensina-nos Pai a verdadeira conexão com o Sagrado, longe de falsas palavras e tolas vaidades, para que possamos usufruir nossos dias de vida com toda plenitude que nos cabe, tendo as árvores e os animais como nossos irmãos; e as águas, terras e ventos como eternos mestres.
Que a irmandade e o Sagrado sejam respirados assim como o ar, para que nossos corpos se abasteçam daquilo que nos fala dentro de nossas almas...
E que o desejo de comunhão e paz entre os homens seja, de forma soberana, a sua linguagem. E por ser assim, que àqueles que carregam a maldade dentro do peito sejam afastados de nós e de nossos irmãos.
Por amor à vida te somos gratos Pai.
Senhor, pai amado que cuida de seus filhos com benignidade.
Olhai senhor para o céu escuro da nossa pátria, vestida de corrupção e crueldade. Lançai Deus do amor, a tua misericórdia pelos irmãos ainda embruscados no ódio e na ganância e os clarifique divinamente a trilhar o caminho de amor.
Em seu tempo, em sua medida, pois não existe Pai ser mais justo que ti, a tua misericórdia estende – se em oportunidades de crescimento ofertado diariamente.
Meu pai, é o herói que eu estamparia em pôster e colocaria na parede do quarto. Tivesse ele saído de uma história em quadrinhos, seria daqueles personagens com vários braços, um cérebro enorme e dotado de super velocidade.
Dai-me Senhor
Senhor, por favor, faça-me paciente,
Escuta oh pai, este meu clamor,
Me de sabedoria e me faça prudente,
E preencha o meu coração com amor.
Tira o egoísmo existente em meu ser,
Não me deixe iludir por aparência,
Ensina-me, com a realidade conviver,
Observando a sua advertência.
Tape os meus ouvidos ao que não agrada,
Não deixe a minha língua caluniar,
Guie-me por toda essa longa caminhada,
Não me deixando a ninguém eu humilhar.
Afaste de meu coração toda a maldade,
Reveste-me com a sua santa presença,
Blindando-me com toda a sua bondade,
Resguardando-me de qualquer sentença.
Desnuda Senhor, toda a minha mente,
Afaste do pensamento todo o estorvo,
Semeia em meu coração nova semente,
Fazendo de mim um homem novo.
Du’Art 12 \ 02 \ 2017
Meu pai nasceu nessa casinha da pintura. Ela era exatamente igual esta retratada aí. Esse quadro foi pintado antes da casa virar ruínas e sempre que o olho, navego a um passado que me trás recordações quase vivas em minhas memórias.
Casa de tijolos de barro, piso de terra batida quase cinza, janelas e portas de madeira rústica entalhadas pelo formão e pelo machado, tranquilamente trancadas por tramelas. As madeiras do telhado eram feitas artesanalmente de majestosos troncos de árvores nativas da região e nas suas telhas de barro ainda podia se ver os rastros das mãos habilidosas de quem às fez.
Era linda. Arrumadinha. Fresquinha e cheirosa. Cheirava a rosas durante o dia e o perfume de jasmim invadia os cômodos à noite, com a sutileza que beirava a perfeição. Escondidos sobre a beleza da simplicidade os móveis pesados e robustos, arranjados com matéria prima que trazia mais vida ao lugar. As camas bem simples forradas com esteiras de talinhos dourados e pesados colchões de algodão cru, recheados ricamente com capim seco. Jarrinhos de flores, o pote, a moringa com água, o candeeiro com sua mancha de fumaça preta na parede e as imagens de Santos e Santas, faziam a decoração típica do interior da Bahia.
Nas recordações que meus sentidos me trazem, consigo sentir o cheirinho de café moendo, da panela de ferro cozinhando feijão catador, da lenha do fogão a lenha queimando, até o estalinhos eu consigo escutar. Ficava ali encostadinho observando aquelas cores vivas que o fogo improvisava, a dança louca das labaredas e imaginando que a fumaça que saia bailava ao comando de minhas pequenas mãos.
A visão pelas janelas me parecia quadros. As plantas, as árvores maiores, a vegetação nativa, tudo era encantador. O abacateiro grande e frondoso na lateral fazia sombra para o engenho de cana e o forno de farinha. Abacate, rapadura e farinha é a combinação perfeita. O pé de cereja com suas texturas, cheiros e cores era algo que se sobressaia no quintal, perto do rego de água, fazia sombra para as galinhas e aninhava passarinhos de todas as espécies que procuravam por seus deliciosos frutos. Eu era um desses passarinhos, com a habilidade de criança magricela escalava o mais alto que podia e ficava ali, vendo o tempo passar e comendo cerejas. A cerca que rodeava a casa era também por onde passavam várias pessoas a caminho de outros lugares e um cumprimento alegre era praxe. Toda criança que passava gritava um “Bença!” e ganhava um “Deus te abençoe” de cortesia e de coração.
Os sons ao redor da casa compuseram as melodias mais harmoniosas que já escutei. O radinho de pilha ligado em alguma estação, os pássaros livres e cantadores, as aves no quintal piando descompassadamente pra lá e pra cá, o barulhinho bom do rego de água que cortava fora a fora a linha do quintal, os berros do gado e dos bezerros, o relinchar dos cavalos acordando, os latidos dos cachorros mateiros, faziam daquilo tudo uma composição ímpar, transformavam a algazarra matinal em música pra mim.
Mas havia ainda o maestro. Calmo, porém opulente. Forte, todavia tranquilo. Imortal. O Arrojado! Aquele rio de águas doces, límpidas e frescas, era o que permitia se viver ali e o seu ronco, meio canto, meio barulho era ouvido de longe, de qualquer lugar. O arrojado como o próprio nome diz era destemido, cortava as terras desde o Gerais e levava vida a tudo e a todos. Era ele quem mandava.
Banhar nas águas daquele rio era um capítulo a parte, era a aventura maior de todas e ir além de onde se conseguia colocar o pé no chão, me exigia uma coragem sem tamanho. Com os pés flutuando meu coração ia à boca, de medo e de respeito pelo rio. “Rio não tem cabelo menino”, eu escutava dos mais velhos a advertência e assim procurava sempre respeitá-lo como se respeita um Mestre.
Várias lendas e histórias eram contadas a respeito das águas do Arrojado. Algumas pra rir, outras pra meter medo. Quem nunca ouviu falar do Nêgo D’àgua? Aquela criatura imaginária, folclórica e bagunceira deixava minha imaginação fértil. Sempre fui doido para vê-lo, ainda não tive a sorte.
A noite, sentado nas cadeiras no quintal da casa, podíamos ver o maior espetáculo do mundo: O céu!!! Que lua imponente e gigante, dava pra ver a luta de São Jorge com o Dragão todas as noites. Quantas estrelas vinham exibir seu suntuoso brilho. O céu era magnífico e eu ficava por horas, paralisado, olhando pra cima, desenhando coisas, ligando pontos, viajando pelo espaço daquela imensidão de pontinhos de diamantes. Somente os vagalumes, aquelas estrelinhas que voam perto de nós, quebrava o hipnotismo. As candeias disputavam a atenção com sua pequena chama laranjada e seu cheiro gostoso de querosene queimando. A luz mesmo estava era dentro daquelas pessoas: Luz Divina, era a luz de Deus que nos protegia, iluminava e acalentava a noite de sono.
Naquela casinha onde meu pai nasceu, passei bons momentos de minha vida, talvez por conta da dureza da vida e do aprendizado recebido, forjei um pouco do meu caráter, aliás, forjamos, pois somos uma família unida e numerosa e todos que beberam da água do Arrojado se tornaram homens e mulheres virtuosos e agradecidos por ter naquelas casinhas simples da região, um berço de sabedoria, humildade, simplicidade e amor pela vida.
A memória dentro de nós é um tesouro que estará sempre conosco, não pode ser roubado, não deve ser vendido e jamais deve ser esquecido.
À casinha e tudo que ela representa, meu muito obrigado!
Aos bichos e a natureza que vi e me viram crescer, muito obrigado!
Ao Arrojado, meu rio, meu muito obrigado!
Aos meus avós, pais, tios, primos e irmãos, muito obrigado mesmo, família é tudo!
Obrigado Deus, serei eternamente agradecido por viver isso tudo!
"Nunca termine seu dia com raiva de alguém que você ama. Seja sua namorada, sua mãe, seu pai, seus irmãos, ou até mesmo um amigo que é importante em sua vida. Nunca deixe para depois, para dizer o quanto você ama alguém."
FILHO E PAI.
Ainda bem que eu tenho parte da família
do grande homem.
Eu fui criado depois do filho que mais
defendeu o seu nome.
Sim falo por todos nós que somos filhos teu...
Pois falo as claras, por esta falando com Deus.
Eu sei que tem sim, um em especial um
Senhor um filho seu.
Esse quando menino, sempre obediente, mas
brincava de bolita.
Sim! Lá em cima no universo, eu sei que
contando ninguém acredita.
Pois bem... O seu pai que sempre amou o seu
filho com carinho.
Resolveu fazer o universo para ampliar o seu
amar.
Decidiu com amor transformar as bolitas do
seu filho.
Jogou-as no universo e transformou nesses
planetas... Todinhos. Feito, logo
se interessou por um planeta de uma
esfera especial...
Pelo nosso, planeta terra... Povoou com
muitos seres, até com nós, seres humanos.
Humanos, sim!.. Essas criaturas que com
deslealdade tentou trair o magnífico plano.
Bem o seu filho entediado e sem bolita para
brincar... O seu pai mandou descer para o amor
da nossa humanidade, concertar.
Antonio Montes
- Relacionados
- Frases para pessoas invejosas
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Mensagens para pai falecido que expressam saudade e amor eterno
- Frases para pai que mostram o quanto ele é especial para você
- 19 mensagens de desabafo de uma mãe para um pai ausente
- Textos de filha para pai que vão aquecer o coração dele
- Pai é quem cria: homenagem aos pais de coração