Pensamentos sobre Si Mesmo
Cultive a alegria. Não entregue sua alma à tristeza, não atormente a si mesmo em seus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade; a alegria do homem torna mais longa a sua vida.
O homem deve bastar-se a si mesmo, isto é, não depender dos outros para nada ou para o mínimo possível, as pessoas em sua autossuficiência precisam não ter necessidade de nada de que venha de outras pessoas.
O homem sensato se adapta ao mundo:o insensato adapta o mundo a si mesmo;portanto, todo o progresso depende do homem insensato.
Perdoar os inimigos é pedir perdão para si mesmo, perdoar aos amigos é dar prova de sua amizade;perdoar as ofensas é mostrar que se melhora.
A vaidade não se refere à opinião que alguém tem de si mesmo, mas daquela que ele deseja que os outros tenham dele.
A maior decepção sofrida por alguém ocorre quando ela confia demais em si mesmo e descobre que não é o que pensa ser.
Aventurar-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo. E aventurar-se no sentido mais elevado é precisamente tomar consciência de si próprio.
Quem engana, na verdade, está enganando a si mesmo. Na arte de enganar, há sempre uma perda de si mesmo no processo. Seja verdadeiro!
A verdade é que você deve amar a si mesmo com a mesma intensidade que usaria para se reerguer se estivesse pendurado em um penhasco.
"A vocação aparece no momento que o indivíduo reconhece que não pode ser para si mesmo seu próprio fim, que ele pode ser apenas o mensageiro, o instrumento e o agente de uma obra para a qual coopera e na qual o destino do universo inteiro está interessado"
O doce sacrifício da vida é perdoar a si mesmo por amar demais a própria dor contida em um coração sem lágrimas...