Pensamentos Sábios
Costumam os céticos rir da Metafísica. Kant julgou, com sua obra, tê-la destruído, e acabou enleado em suas teias. A Metafísica retorna sempre, até na obra dos que buscaram combatê-la com o maior ardor.
Confúcio, filósofo chinês, disse que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas um poema pode valer mais que mil imagens.
Como Diria Kant, o homem é impotente para
para conhece as coisas até o fim, incluindo o próprio homem.
Kant
tentou traduzir Cristo
num elogio a paz perpétua.
se a "razão pura" fosse humana,
teria dado certo.
Propus que o pulso
não fosse expulso da via
que o próprio Confúcio
em sua mente diria
pra dar posse a mera justiça precoce
da Terra, que não corre
e em meio ao ócio sua paz
sempre espera.
Kant disse que se pode saber o coração de um homem pelo modo como se trata os animais, entretanto isto não se aplica à Hitler.
A MORTE; "Viva a sua vida segundo Confúcio: --- Quando você nasceu todos riram (que bonitinho), só você chorou (toda criança chora), viva sua vida com lisura de forma que no seu funeral todos chorem, só você ri (levou uma vida honrada)"
Pode-se ter o confucionismo sem Confúcio; o budismo, sem Buda; o maometismo, sem Maomé; mais, e impossível haver cristianismo sem Jesus Cristo.
Se ao invés de sentar - se à mesa com os doze, Cristo tivesse sentado a mesa com Voltaire, Kant, Sartre, Bukowski, Freud, Chico Anysio, Sócrates, Nietzsche e Sêneca? Qual seria o papo?
"VIVA SEGUNDO CONFÚCIO:
Quando você nasceu todos riram (que bonitinho), só você chorou (toda criança chora) viva no caminho da lisura e honestidade, de forma que no teu funeral todos chorem (morreu uma grande pessoa), só você ri (fiz o melhor que pude)"
Decodificações descoisadas de si mesmas.
Na era do Kant Quântico, as pessoas estão cada vez mais se afastando da coisa em si e cada vez mais se aprisionando nas representações das coisas. onde o brilho intuitivo fica ofuscado pelo carisma das aparências fenomenais.
PARAFRASEANDO CONFÚCIO.
No auge da minha vida pública, era incontáveis o número de amigos. Hoje. no recesso de minha aposentadoria, só sobraram os verdadeiros, pouco mais de meia dúzia. Os demais desistiram ou não passaram nas provas de desprendimento, humildade e lealdade.
Como Confúcio afirmava que "a ignorância é a noite da mente, uma noite sem estrelas e sem lua", podemos acrescentar que o conhecimento é o dia da mente, dia sem nuvens e com sol brilhante.
Parodiando Confúcio:
-"Não posso ensinar a quem não se esforça para aprender!".
☆Haredita Angel
(29.12.12- Facebook)