Pensamentos de Jean-Jacques Rousseau

Cerca de 34 pensamentos de Jean-Jacques Rousseau

É demasiado difícil pensar com nobreza quando pensamos apenas em ganhar a vida.

A pessoa que pouco sabe, pensa que tudo o que sabe é importante e, por isso, quer contá-lo a todos. A pessoa que sabe muito, sabe que ainda há muito mais a saber, por isso só fala quando é necessário e, quando nada lhe é perguntado, permanece em silêncio.

Eu senti antes de pensar.

O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles.

Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído.

Deixemos que discutam esses problemas o homens justos, que jamais pecaram e que nunca necessitaram para si mesmos de perdão.

Inserida por Flaio

Uma parte dos homens age sem pensar e outra pensa sem agir.

Os usurpadores conduzem ou escolhem sempre esses tempos de perturbações para fazerem passar, graças ao espanto público, leis destruidoras que o povo não adotaria jamais em situação normal. A escolha do momento da instituição é um dos caracteres mais seguros pelos quais se pode distinguir a obra do legislador da obra do tirano.

Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar.

É muito difícil pensar nobremente quando se pensa apenas em viver.

A gratidão é uma dádiva que deve ser paga, mas que ninguém tem o direito de esperar que o seja.

Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isto.

Há no fundo das almas um princípio inato de justiça e de virtude, com o qual nós julgávamos as nossas ações e as dos outros como boas ou más; e é a este princípio que dou o nome de consciência.

⁠O que julga ser senhor dos demais é de todos o maior escravo.

Jean-Jacques Rousseau
Do Contrato Social (1762).
Inserida por Mariziana9