Pensamentos Filosóficos sobre Ética
A ética busca encontrar soluções que sejam compatíveis com o bem-estar da coletividade, adequando-se às diferentes situações no tempo e espaço.
A ética flui ao longo do tempo, transitando das normas religiosas para princípios racionais, e agora, na contemporaneidade, presenciamos a valorização da subjetividade e dos desejos individuais.
A vergonha é o 'cinto de segurança' da civilização, mantendo-a na faixa da moral, da ética, da decência e da honra.
Uma vida virtuosa é viver com ética, buscando excelência moral e cultivando virtudes como honestidade e responsabilidade.
A ética se expandiu das relações humanas para a inteligência artificial, sustentabilidade e o futuro do planeta.
Ética e moralidade não existiriam se vagasse pela terra o último ser humano, o último egoísta do planeta não tem moral. Quando falam em moral egoísta e individualista, dou risada. Não faz sentido uma moralidade imoral. Todo ato egoísta é um ato imoral. Ser imoral é ser egoísta.
Ética é fazer o certo independente do que está escrito. Religião é fazer o que está escrito independente se é certo
as bases do sonho americano: trabalho duro, disciplina, parcimônia no consumo, ética pessoal, respeito à ordem, obediência às instituições e sucesso por conta própria.
Tempos escuros virão, juntei-vos, sejam iluminados pelo amor à pátria e pela ética. Não se confundam no meio da batalha. Desistir não se enquadra em nossa realidade.
Os princípios da ética profissional, só serão notórios, quando os profissionais estiverem motivados!
Devemos avaliar uma pessoa pelo seu caráter, práticas de boas ações, ética e comportamento, e não pelo seu discurso de bonzinho.
Os chefes das empresas precisam saber que todos têm funções e delimitações, e que a ética se baseia no respeito ao espaço do outro.
Uma base como princípio para a melhor consciência de ética universal é um beabá de assimilação não fácil: “Não fazer com os outros o que não gostaríamos que fizessem conosco”.