Pensamentos de Sabedoria
Aprendam a contemplar a sabedoria. Através do seu excelente conhecimento, busquem sempre fundamentá-la nos princípios do amor e da bondade. Assim, vocês compreenderão que, quando aplicada com humildade, a sabedoria nos edifica e não nos causa dor alguma.
Viva o presente com sabedoria, coloque toda a sua esperança no solo fértil do amor e graça de Deus para o futuro, e assim você fará prosperar o seu caminho, pois Deus se agrada do humilde e quebrantado de espírito.
Melhor é um sábio que guarda para si a sua sabedoria e modera as suas palavras.
Do que um estúpido que fala sem discernimento e destrói tudo ao seu redor.
O insensato busca a sabedoria, mas não a encontra. Busca o conhecimento, mas permanece na ignorância. Pois o orgulho e a vaidade o impedem de compreender que a humildade é o princípio da sabedoria e do verdadeiro conhecimento.
Aprender com os erros dos outros é uma das maiores demonstrações de sabedoria que uma pessoa pode ter. Cada relacionamento tóxico e doentio pode nos ensinar valiosas lições sobre o que devemos evitar em nossas próprias vidas e nos relacionamentos com aqueles que amamos.
Se queremos crescer em conhecimento e sabedoria, nós devemos andar sempre com pessoas mais excelentes do que nós, para que a nossa mentalidade e visão de mundo seja cada vez mais ampla e próspera.
O conhecimento revela o que somos, a sabedoria o que temos que fazer, e a capacitação nos mostra como praticá-los em nossas vidas para termos sucesso.
“Criamos três problemas graves quando não nos comunicamos com sabedoria com as pessoas. O primeiro é a culpa e o remorso interior que sentimos. O segundo é o trauma e a rejeição das pessoas. E o terceiro é a reprovação de Deus.”
O rei Salomão o homem mais sábio que já existiu se perdeu por falta de sabedoria. Isso quer dizer, que a sabedoria sem temor e santidade a Deus irá nos levar a soberba e vaidade, e isso irá nos destruir ao longo do tempo.
Ao alinharmos nossa mente com a vontade de Deus e aprendermos Seus caminhos de sabedoria e santidade, descobrimos verdades que nos libertam de traumas, limitações, medos e complexos.
O sábio fala pouco e com prudência, dedica-se à reflexão e, em cada ação, pondera com sabedoria o que expressará em seu dia a dia. Em contrapartida, o tolo fala em excesso, não reflete e carece de coerência e discernimento em suas palavras e ações.
A verdadeira sabedoria só pode ser adquirida por aqueles que aprenderam a caminhar pelos caminhos da humildade, da mansidão e do quebrantamento espiritual e emocional, deixando que esses caminhos os conduzam a um relacionamento íntimo e de qualidade com Deus.
Quando não usamos a sabedoria que vem de Deus para solucionar problemas em cada relacionamento, tanto conosco quanto com as outras pessoas, permitimos que a ignorância e a nossa apatia emocional destruam esses relacionamentos através da nossa falta de sensibilidade com a vontade do outro.
"A sabedoria não reside apenas em deter o conhecimento, mas em vivê-lo e experimentá-lo, permitindo que ele se manifeste em cada ação e transforme a vida a cada instante."
A verdadeira sabedoria é manifesta quando recebemos o mal, e transmitimos o bem. Somos perseguidos e abençoamos, e temos uma postura de amor onde ele é o fundamento inabalável do nosso caráter e personalidade.
Quando mediamos um conflito com palavras brandas e pacíficas, e administramos com sabedoria cada palavra e atitude, criamos uma realidade de harmonia e equilíbrio, tirando o foco do problema e da adversidade e colocando a ênfase na resolução da crise.
Escolha com sabedoria suas batalhas, evitando lutas em campos errados, onde a vitória, quase sempre, se revela casta, sem gozo ou propósito.