Pensamentos de Mario Sergio Cortella

Cerca de 115 pensamentos de Mario Sergio Cortella

Tem coisas que como a jabuticaba, só tem no Brasil!

Esse mundo que aí está foi feito por nós, portanto, pode ser por nós reinventado.

Só se pode falar em ética quando se fala em humano, porque a ética tem um pressuposto: a possibilidade de escolha. A ética pressupõe a possibilidade de decisão, ética pressupõe a possibilidade de opção.

Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra.

⁠A coisa mais perigosa que existe é o incompetente com iniciativa.

A vida em abundância não é a vida do excesso, do desperdício, da perda. A vida em abundância é a vida da suficiência.

⁠Carpe diem: Não deixe de aproveitar o agora! Não viva só o agora!

O amor é a paixão domada.

⁠O sentido da vida é torná-la plena de propósitos sadios, de convivências prazerosas, de desejos viáveis e de partilhas afetivas.

Democracia não é ausência de ordem, mas de opressão.

Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem.

Mario Sergio Cortella
Qual é a tua obra? Petrópolis: Vozes, 2009.

É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade. Quem não é livre não pode evidentemente ser julgado do ponto
de vista da ética.

⁠⁠No Universo, antes de eu ser, nada existia como eu. E, quando eu deixar de ser, nada o será.

Mario Sergio Cortella
Sabedorias para partilhar. São Paulo: Vozes Nobilis, 2020.

O líder comprometido é aquele que traz a alegria para o mundo do trabalho sem que essa alegria se transforme em descompromisso, em frouxidão daquilo que precisa ser feito.

Há um certo desnudamento. Cai a máscara. Nós estamos começando a enxergar como funciona na prática nossas instituições.
(falando sobre votação no TSE)

Tem gente que esquece que você não precisa diminuir o outro para crescer. Uma pessoa humilde é aquela que não diminui o outro para crescer, há pessoas que são tão arrogantes que elas só conseguem se elevar se ela diminuir a outra pessoa, e há pessoas inteligentes que crescem junto com o outro.

Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso?
Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.

Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

Não cabe ao Estado, via escola pública, substituir a responsabilidade que a família tem, a menos que ela esteja em situação de descuido total. Cabe à instituição promover a autonomia, a solidariedade e a formação crítica, mas a responsabilidade principal continua sendo da família e ela não pode se eximir disso.

Mario Sergio Cortella

Nota: Trecho de entrevista "Educar para transformar" à revista Conhecimento Prático Filosofia

O adolescente infrator será sempre resultado de uma sociedade que descuida das suas crianças e jovens. É preciso terminar esse ciclo de vitimação: a sociedade abandona, cria uma vítima que é a criança, e essa mesma criança cria outras vítimas quando começa a furtar, roubar, violentar, assassinar.

Mario Sergio Cortella

Nota: Trecho de entrevista "Educar para transformar" à revista Conhecimento Prático Filosofia