Pensamentos de Filósofos
Descartes disse que o ato do pensar leva o indivíduo a existir. Já eu, afirmo com veemência que alguns existem, mas não pensam.
- Quando René Descartes escreveu "cogito ergo sun" (penso logo existo), o que ele quiz dizer se expressa em uma palavra: coerência. Nada é certo, nada é bom, nada é sensato se não houver *coerência*! (Victor Antunes)
"Quase nunca me fio nos primeiros pensamentos que me vêm à mente.René Descartes
Positivo, temos que elaborar melhor (analisar), para então, colocarmos em prática.
Distorceram a frase do grande filosófo Rene Descartes, que dizia: Penso, logo existo.
Hoje é: Posto, logo existo.
As pessoas estão preocupadas demais em existir para os outros, que não percebem a diferença entre existir e viver.
Dizem que tu ainda há de apagar
Mas tu, nem aí por descartes
Pois tu esteve antes de todos
Ainda está acima de todos, e
Estará quando nada mais houver
Ao vulgo agrada enaltecer a própria sinceridade, especialmente quando questionada sua falta de modos.
A perfeição é algo do qual já abdiquei faz tempo. O razoável dá trabalho o suficiente e vinha se mostrando incomparavelmente mais produtivo.
Lidar com o desconhecido é sempre lento e penoso. Mas o que é a sabedoria além de aceitar tais penúrias de bom grado, por entender seu belo fim chamado “novo conhecimento”?
Seria mais produtivo tratar o egoísmo como deficiência intelectual, não moral. Se uma questão tem várias faces, a ampliação da que toca a si é um limitador para a compreensão e uma raiz para a estupidez
Posturas menos eficientes podem ser as únicas eficazes: a vida também também pode pedir engrenagem menor.
Escolher os amigos de acordo com seus princípios só não é mais tolo do que escolher seus princípios de acordo com seus amigos. Só posso formar princípios de acordo com o que sinto e raciocino. E só posso formar amigos entre os que discutem cordialmente qualquer princípio.
As leis do lugar onde você vive são as únicas coisas que você tem o dever de saber. As coisas que lhe interessam pessoalmente, você só tem o dever de procurar saber.