Pensamentos de Amor
Nem mesmo o homem mais sábio de todos, é o mais verdadeiro entre eles.
E o conhecimento do mais sábio é medido pelo seu silencio.
Quanta virtude cada um possui, melhor se manifesta na ocasião da adversidade; pois as ocasiões não fazem o homem fraco, mas revelam o que ele é.
O homem tem duas armas, a mente e o coração, quando em desequilibrium, a razão supera a emoção ou vice e versa, a razão vem da mente a emoção do coração mais quando trabalham juntos, O homem conhece a se mesmo.
Não tenho medo, homens com medo se desespera e não me desesperei. Fui apensas sensato nas minhas ações, espero cair sem precisar que eu faço algo. Sou homem de estratégicas e não agir por impulso.
" O homem sabe os segredos do mundo: o rio verdadeiro não mexe. Flui, deixado e desleixado. Quem faz mover as águas são os rabos dos peixes, inumeráveis leques que nunca pausam. Como nós. Deixemo-nos quietos como pedras e o tempo não anda".
(Na berma de nenhuma estrada - p.50)
"A fé e a incredulidade trocam de lugar a todo momento no homem curioso”.
(em "O avesso das Coisas". São Paulo: Editora Record, 2007.)
“A sugestão que nos vem da Psicanálise é de que o homem faz cultura a fim de criar os objetos do seu desejo. O projeto inconsciente do ego, não importa o seu tempo e o seu lugar é encontrar um mundo que possa ser amado”.
( em "O que é religião?".)
De fato não segue o homem seus sonhos durante a penumbra de seus pensamentos, mais vale clarear sua mente em um bom livro a seguir cego e se pagar de tolo.
Cão
O fato do cão ser fiel ao homem não quer dizer
que ele aprove as ações do dono.
( In: O Avesso das Coisas - 6º Edição, 2007.)
SUPER-CRIANÇA Aquilo que os tradutores não souberam traduzir e traduziram como “super-homem” é, na realidade, uma criança. Em vez de “super-homem” proponho “homem-transbordante” – exuberante como uma fonte (ou uma criança...).
(do livro em PDF: do universo à jabuticaba)
Religião é a manipulação em massa provedora das maiores atrocidades da História. É o famoso lobo vestido de cordeiro.
O homem está perdendo seus princípios, o que nossos antepassados lutaram por nós está sendo esquecido.
O historiador é um homem que põe os factos nos seus devidos lugares. Não é como foi; é assim mesmo.
“O homem é o que sabe, também, o que não sabe, e, mais, o que deixou de saber... Relevante, porém, é a sua capacidade de continuamente, aprender!”
"A manipulação, a técnica de fazer e manter o fogo pode ser também a invenção das invenções. Talvez, sem esta invenção, o homem não se "inventaria"!"