Pensamentos de Amor
Sem contato com o mundo externo e com o passado, o cidadão [...] é como um homem no espaço interestelar que não tem meios de saber que direção leva para baixo ou para cima
A velhice pode ser o nosso tempo de ventura. O animal está morto, ou quase morto. Restam o homem e a alma.
O homem superior é afligido pelas limitações de sua capacidade; ele não está angustiado pelo fato de que os homens não reconhecem a capacidade que ele tem
Quando finalmente o homem descobrir uma verdadeira razao da criação do mundo e não apenas de varios pontos de vista é provavel que ja esteja morto
Reinos terrestres têm seu auge e seu declínio, mas está vindo Aquele Homem de Quem é dito: "e o Seu Reino jamais terá fim".
Nem o comunismo nem o capitalismo pode satisfazer o homem, porque ambos lutam pelo TER, enquanto o que torna o homem feliz é o SER e esta conquista não está ao alcance de nenhuma das duas políticas econômicas.
Nada prova de forma tão conclusiva a capacidade de um homem conduzir os outros como o que ele faz dia a dia para se guiar.
O homem morre aos poucos, de pecado em pecado, como uma galinha que engorda, de grão em grão para destino da panela, que vai ao fogo.
É o julgamento solitário que cria a verdadeira intimidade do homem consigo mesmo e é também ele que cria a distância, o espaço interior no qual as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos são assimilados, aprofundados e personalizados.
Um Homem apaixonado rejeitado equivale a uma gota de veneno misturada ao vinho seco, tão amargo e tão grosseiro que corta a garganta de quem o toma, a mesma que um dia gemeu por ele.
Homem é burro e teimoso. A prova disso é que foram feitas Duas guerras para comprovar que a paz era melhor.
"O homem procura adotar para si mesmo, da maneira que melhor convém, uma imagem do mundo simplificada e inteligível, depois tenta substituir por esse seu pequeno cosmo o mundo real em que vive, sobrepujando este último."