Pensamento Sábio
Sapienciais 3:11
De que adianta ao homem sábio conquistar o mundo e perder sua alma? Pois a glória terrena é passageira, mas a essência do espírito é eterna. A verdadeira sabedoria reside em preservar aquilo que o tempo não pode corroer e o mundo não pode roubar: a alma em comunhão com Deus.
Ter idade avançada não significa ser respeitoso; ser inteligente não significa ser sábio; ser belo não significa que é bom; ter conhecimento não significa ter discernimento. Como outras coisas, não adianta ter ou ser legal se nada de bom se faz com isso. Tempo onde muitos têm e são muitas coisas, mas não passam de um enorme vazio.
Seja resistente, sábio e precavido contra as influências das pessoas más intencionadas de seus relacionamentos, que tiram o foco da sua fé, a força de sua integridade e a firmeza da sua salvaçao, pois elas são usadas pelos inimigos para quebrarem o mais forte elo da sociedade, a sua família.
Um grande homem sábio, dotado de sabedoria, usa a sua experiência de vida para testemunhar, edificar, ensinar e se relacionar bem com o próximo, transformar vidas, criar oportunidades para o bem, compartilhar valores que fazem as pessoas se sentirem importantes, úteis e dignas de viver uma vida com propósito.
Todo cristão conhecedor, sábio, fiel, temente e submisso às ordens de Deus tem nome, reputação e influência positivas e, são estes que deveriam ocupar os púlpitos da igreja para trazerem habilidades e dons do Espírito para o crescimento, a edificação e o progresso de sua e outras congregações.
Considere importante você se tornar um amigo mais efetivo, sábio e um conselheiro, pois o tempo da sua maturidade abrirá novos tempos, recursos e meios para que a sua comunicação, seu comportamento e suas atitudes comecem a fluir em direção das necessidades de sua família e daqueles que tanto precisam de sua amada presença.
... aos olhos do Criador
não existem grandes ou pequenas obras;
como não existirá o mais sábio, ora
transformado num incômodo contraponto aqueles que ainda penam por mais
consistentes respostas...
O que na verdade existe é o razoável
e necessário prescrito a cada espírito;
logo, que reconheças e viva
o 'teu' necessário!
Sabes k além de sábio sou criador,
não estou aqui para ser cantor mas sim vencedor.
Forneço-te rimas criativas como um gladiador,
porque considero-me um escritor e um senhor
poético porque fasso isto com amor.
Meu Pai me ensinou a ser ganhador e nao perdedor,
porque tudo nesta vida tem o seu um preço e seu valor.
Às vezes omitir é necessário por um bem maior. Dizem que os sábios muitas vezes são aqueles que mais procuram o conhecimento das coisas, porém isso não torna um monótono desculto, apenas erudito em enxergar aquilo que não possui o saber, mas sim o pressentimento em compreender a amplitude dos fatos.
Amigo
Amigo é como irmãos, brigam, se xingam, se pegam na porrada e ainda você é obrigado a aturar a falta de neurônios deles, mas cada momento junto com eles é especial, cada história compartilhada é única, cada conversa é única.
Eu não trocaria os amigos que tenho por nada dessa vida, mas tem uma coisa q eu quero dizer.
Os sábios e os santos, quando vivos, são geralmente perseguidos; depois de mortos, são, não raro, admirados e canonizados. É que eles, em vida, haviam avançado séculos e milênios de evolução – e isto destruía a cômoda segurança dos muitos, que escoravam a sua pseudo-segurança em elementos de massa e tradição.
Quem gosta de falar dos outros procura uma comicidade nisso, para que não demonstre ser tão desagradável. Precisa que os outros o admirem, para que as críticas fajutas e hostis, sejam vistas como mera sutileza de um dito sábio. O verdadeiro sábio, sabe guardar seus pensamentos mesquinhos, e se pronunciar quando achar palavras uteis.
Muitos me perguntam o porquê da minha enorme admiração pelas árvores. Minha resposta é: Diferente dos elefantes brancos encontrados por toda a cidade, as árvores nos ensinam grandes princípios. O principal deles se dá pelo seu sábio poder de reconstrução [e de autoalimentação] fotossíntese.
O homem comum não tem a paciência da discussão e logo se exalta defendendo suas ideias em contraposição as ideias do seu interlocutor. O sábio, ao contrário, procura escutar atentamente mesmo não concordando, e só ao final dá sua opinião, já processada e enriquecida com o que acaba de compilar.
A escola em desespero volta ao tempo do caderninho de plano enfeitado. Alguém esta querendo consertar ou só se estabelecer? Se pelo menos, voltassem um pouco mais até ao tempo dos bons professores, quando um sábio falava, o prudente escutava, inclusive o tolo calava-se fingindo ser sábio. De volta a ditadura!
O homem que queira alcançar a sabedoria verdadeira tem que ser humilde de coração e abandonar toda preguiça, além de dominar a si próprio, que é muito difícil... Por isso os homens inteligentes que querem alcançar sabedoria...o esperam na velhice tal façanha...pois é nela que as paixões interiores estão mais domadas.
O tolo dificilmente se percebe.
Acredita que tudo sabe
Não há espaço para descobertas
Tampouco, mudanças.
O sábio nota com facilidade.
Percebe a condição do não saber
Aceita
Evolui sem se engrandecer
Engrandece sem esmagar
O humilde cresce alto em sua leveza
O arrogante estagna sob a pressão do próprio peso.
E no caminho, onde só havia deserto e todos achavam que era improvável...
Quando ninguém mais acreditava, o milagre brotou.
No meio daquela estrada, da semente desprezada brotou e nasceu uma solitária flor.
Deus escolhe fracos, desprezíveis e loucos para confundir fortes, respeitáveis e sãos.
O silêncio fala, e trás restauração.
O homem que muito fala, criar armadilhas para si mesmo.
E melhor ser ponderado nas palavras, do que do ter uma língua de como de fogo.
O homem sábio escolhe as ocasiões o apressado atropela a si mesmo, a palavra é poderosa tanto edifica com trás ruína.
Ninguém é tão entendido que não possa mudar de opinião, nem tão ignorante que não possa aprender...
O sábio deve cuidar para não ficar arrogante e o ignorante para não se tornar alienado.
Há também o "papagaio", que não quer aprender nada, só repete o que os outros dizem... preguiça de pensar?