Pensamento Sábio
Deus transplantou sua consciência na mente do sábio e sua ignorância na mente do tolo para que pudéssemos contemplar o máximo de sua perfeição.
O primeiro homem mais sábio da história entendeu que o mundo é gerado e organizado por uma força, ele a batizou de “COSMOS”. Hoje, muitos a chamam de “DEUS”.
O homem sábio perdoa seu inimigo, mas exclui-o de seu círculo íntimo, pois o perdão não obriga a convivência.
O homem sábio não recorre a tanques e armas poderosas para exterminar uma barata, mas os utiliza contra a ignorância que corrói a sociedade.
O homem sábio repudia a intolerância, pois reconhece que a sabedoria se constrói na aceitação e no respeito mútuo.
Sapienciais 1:10
O homem sábio não fala palavras chulas ou altivas, tampouco violentas. Sua sabedoria é um fardo como saco de pedras nas costas, pois ele entende a responsabilidade de cada palavra dita.
Sapienciais 3:5
O grande sábio pede mais sabedoria, amor, prudência e paz, enquanto o louco pede apenas riquezas materiais. Sua ruína é uma questão de tempo.
Sapienciais 3:16
O sábio ensina aos anciãos, como Jesus ensinou aos fariseus. Ser admoestado por um sábio é melhor do que ouvir uma bela canção.
Sapienciais 3:17
O sábio da modernidade confunde-se com um cientista, mas a sabedoria divina é como pimenta aos seus olhos: ardente para os arrogantes, refrescante para os prudentes.