Pensamento Sábio
O homem sábio recebe as críticas e analisa com cuidado, se as críticas forem contundentes este tenta corrigir os seus atos. Mas o tolo não aceita críticas, logo se irrita e agride os que o criticam.
O verdadeiro sábio nunca usará palavras para se defender usará o silêncio, pois, o silêncio vale mais do que mil palavras.
Certa vez, um sábio disse sobre o amor: “Vivemos em um universo governado pelo caos e pelo acaso, onde só é preciso um momento de má sorte para todas as nossas esperanças e sonhos irem para o ralo.”
O verdadeiro sábio não é aquele que se pronuncia entre os tolos, mas aquele que permanece em silêncio entre eles.
Sábio é aquele que abdica daquilo que não pode manter com o objetivo de ganhar o que não pode perder (a fé em Cristo Jesus).
A indignação para o ignorante é a porta de entrada para o ódio. A indignação para o sábio é a porta de entrada para a transformação.
Evitar os extremos. Nem tanto céu nem tanto inferno. Um certo sábio reduziu toda a sabedoria ao meio-termo. Levar o certo longe demais e ele se torna errado. A laranja espremida ao máximo dá só amargor.
O sábio lê livros, mas lê também a vida. O universo é um grande livro e a vida é uma grande escola.
(A importância de viver)
O governo do sábio não desperta paixões,
Mas procura manter o povo na sobriedade,
E dar-lhe as coisas necessárias.
Não lhe oferece erudição,
Mas dá-lhe cultura do coração.
(Tao Te King)
O líder sábio economiza energia, tempo e etapas ao incorporar experiências dos outros.
Sábio é o homem que sempre pensa. Não age baseado apenas no instinto ou no impulso ou no desejo. Não, ele insiste em aplicar-se ao pensamento, à razão e à meditação.