Pensamentos de Agostinho de Hipona

Cerca de 306 frases e pensamentos: Pensamentos de Agostinho de Hipona

⁠Olhai, eu não escondo as minhas feridas. Vós sois o médico, e eu o enfermo; sois misericordioso e eu miserável.

Santo Agostinho
Confissões. Livro X. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

⁠Aquele que o criou sem a sua ajuda não irá salva-lo sem a tua permissão!

Ame e faça o que quiser.

Inserida por DavidFrancisco

⁠Amamos quando a verdade nos esclarece e odiamos quando a verdade nos acusa.

Santo Agostinho
Confissões.
Inserida por OJCampos

Quisera que os homens pensassem nesses três aspectos dentro de si mesmos. Os três são muito distintos daquela Trindade; mas digo para que aí se exerçam e provem e sintam quão longe estão. Ora, destes três aspectos falo: ser, conhecer e querer. Com efeito, sou, conheço e quero. Sou cognoscente e querente, conheço que sou e que quero e quero ser e conhecer. Logo, veja quem pode até que ponto há nesses três aspectos uma única vida inseparável e também uma única vida, uma única mente e uma única essência; até que ponto, enfim, há uma distinção inseparável e, no entanto, há uma distinção. Certamente está diante de si; atente dentro de si, veja e diga-me. Mas quando tiver encontrado algo neles e disser, não pense já ter encontrado aquilo que é imutável e que está acima deles, pois isto imutavelmente é, imutavelmente conhece e imutavelmente quer.

Santo Agostinho
Confissões.
Inserida por ReiMedieval

⁠⁠Será eloquente aquele que puder dizer o pequeno com humildade, o moderado com moderação, o grande com elevação.

Inserida por Vitor12

Se assim é feito perante um rei, com ainda menos hesitação devemos obedecer a Deus em todos os Seus comandos, Governador de todas as Suas criaturas! Entre os poderes da sociedade humana, a maior autoridade é obedecida em detrimento da menor; assim, Deus deve ser obedecido acima de todos.

Santo Agostinho
Confissões. Jandira, SP: Principis, 2020.
Inserida por ReiMedieval

⁠Aquele mendigo também estava para além de mim [...] porque ele se agarrou ao seu vinho para saciar um desejo honesto, enquanto eu, mentindo, procurava por um prazer vazio e orgulhoso.

Santo Agostinho
Confissões. Jandira, SP: Principis, 2020.
Inserida por ReiMedieval

Pois Tu disseste aos homens que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e que não fossem sábios aos próprios olhos, porque aqueles que declaram a si mesmos sábios, tornam-se tolos.

Santo Agostinho
Confissões. Jandira, SP: Principis, 2020.
Inserida por ReiMedieval

Senhor, tu alegra minha mente de alegria espiritual. Como é glorioso teu cálice que ultrapassa todos os prazeres provados anteriormente.

Inserida por LiSgomez

[...] acho que com razão devem ser considerados como desonrados e infames os homens que se apresentam vestidos de mulher, a quem não sei como melhor denominar: falsas mulheres ou falsos homens. Mas sem dúvida podemos chamá-los verdadeiros farsantes e verdadeiros infames. Ou, se eles permanecem ocultos, uma vez que alguma coisa não pode ser dita infame a não ser por uma fama vergonhosa, acho que é com razão que os chamamos verdadeiros patifes.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠"Os treze livros das minhas Confissões louvam o Deus justo e bom por meus males e bens, e elevam até ele a mente e o coração dos homens; senti esse efeito enquanto as escrevia, e torno a senti-lo cada vez que as leio".

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Tendamos a Deus e religuemos nossas almas a ele somente - o que é, como dizem, o sentido original da palavra "religião" - e abstenhamo-nos de toda superstição.

Inserida por samuel_roberto_1

Ó Verdade, Luz do meu coração, não me falem as minhas trevas. Por elas me deixei escorregar e obscuresi-me. Mas, mesmo no fundo desse abismo, sim, desse abismo, amei-vos.

Inserida por samuel_roberto_1

⁠Caio miseravelmente, e tu me levantas misericordiosamente, umas vezes sem sofrimento, porque resvalei suavemente, outras, com dor, por ter caído desamparado no chão!

Santo Agostinho
Confissões. Livro X. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.
Inserida por alessandro_figueira

⁠A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.


Santo Agostinho

Inserida por 1solangemalosto

⁠A graça de Deus não encontra, mas torna os aptos para serem escolhidos.

Inserida por taylloncarvalho

⁠A verdade é como um leão. Você não precisa defendê-lo. Liberte-o e ele se defenderá.

Inserida por joexis

⁠Senhor, dai me castidade e continência, mas não hoje.

Santo Agostinho
Confissões.
Inserida por anac2bj

⁠A paciência é a companhia da sabedoria.

Santo Agostinho
A paciência (2018).
Inserida por dianamuzi