Pensadores Alemães

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Via-me forçado a me esquentar com um fogo que eu ainda não havia começado a buscar.

O conhecimento nós já temos. Mas qualquer um que o procure é suspeito de estar contra ele.

Encontramo-nos na situação dos viajantes de um trem que pára, por causa de um acidente e, no ponto em que a luz do início do túnel já não pode ser vista e a luz do fim do túnel é tão pequena e fraca que o olhar deve buscá-la continuamente, perdendo-a vez ou outra, até que chega um momento em que a luz do início e a do fim se convertem em algo incerto.

A mediação da serpente foi necessária: o mal pode seduzir o homem, mas não pode se transformar em homem.

O medo da união, do fluir para a outra parte.

Todo o conhecimento, todas as perguntas e todas as respostas se encontram no cão.

Foi por causa da impaciência que o ser humano foi expulso do paraíso, ao qual não pode voltar por culpa da indolência. Embora, talvez, o único pecado capital seja a impaciência. A impaciência fez com que o expulsassem, e é por causa dela que ele não regressa.

Crer no progresso não significa que ele tenha chegado.

Não há nada mais feliz do que crer num deus do lar.

Somente tremor e palpitação foram sua resposta à afirmação de que talvez “possuísse”, mas não “era”.

Não se deve negar a ninguém o que lhe cabe, nem ao mundo sua vitória.

"Não posso levar o mundo nos ombros se mal suporto o peso do meu casaco de inverno."

(Esta frase pertence a uma carta que Kafka escreveu a Milena no fim da vida, expressando o desejo de recuperar seu passado judeu. Ele justificava assim sua incapacidade de levar a cabo um projeto que nunca concluiu.)

Nossa salvação é a morte, mas não esta.

Pode haver um conhecimento acerca do demoníaco, mas nenhuma fé nisso, pois não há nada mais demoníaco do que o que existe aqui.

Fomos expulsos do Paraíso, mas o Paraíso não foi destruído

Aquele que renuncia ao mundo também renuncia ao mundo dos homens.

O livro deve ser o machado que rompe o nosso mar congelado.

O verdadeiro inimigo lhe transmite uma coragem sem limites.

Comece pelo que é correto, não pelo que é aceitável.

Não deixam de ter razão os movimentos espirituais revolucionários que questionam a relevância do anterior, já que, de fato, ainda não aconteceu nada.