Pensadores Alemães

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Um apaixonado pode cair no cômico tão bem como no trágico, porque, em ambos os casos, está nas mãos do gênio da espécie, que o domina ao ponto de o arrancar a si próprio; os seus atos não estão em proporção com o seu caráter.

Arthur Schopenhauer
Schopenhauer, A., Dores do Mundo

O maior grilhão do homem é acreditar que nunca esteve agrilhoado.

O tempo é a forma graças à qual a vanidade das coisas aparece como a sua instabilidade, que reduz a nada todas as nossas satisfações e todas as nossas alegrias, enquanto nos perguntamos com surpresa para onde foram. Esse próprio nada é portanto o único elemento objectivo do tempo, ou seja, o que lhe responde na essência íntima das coisas, e assim a substância da qual ele é a expressão.

Arthur Schopenhauer
SCHOPENHAEUR, A., O Mundo como Vontade e Representação, 1819

Os olhos que só enxergam a mentira quando percebem a verdade, cegam.

O indivíduo sempre tem de lutar para evitar ser subjugado pela tribo. (Nietzsche)

[Do livro Quando Nietzsche Chorou]
Casamento? Não, não para mim! Oh! Talvez um casamento de meio-expediente; isso poderia servir-me, mas nada que me prendesse demais.

O Simples guarda o enígma do que é grande e permanece.

Precisamos pensar no fato de que ainda não começamos a pensar.

Origem significa aquilo a partir do aqui e através do qual uma coisa é o que é como é. (...) A origem de algo é a proveniência da sua essência. A pergunta pela origem da obra de arte indaga a sua proveniência essencial. (...) O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro.

Martin Heidegger
A Origem da Obra de Arte

Somente um Deus nos poderá salvar!
[Nur noch ein Gott kann uns retten].

A poesia é a fundação do ser pela palavra.

A grande tragédia do mundo é que não cultiva a memória, e portanto se esquece dos mestres.

A filosofia implica uma mobilidade livre no pensamento; é um ato criador que dissolve ideologias.

Nenhuma época soube tantas e tão diversas coisas do homem como a nossa. Mas em verdade, nunca se soube menos o que é o homem.

Mas, onde há perigo, cresce, também, a salvação.

Só há mundo onde há linguagem.

Para Heidegger, aquele que se questiona, ou seja, que possui uma existência autêntica, mergulha de ponta na própria angústia do ser, que para ele é originária do dasein... originária em você. Para ele, você pode sufocar esta angústia, com chocolate, coca-cola, vídeo game ou séries de TV, mas ela está sempre lá. E o que faz essa angústia para esse filósofo alemão achar tão legal assim? Ela te faz experimentar o ser e o nada. Você vai além dos entes cotidianos, experimentados por todos, você, que se questiona, experimenta o que é o ser o que é o nada. Nisso consiste a tua angústia.

O ser no mundo, enquanto ocupar-se, é tomado e obnubilado pelo mundo com que se ocupa

Quem pensa grande também erra grande.

Morrer não é um acontecimento; é um fenômeno a ser compreendido existencialmente.