Pensadores Alemães
O problema de se aproximar a visão não é a capacidade de ampliá-la, mas a de se enxergar os detalhes.
Existem momentos que a vida nos transforma, assim como o outono faz com a árvore, derruba suas folhas, deixa-a aparentemente sem vida, cinza, despida. Não que a vida assim como a natureza seja cruel, simplesmente prepara aquela árvore para um novo ciclo. Os ventos, a chuva, o frio, passam e no início da nova estação a árvore resurge refeita, viva. A natureza permite sua readaptação para as novas intempéries. O que parecia decadente, na verdade, com o tempo, a vida, e a natureza, revela-nos toda sua sabedoria e grandeza, nos prepara para uma nova estação. Hoje eu olho para trás e posso ver a importância daquele outono."
Se a veracidade do seu argumento é baseada no quão enérgico e alto você a profere, provavelmente você quer convencer a si mesmo.
A miséria religiosa constitui ao mesmo tempo a expressão da miséria real e o protesto contra a miséria real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. Ela é o ópio do povo.
A supressão da religião enquanto felicidade ilusória do povo é a exigência da sua felicidade real.
Supere seus tremores internos,
Supere o vazio e não deixe que ele te domine,
Supere todos os dias te todas as formas,
supere a vida e por final supere ainda a si mesmo, sempre.
Qual é a base secular do judaísmo? A necessidade prática, o interesse próprio. Qual é a religião mundana do judeu? O negócio. Qual é o seu deus mundano? O dinheiro.
Nós não temos compaixão e não pedimos nenhuma compaixão a vocês. Quando chegar a nossa vez, não vamos arranjar desculpas para o terror.
Não há estrada real para a ciência e só têm possibilidade de chegar aos seus cumes luminosos aqueles que não temem fatigar-se a escalar as suas veredas escarpadas.
Inveja
A inveja é um sentimento que se acha inteligente, ataca e fica toda onipotente, dissimulada, como se em seus olhos a chama do ódio não lhe denunciasse. É clarividente.
Jamaveira®
À primeira vista, a mercadoria parece uma coisa simples, trivial e evidente, porém, analisando-a, vê-se complicada, dotada de sutilezas metafísicas e discussões teológicas.
A paixão ultrapassa todos os limites das possibilidades. Une água e óleo, as duas polaridades do imã e separa perfeitamente o café do leite. Só não diz como viver com essa união ou com essa separação. Torna único o que nunca poderia se juntar e separa o que deveria morrer unido."
Não quero a ideia sem pranto
Lamento sem encanto
Não quero a fera ferida
A presa abatida
Quero choro e canto
Quero o tesouro da traça
A ferrugem da lata
Quero da vida a farpa
É dessa ideia que vivo
É esse o encanto
Agora o que me resta
Senão o coração sofregado
Com sua partida
O peito ferido
A vida do bandido
Quero aquela que foi da fera da fera
Que largou essa lápide
Enterrada no meu peito
Sem dó, a torto e direito
A bela mais bela
Leve embora, ao menos, o que deixou
Se é que um dia me amou
Já que se vai como o vento
deixando a folha caída
roubando o perfume, a brisa
Leve as folhas mortas sortidas
Leve a fera ferida
Leve a presa abatida
Leve resto que restou"
Apague, ao menos, o rastro que ficou
Conhece-se o criador pela obra, pois as coisas possuem a personalidade dos que as criam. Se estamos num mundo injusto, com um sistema injusto, não podemos culpar o mundo de nos carregar como fardo.