Pedagogia da Autonomia
Aquele que não tem autonomia para sanar os problemas, tampouco tem autoridade para cobrar de seus subordinados.
Esses três fatores – autonomia, complexidade e relação entre esforço e recompensa – são as qualidades que o trabalho precisa ter para ser significativo.
Sejamos mulheres independentes!
Autonomia é o primeiro princípio, no qual a liberdade reina em nossa essência.
“Quanto mais nos conhecemos intimamente, mais conquistamos nossa autonomia física e emocional. Somos o nosso melhor estudo para o sucesso de nós mesmos!”
A importância do autoconhecimento e da autonomia emocional. Reflete a ideia de que é fundamental cultivar uma felicidade interna, independente das ações ou opiniões dos outros. Isso implica em não atribuir a responsabilidade da própria felicidade aos outros, reconhecendo que cada indivíduo é responsável por sua própria jornada emocional. Ao mesmo tempo, sugere um sentido de reciprocidade, pois assim como não devemos depender dos outros para sermos felizes, também não devemos ser o motivo da infelicidade de alguém.
Ou seja nunca deixe que sua felicidade dependa de alguém,ninguém deixará de ser feliz por você !
Nunca perca a autonomia, a menos que você queira ser projetado por pessoas que mal lhe conhecem e pensam que lhe dominam.
A autonomia para compor, independe de estilo sempre foi uma característica da música, a inovação deve caminhar com as mudanças do mundo moderno, e nestas catástrofes é inevitável à música não sofrer mutações.
Deus é a expressão máxima da autonomia, acima de qualquer religião. A religião é a neurose do ego, o martírio da autonomia.
A autonomia é um dos princípios didáticos do Ensino a Distância, onde o discente é o maior responsável pela aprendizagem.
Paulo Freire [*] já falava que um dos pilares do ensino é autonomia, independente de ser no ensino presencial ou a distância.
Contudo, esta autonomia deve ser primordial pois através dela o discente deve compreender e discernir as informações, organizar seu pensamento e a estrtura do seu processo de aprendizagem.
Muitos falam que a característica principal discente deve ser “autodidatismo”. Porém são características diferentes, pois enquanto o autoditada tem a capacidade de buscar o conhecimento e ensinar a si mesmo, o autônomo vai além disso devendo atuar de forma responsável e disciplinada de acordo com a metodologia de ensino oferecida.
Por esta razão faz-se necessário que as “regras do jogo” estabelecidas pela equipe pedagógica e docentes estejam claras e objetivas, intervindo, mediando e zelando para que os objetivos de ensino sejam alcançados.
[*] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
A ideia da classe política é simples: Subjugar nossa autonomia sob impostos e burocracias para que sejamos eternamente dependentes do populismo benevolente que os perpetuam no poder. Atrapalham o individuo de toda forma, para que ele tenha que pedir ajuda do governo, que posará de salvador da pátria ao te ajudar no problema que ele mesmo criou.
Autonomia e autoconfiança são as características mais valiosas para empreendedores. Antes de começar o negócio, esteja pronto para ser colocado à prova e reforce sua autoestima.Acostume-se a receber críticas.
A vida tem o próprio curso e a própria autonomia, porém, ter plenitude na escolha significa pensar antes de agir.
Dizem que colhemos o que plantamos; vou começar a semear autonomia e trabalho e esperar para colher independência, sossego e paz de espírito.
A idade traz consigo a experiência, a serenidade e a autonomia para decidir as formas mais sábias de aproveitar o tempo.
O Brasil precisa escolher entre autonomia e dependência, soberania ou submissão.
Como o viajante, diante da esfinge, a grande pergunta que temos que responder ao Século XXI é que país queremos ser e que futuro queremos ter, como Nação.