Pecar por Excesso
"O excesso de si mesmo exige espaço, quer seja geográfico ou privativo, pois, a finalidade do tal é a busca pela solidão. Antagônico a isso, o livro de provérbios adverte: Aquele que se isola busca seus próprios interesses e se rebela contra a sensatez".
O excesso de burocracia é um solo fértil para a corrupção. Complicar o caminho gera a criação de atalhos e, esses atalhos, raramente são legítimos.
Quando alguém é falsa ela poetiza em excesso as palavras para soar como pessoa justa, desbravando sua opinião venenosa em forma de ofensa carinhosa.
Sim, por trás de todo excesso ou exagero, existe uma carência ou uma dificuldade emocional, gerada por conflitos diversos, adormecidos no labirinto do inconsciente.
LO excesso de hipocrisia é um corte fatal. A sociedade sangra lentamente enquanto os vis continuam sua agressão irracional. Sistema podre, das vítimas é silenciador. O que dizer de uma justiça que confere mais direitos ao agressor? Só lembrem de uma coisa e essa não vai ser corrompida, o topo também cai quando a base está comprometida.
“Um pouco de excesso faz bem; muito bem. Não só de Bauhaus pode viver o homem.”
(Gladston Mamede. Fragmentos de um Discurso Manducatório. Instituto Pandectas, 2022)
“Apresentações poluídas são irracionais. São ilógicas. Conteúdos em excesso as tornam indigestas. Informações demais incomodam. Mostre o óbvio. Geralmente, o óbvio não é visto.”
Se tivéssemos a mínima noção do excesso de bagagem que carregamos,talvez fosse mais fácil desfazer deste peso de dores desumano.
As drogas e bebidas em excesso são a maioria dos casos que levam pessoas a se tornarem moradores de rua.
Triste realidade que muitos não aceitam, mas vejam que muitos são talentosos porém excluídos da sociedade devido as suas condições de vida e reputação, que colocam esses seres numa posição que possivelmente possam nos transmitir insegurança.
O poder público precisa olhar com mais cuidado e carinho para essas pessoas, mesmo sabendo que muitos não querem a ressocialização.
Virando a travessa no avesso,
O excesso é um sucesso reverso,
Versado no que venha ser controverso.
Muitos acertos nos tornam arrogantes. O excesso de confiança nos faz crer que somos imbatíveis; um simples erro nos faz ver que não somos invencíveis, que somos apenas humanos e eles nos apresentam a moeda da humildade.
Na juventude temos a maior probabilidade de vivermos fora da realidade, pelo excesso de energia e falta de experiência de vida. Por tal motivo, torna-se imprescindível buscarmos por sabedoria.