Pecar por Excesso
Quod abundat non nocet.
(O que superabunda, não prejudica. Dado mais do que o necessário, daí nenhuma nulidade resulta.)
“O orgulho é que produz o tirano, e quando tiver em vão acumulado excessos e imprudências, precipitar-se-á do fastígio de seu poder num abismo de males, de onde não mais poderá sair!” (Coro)
(Édipo Rei)
É fato que toda essa intensidade me transborda, e em cada excesso eu desfruto do bom uso, de manchar cada coração escuro. Quem sabe não é colorindo que mais um intenso surge nesse mundo.
Aquele que em excesso necessita provar uma verdade, não está convicto com veemência de sua própria ideia.
A experiência é importante. O problema é a falta de equilíbrio. Tudo de menos e tudo de mais, desarmoniza o ser de forma intensiva. Isso vale para sexo, comida, emoções, trabalho, lazer, descanso, diversão e tantas outras coisas mais - para não dizer todas.
Fiz tanto café que transbordou e enchi mais 2 xícaras grandes, as tomei. Te amei tanto que transbordei e amei por dois, até ser o suficiente para mim mesmo.
Temos o protagonismo do conhecimento, podemos pausar, avançar ou retornar um aprendizado. Porém, a democracia do conhecimento não guiada, traz o excesso de informação, que se não colocada em prática, esvaziar-se dela, pode tornar-se o câncer de uma geração. LEAL, Abdiel.