Pecado
Infelizmente, boa parte da igreja atual não ensina os temas bíblicos do pecado, do céu e do inferno como as Escrituras ensinam. Em alguns lugares até fazem piadas com esses temas que são cruciais para eternidade.
O pecado abandonado é uma das melhores provas do pecado perdoado.
J. C. Ryle - Bispo Anglicano
Teologia Arminiana
Aquilo que era pecado no passado continua sendo pecado hoje. Tentar suavizar o Evangelho para não ofender a geração presente não fará com que ela se livre do julgamento vindouro.
Não finja ter o amor de Deus ao mesmo tempo em que ama o pecado. A piedade fingida é uma dupla iniquidade.
Os profetas dessa geração revelam nome, CPF e endereço; já os profetas da Bíblia revelavam o PECADO e chamavam o povo para o ARREPENDIMENTO.
Refeição da morte: Olhos abertos e descoberta do pecado.
Gn 3:7: “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”
Refeição da vida: Olhos abertos e descoberta de que Ele venceu o pecado, a morte e vivo está!
Lc 24:31: “Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.”
A morte de Cristo nunca é tratada como pagamento pelo pecado na Escritura. Ela é tratada como pagamento pela libertação dos escravos, como compra para a liberdade. Isso aponta para uma diferença entre duas maneiras de ver a salvação:
Em uma, "Deus" é o problema. Na outra, Deus é o libertador.
Algumas pessoas nunca se arrependerão por terem pecado, e sim remorso pelo pecado ter sido revelado.
(Lucas 12.2)
Aquilo que a Bíblia diz que é pecado, é pecado e sempre será pecado. Outra, a Bíblia dispensa a sua e a minha opinião sobre os temas que ela já definiu.
Enquanto ódio eo pecado prevalecia no mundo, a terra tinha dores de parto.
E deu a luz ao Cristo! que veio ao mundo interceder por nois, nós trazendo a salvação.
É Cristo vencendo o mundo em morte de cruz! Todo ódio e pecado foi consumado pelas suas obras,. E hoje podemos ser livres de todo mal, é receber nosso galardão no Reino dos céus.
A doutrina do pecado ensina que o pecado não é apenas um erro, mas uma condição humana que nos separa de Deus e corrompe toda a nossa natureza.
O pecado é mais do que transgressões individuais; é uma rebelião interna contra a perfeição e a santidade de Deus, afetando nossa relação com Ele e com os outros.
A Escritura diz que o pecado original é uma marca presente em todos desde o nascimento, uma tendência natural ao pecado, que só pode ser superada através do novo nascimento oferecido por Cristo.
A Escritura diz que, quando Adão e Eva caíram em pecado, não apenas quebraram sua aliança com Deus, mas, ao fazê-lo, transmitiram sua condição caída a toda a humanidade, que nasce distante da santidade divina.
Todo o orgulho é idolatria; assim como o amor do mundo.
John Wesley
Sermão o Pecado Original (1854).