Pecado
Depois da queda, a humanidade passou a manifestar a universalidade e a profundeza do pecado, numa constante inclinação para o mal.
Deus presenteou a humanidade com a eternidade (Gn 2.17), mas o pecado do homem trouxe a morte (Rm 5.12).
Quando o prazer que o pecado proporciona termina, aqueles se são seduzidos por ele se sentem vazios e tristes novamente. Mesmo que vivenciássemos o prazer do pecado diariamente, o mesmo vazio e tristeza retornariam a cada ciclo, e o desejo ainda permaneceria. Depois da queda, a humanidade se tornou insaciável, e mais do que isto, quanto mais estamos longe de Deus, mais essa sede aumenta e nos incita a buscar outro, e outro e mais outro prazer. Embora deixemos cada um com a esperança frustrada, a expectativa decepcionada e a alma vazia; sem Cristo continuaremos repetindo esse ciclo existencial vazio e alma doente.
Aquilo que a Bíblia diz que é pecado, é pecado e sempre será pecado. Outra, a Bíblia dispensa a sua e a minha opinião sobre os temas que ela já definiu.
Todo o orgulho é idolatria; assim como o amor do mundo.
John Wesley
Sermão o Pecado Original (1854).
Pois os que estão mortos com Cristo estão livres da culpa do passado e do poder do pecado presente, como os mortos estão livres do comando dos seus antigos comandantes.
John Wesley - Notas: "Rom. 6:7".
Jesus nos dá descanso da culpa do pecado pela justificação, e do poder do pecado pela santificação.
Notas: "Mateus 11:28".
É o pecado que causa as trevas? Que pecado? Acusa-o a sua consciência de cometer algum pecado pelo qual entristece ao Santo Espírito de Deus? É por esse motivo que Ele se separou do Sr. e que a alegria e a paz se foram com Ele? Como pode o Sr. esperar que voltem enquanto o Sr. não abandonar a maldita coisa? "Abandone o ímpio o seu caminho", "limpai as vossas mãos", vós pecadores; "Abandonai o mal das vossas ações"; assim brilhe "a vossa luz nas trevas"; o Senhor voltará e "perdoará abundantemente".
Coletânea da Teologia de John Wesley
Para os que fazem diferença de pecados:
Por qual pecado Lúcifer caiu? Adão? Caim? Saul? Judas? Pedro? Demas? Diótrefes?
Não importa a ordem do pecado, o pecado é sempre uma QUEDA!
A ressurreição de Cristo nos concede vitória sobre o pecado e a condenação eterna! A ressurreição nos dá esperança e nos assegura que nossa fé não é em vão. Por isso devemos viver com alegria, propósito e testemunho do Cristo vivo!
Entre a verdades, e as meias verdades. Entre o pecado, e a santidade, vemos que existe um Deus que sonda cada uma dessas realidades no coração de cada um. E passa seus olhos por toda terra, para ver se existe nela, alguém no qual o seu coração revele o quanto de verdade existe nele. E que não inclina o seu coração para a vaidade, cobiça e as luxúrias da vida. Pois do que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Se estamos em Deus, e Deus em nós. E se a gloria da sua santidade nos tira do pecado, e da iniquidade. Veremos na verdade que embora vivamos em transgressão e em iniquidade. O seu amor, a sua graça, e a sua bondade nunca param de buscar nos levar ao retorno ao seu amor e santidade.
A vitória contra o pecado só acontecerá em nossas vidas, quando aprendemos a amar e perdoar ao nosso próximo, segundo a misericórdia que nos é dado por Deus mediante a sua graça.
A único realidade de pecado que Deus não pode perdoar, é justamente quando não existe a compreensão e o entendimento espiritual manifesto a nós pela fé Cristo. E que abre a nossa visão espiritual, para que não sejamos enganados ao longo do tempo pelos espíritos enganadores, e que se transfiguram em anjos de luz.