Paz e Perdão
Quando o erro não é nosso fica difícil querer ver o motivo. Não que tudo seja justificável, mas há erros e erros, e motivos que o levaram a existir. Um erro sempre será um erro, porém há "errantes" que se arrependem verdadeiramente. A esses o meu desejo sincero é que "não seja tarde demais". Pois o maior erro é não tentar fazer diferente.
"Que Deus tenha misericórdia de nós,
para que não continuemos na dureza de nossos corações, por amarmos mais à mentira do que à verdade...
O pecado tem sempre origem na mentira."
Destruir seus inimigos quando a chance permite, é fácil.
Perdoa-los quando há oportunidade, beira o limite do impossível.
"Vocês já pararam pra pensar o quão maléfico o orgulho pode ser? ele consegue afastar as pessoas através da soberba e da arrogância. Sabe o resultado né? Mágoas, tristezas, perda de tempo e o pior; de momentos que poderiam ficar guardados na memória. Portanto, perdoe e seja perdoado; afinal, o que mais ganharia alimentando esse sentimento?"
Perdoar não é esquecer, mas reconhecer que o mal precisa ser reparado com o bem. Há casos que um diálogo faz muito bem!
A maldade existe e de certa forma dentro deste mundo atual que vivemos, onde ter, ter cada vez mais mesmo sem saber pra que, só pelo insano capricho idiota de ter e cada vez menos ser.Afinal se ser e se ter é altamente perigoso em uma sociedade onde quase tudo está a venda desde que produza riquezas suficientes para podermos comprar novos maleáveis princípios, ética, estéticas, verdades, amorosidades, falsos amigos e sentimentos, Mas infeliz de todo aquele que é atropelado pela veloz maldade. Sim ela é audaz e veloz como é próprio de todas as coisas traiçoeiras que vivem rodeadas da morte, das dores, das perdas e dos infinitos sofrimentos. Só um pedido perene a fazer,se não possível evitar, ofertamos tudo que for de material, humilha se, chora se, imploramos pela própria vida e a não dor, roga se a vida a não parcela de uma sobrevida vegetativa rodeada de sofrimentos familiares..... mas se nada disto for possível que a maldade passe por infelicidade em nossas vidas o mais rápido possível e não deixe em nos por caridade nem uma centelha de ajuste de contas ou de vingança.Antes de qualquer tentativa de cicatrização das chagas e das feridas da maldade, o nosso primeiro passo tem que ser o perdão.Perdão insano frente as leis e façanhas do homem, perdão aos agentes da maldade, a si próprio e a todas às vítimas que a tormenta acometeu.É sabido desde a antiguidade que quem vinga é feliz por um minuto mas quem perdoa volta a viver feliz na eternidade.
Não pretendo parecer o primeiro a ter pensado ou escrito isso. Por sua simplicidade, seria impossível. Ainda assim, apesar de óbvio, é preciso ser apontado: perdoar é esquecer.
Nem sempre estou inspirada pra falar de amor. Nem sempre o amor me toca nas palavras. Contudo, tenho o perdão dos instantes que te sinto, sem te ver; indulgência dos desejos, sem te ter; piedade das ausências preenchidas de você. Quanto à clemência? Ah, esta é devota com as letras de amor não escritas, transformadas em atitudes. Quisera eu não saber falar de amor. E na verdade não sei falar de amor! Palavras são apenas palavras. Mas, você... você sempre está em mim, com ou sem inspiração.
Em nome de Deus...
Sou semente de milagre milenar
Brotada criança do ventre de mãe forte
Menino somado de verbo e esperança
Que a sorte desdenha e a dor já não alcança
Sou filho de muitas aldeias
E de todos os mundos
Trago no peito todas crenças
E no sangue frágil, um sonho que teima
Não tomo a fome por inimiga
Nem o sol, por castigo
Das defesas, que me são poucas
A tez é a de mais orgulho e valia
Meu melhor emana de meu olhar
É ele que fere de vida qualquer morte
É ele que leva o perdão que entrego
Aos dias da infância que não visitei
"Eu jamais precisarei perguntar a alguém sobre aquilo que um dia, o remorso vai fazer ela se justificar para mim, na busca do meu perdão."
Eu fico olhando tudo e todos a minha volta, e observando os caminhos, idas e vindas; pode parecer estranho ou repetitivo, Mas é incrível como nossos caminhos se cruzam e nunca por um acaso da vida, e sim por algum propósito. Tudo acontece para um aprendizado no qual a vida faz questão de nos colocarmos diante das mais diversas formas de agir das mais diferentes pessoas.
... E é nesse momento que temos que mostrar a humildade de saber ouvir, pois uma vez que não nos calamos para ouvir o próximo, não estamos hábitos à amar; porque em um sentimento tão complexo como esse onde todos nós erramos alguma vez, e se você ainda não errou; preste atenção pois também irá errar e com certeza necessitará que esse alguém que você cometeu esse erro te ouça. Muito provavelmente você já ouviu aquela pergunta: Traição tem perdão? Muitos dizem que traição é uma escolha e não um erro. Pois bem, aí eu lhe pergunto: Quem de nós nunca errou em uma escolha? Errar faz parte da vida, da dor na qual é inserida; Porém vocês continuam a falar: traição não tem perdão. Bom eu fico curioso se o que vocês dizem sentir é Amor ou Paixão! ?... Não estou entrando nesse assunto porque sou a favor da traição, Mas porque acredito que o amor é capaz de superar tudo e se refazer no tempo.
Então pense bem ao tomar uma decisão... Antes de terminar quero lhe perguntar e quero que você se pergunta: Você é capaz de perdoar uma traição? Antes de responder leve em conta se você ama verdadeiramente, se sim você já sabe o que responder
Não é até dez, conte até setenta e depois multiplique por sete, vai lembrar que perdoar é preciso nesta dose, e então suportar será mais fácil.
"O ódio cega as pessoas e as levam à cometer erros terríveis e tomar as atitudes mais nefastas que um ser humano pode experimentar, como por exemplo: racismo, xenofobia e todo tipo de preconceito, exclusão e separatismo, e até mesmo o extermínio, que traz enorme prejuízo para a humanidade. Sabemos o que fizeram as cruzadas, as guerras, e o nazismo, e estamos vendo o que está fazendo o ISIS e os terroristas islâmicos, causando o caos pelo mundo todo, desesperando as pessoas. Agora precisamos nos preocupar com o ódio de Donald Trump, e ter piedade do povo do Reino Unido, que em sua ignorância xenofóbica, por medo e arrogância cometeram o maior erro de sua história, separando-se da União Europeia e isolando-se em seu pseudo mundo perfeito. Não devemos tomar nenhuma atitude enquanto o medo ou o ódio estiver dominando os nossos sentimentos. Nem sempre será possível voltar atrás. E se cometermos alguns desses erros precisamos aprender com o Papa Francisco I: 'Não pedir desculpas. Pedir perdão mesmo!' O mundo é a nossa casa e as pessoas que vivem nele são nossos irmãos. Quanto mais ódio sentirmos uns pelos outros, mais desgraças experimentaremos."
(Austri Junior)