Passou
Desabafo um ano após um furacão....
Um ano se passou após a passagem de minha mãe para outro plano....num espaço de 3 anos fiquei sem pai, nem mãe.
Chegando algumas conclusões, posso dizer que sobrevivi, cresci, evolui, renasci, emergi de um buraco que nunca imaginei estar.
Quando escutava falar sobre depressão, me questionava muito, não entendia, pois eu tinha vários episódios de tristeza, mas nunca nada foi tão devastador.
Não quero dizer que minha dor é maior ou menor que de ninguém, apenas quero dizer que o tamanho da dor, está no sentimento de quem o sente.
A dor não foi somente por causa da morte de minha mãe, foi apenas a gota que fez o com que o copo que já estava cheio transbordasse.
A dor foi pelo sentimento de impotência diante da situação, a dor foi pelo sentimento de não querer ela mais sofrendo e se dar conta que desejando que ela não sentisse mais dor, ela não estaria mais aqui conosco.
Sei que milhões de filhos, pais, maridos, esposas, amigos, primos, tios e tias, passam por esse processo de perda, principalmente através da perda por alguma doença, mas é o que volto a dizer: a dor tem um sentimento, um significado, um aprendizado para cada um.
Cada um consegue passar por ela de acordo com seu grau de evolução.
Uns se entristecem, outros se revoltam, outras largam mão de tudo, outros de agarram a qualquer outra coisa que possa lhe fazer feliz. Uns tem entendimento, outros apenas aceitação.
Não me revolto, aceito, não entendo 100%, tento diariamente entender e confiar que tudo tem um propósito maior. Não me canso de imaginar como seria se eles estivessem aqui.
Fui socorrida através de palavras, orações, puxões de orelha de quem me quer bem e agradeço por cada pessoa que Deus colocou em meu caminho.
Aprendi que não tenho que ser forte o tempo todo, aprendi que posso me deixar ser cuidada, entendida, deixar de ser orgulhosa e que aceitar que preciso das pessoas.
Aprendi que não tenho controle de nada. (retificando: aprendendo...rssss)
Aprendi que não devo gastar minha energia com o que não está ao meu alcance.(retificando: aprendi, mas quem disse ponho em prática sempre?????)
Aprendi a olhar a dor dos outros com outros olhos.
Aprendi que as vezes não precisamos fazer muito, as vezes um simples ouvido, um olhar, um abraço, uma mensagem, um telefonema, numa situação que não tem o que ser dito, faz toda a diferença na vida do outro.
Entendi que podem lhe dar uma sentença de morte, mas quem determina seu tempo aqui é Deus, só ele e ninguém mais.
Aprendi que nossa ansiedade , a maioria das vezes nos prega peças , de que não somos capazes perante uma situação que não temos controle, achamos que não vamos saber como lidar com as coisas, mas quando passa, você entende que pode sim, pode ir muito mais além do que se pensa, quando se sente amor.
Aprendi que nem se eu cuidasse de minha mãe, meu pai, todos os anos da minha idade e muito mais, poderia retribuir o dom da minha vida, as noites mal dormidas, toda a preocupação, carinho e cuidados.
Aprendi que quando a gente se torna mãe, a gente entende muita coisa em relação aos nossos pais, mas quando ficamos órfãos adultos, quanta coisa a gente entende e acha que poderia ter feito diferente.
Tive tempo graças a Deus de amar, cuidar, abraçar, ficar brava, tratar como se fossem meus filhos, mas com certeza faria muito mais.
Enfim, sou grata diariamente e eternamente por cada aprendizado que vivi e que viverei.
Depois da tempestade vem a calmaria, depois da calmaria outra tempestade e assim seguimos vivos com nossos altos e baixos, com fé e esperança de dias melhores.
A vida é tão curta...
quando se vê,
já se passou
uma "eternidade"!
E o que você fez?
Tão pouco...
não deu tempo
para fazer muita coisa...
o tempo é fugaz!
Nunca se esqueça do que já passou em sua vida, para que um dia não se perca no caminho e volte a passar por tudo novamente.
Acreditar no seu potêncial, acredite em uma nova história, em um só caminho sem olhar pra trás com medo de sua própria sombra.
O tempo passou
E dentro de mim nada mudou.
Aquele sentimento forte que me fazia ver a lua
Ainda mora dentro de mim.
Não sei por quanto tempo ainda vai residir em meu coração nem por quanto tempo arderá em chama essa paixão...
Espero que seja eterno
Desde que não sufoque
Meu prosseguir...
E se insistir em ficar
Que seja da vida apenas uma lição.
Tudo passou e ainda passa.
Aquilo que me alegrou, eu curti.
Aquilo que me derrubou, esqueci.
Aquilo que me fortalece eu aproveito ao máximo, aquilo que me machuca eu desprezo totalmente...
E assim vou seguindo sempre a minha vida, sem me prender ou viver daquilo que já passou.
Porque somos feitos de sonhos, desejos e objetivos.
As lembranças de tudo que passamos, que fizemos, que sentimos, nos construiu até aqui.
Somos o resultado de tudo que vivenciamos, as coisas boas e as coisas ruins... De agora em diante, nossos pensamentos e atitudes vão nos dar o sentido e o nosso destino.
Por isso, faça tudo no sentido de ser feliz...escolha sempre ser feliz.
Talvez um dia você acorde e perceba que tudo aquilo não passou de um Sonho.
Ou que o Sonho finalmente virou Realidade.
Não foi fácil, mas depois de muitos "tanto faz" a dor passou e eu aprendi que quem quer estar comigo vai dar um jeito, se não, não importa, talvez nunca tenha importado.
Não consigo imaginar o que você passou, nem quero entender, só queria entrar e ficar aí com você, só isso importaria agora.
Na academia do conhecimento,
matriculou-se um aluno chamado Reflexão, logo, ele passou a exercitar seu próprio eu.
Chega um momento que você descobre que toda raiva passou.
Que todo rancor ficou para trás.
Na verdade, você não quer só não mais lembrar, você quer perdoar, quer ficar bem com você mesma, com seu passado.
Seguir em frente sem levar bagagem. Levar só o peso das suas esperanças.
#paulamanfredo
Ao meu herói, psiquiatra e artista, Silvio José:
ETERNA IMPACIENTE
A manhã já passou,
Me lembro quando ontem fiquei mal,
Com pensamentos corridos
Vendo o mundo colorido
Além do real.
Eu sou louca, mas tenho razão
O amanhã já passou
E eu continuo a te amar
Os médicos, foram eles
Os primeiros artistas e os loucos
Sempre, os primeiros a acreditar no amor.
Eu te amo, com toda razão.
Vai ficar tudo bem
Acredito em você
O pior já passou
E as coisas vão se resolver
Vai ficar tudo bem
Acredito em você
Eu te quero feliz
Isso vai te fazer crescer
Que final de semana passou rápido em? Parece até uns amor eterno de certas pessoas por aí, acaba ligeiro.
Se ninguém te disse, eu digo, vc é uma pessoa incrível. Olha por quantas coisas vc já passou, olha tudo que vc já superou e ainda assim continua sendo uma pessoa boa. E pode ter certeza que a vida sempre recompensa quem faz o bem
O padrão de beleza e a ansiedade.
Ter ansiedade e ficar insegura, acho que toda pessoa já passou por isso, né? Eu sempre bato na tecla do amor próprio, de nos valorizarmos e nos aceitarmos. Todos nós somos diferentes, temos nossas características únicas e marcantes, fazendo com que todos nós tenhamos algo em especial.
Diante da realidade em que vivemos, em relação as mídias sociais que estão sempre pregando o “estereótipo perfeito”, isso se agrava mais ainda, sendo cada vez mais difícil para muitas mulheres. E sim, é a blogueira acordando linda e arrumada, com a sobrancelha caríssima (que inclusive a maioria não paga por isso), botox no rosto, preenchimento labial, lipoaspiração, cintura fina, seios avantajados, rosto sempre bem maquiado, cabelo em dia, pele perfeita, alimentação “saudável,” corpo em dia etc.
Obviamente é uma minoria que consegue manter essa padrão de vida, afinal, custa tempo e dinheiro. E nós que trabalhamos, estudamos e estamos na luta diária, é algo totalmente fora da nossa realidade.
Toda essa “farsa” que percebemos nas redes sociais, na TV e em propagandas em diversos canais de comunicação, faz com que mexa com a nossa autoestima sim. Pois tentam criar um padrão, que infelizmente muitas de nós tentamos ou até mesmo queremos, mas falhamos.
Esse “padrão perfeito” que a internet nos mostra, mexe com a autoestima de milhares mulheres pelo mundo todo.
Influencers fazendo dietas absurdas, usando produtos extremamente caros, milhões de procedimentos estéticos, clareamentos dentários e milhões de outros gastos.
E é fato, que isso atrai muitas de nós, sendo assim, uma armadilha. Algo que vamos buscar, mas muitas vezes cairemos em uma cilada.
Nossa autoestima fica lá embaixo, nos sentimos inseguras, ficamos ansiosas, isso tudo mexe com o nosso psicológico. Isso causa ansiedade.
Muitas nem sabem que passam por isso, muitas na verdade nem sabem a gravidade desse grande problema. A famosa “ditadura da beleza”.
A tentativa de alcançar esses padrões, a busca por esse padrão cresce a cada dia mais. Fazendo que várias mulheres se submetam a cirurgias desnecessárias, a dietas extremante rigorosas, mexendo diretamente com a nossa saúde física e mental, e às vezes até nos levando a morte.
Essa aceitação no meio social e a elevação da autoestima são um dos principais motivos que nos levam a encarar todos esses procedimentos estéticos, temos em consequência a depressão, ansiedade, o isolamento social, distúrbios alimentares etc.
Nós criamos tanta expectativa em alcançar esses padrões, criamos metas absurdas, que muitas vezes não coincidem com a nossa realidade.
Portanto, é necessário nos aceitarmos, mesmo que isso dure um tempo. A aceitação é diária, não podemos colocar a nossa saúde mental em risco para conquistar um padrão de beleza irreal imposto pela sociedade.
Ame-se, cuide-se, aceite-se e fuja dos padrões.