Passar
Existem muitas folhas em meu quintal. Todos os dias juntam-se de dois a três sacos de folhas secas que caem das arvores. O tempo se esvai, passando e sendo demarcado por cada folha que cai.
A tentativa de resgate da minha alma carioca ainda não se extinguiu, os símbolos do meu Rio de Janeiro podem ser vistos por todo o mundo. Porém, da janela, o bondinho não pode ser visto por mim - e é de partir o coração. Meu lema e minha bandeira foram desfeitos. O que é de um navio sem uma bandeira e um lema? Ele perde a direção. E eu perdi a minha. Mas eu ainda tenho Deus para me guiar.
Menina, levante a cabeça!
A vida não vai parar,
porque você está sofrendo
Tudo passa e isso vai passar...
Tempo, este grande alterador de destinos, passa e na maioria das vezes nos deixa a vislumbrar seu encanto.
Reclama pelo tempo passar rápido demais e acaba perdendo tempo reclamando, enquanto quem não reclama aproveita o tempo que ainda lhe resta.
"Onde está?
Onde foi parar aquela voz do peito
Às vezes falta um verso feito à mão
É saudade...vai passar
Perto de onde agora é encanto
Azulou o céu
Fez dessa tristeza um véu
De encantada cor
Flor de querer
Sorte de ser
Alguém do mar
Que sempre verá alegria
Numa solidão
Tudo é viver
Bem devagar
Vida...
LUUUZZZZ para todos!"
É tão triste você viver com alguém que te faz se sentir invisível e que só lembra que você existe quando precisa de uma meia que você ainda não recolheu, quando precisa que você vá pagar uma conta porque ele não tem paciência pra ficar na fila esperando, quando vai reunir família ou amigos em casa e precisa que você dê um trato legal na casa para recebê-los, para encontrar alguma coisa dentro de casa, pra lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa entre outras coisas . Só não se lembra de te agradar, levar pra sair e de te fazer ver o quanto você é importante na vida dele.
Que o homem não deixe o tempo passar despercebido, pois o tempo não passa por ele despercebidamente.
Às vezes é melhor deixar as "coisas" como estão mesmo se elas ficaram fora do lugar ou desajustadas porque se não deu certo antes não quer dizer que terá êxito algum dia. Algumas pessoas passarão por sua vida e outras decidirão ficar, mas todas elas fazem ou fizeram parte da sua história e cabe exclusivamente a você decidir quem deve entrar ou sair da sua vida.
Amanha vai amanhecer um dia bem bonito...com sol...ou com chuva...não importa...vai ser melhor que hoje... E se não for...tem outro dia depois de amanhã.
Hoje estou triste... Mas sei que vai passar.
Um dos melhores presentes que se pode ter é a satisfação em ver que, mesmo pequena, alguma luz você deixou por onde passou.
Talvez um dia você irá se deparar com ela e verá que o campo floresceu mas não foi você que a Cultivou, nem regou aí vai perceber quão lindo o Campo dela se tornou mas ai apenas vai está na imaginação o quanto que esse lugar poderia ter sido seu mas aí irar nota que já existe alguém a cuidar.
A jornada da nossa vida no fundo é algo difícil e solitário, e só nós podemos vive-la, sós nós podemos passar pelas provas que ela impõe. E tem aquela frase que diz: Não adianta copiar as respostas pois as perguntas serão sempre diferentes. Ou seja; Não adianta tentar viver como o outro vive, fazer igual o outro faz, pois não levaria a nada não. cada um tem que passar o seu, achar seu caminho e viver nele da melhor forma que puder. Quem já não viu um filho chorando, o marido a esposa, um irmão, um amigo muito querido, passando por algo que se via estar doendo, e pensou: ah! se eu pudesse trocaria de lugar com você?....Está em nós essa vontade, mas infelizmente não podemos viver a do outro, o problema, o carma do outro. Porque cada um só passa o que tem que passar. Cada um leva consigo também o dom de melhorar sua jornada e torna-la menos sofrida. Quem dera pudessemos viver por alguém. Por mais que amemos, temos que ver as pessoas queridas passando suas provas sozinhas. Da mesma forma nossa dor, nossa alegria, nossas frustrações não podem ser transferidas. Cada um vive o seu. Causa dor ver os que amamos sofrer, mas o máximo que podemos fazer é ouvir, amenizando "talvez" um pouco da sua agonia, estar presente, oferecer olhos, ouvidos e ombro. A jornada é enfim solitária. É de muito aprendizado, temos que nos melhorar como seres humanos, até temos essa obrigação pra não causar dor em quem nos ama, que ao nos ver em sofrimento também querem estar no nosso lugar. Se eu amenizo minha dor com crescimento, facilito pro meu próximo que também me ama. Não causando essa angustia nele. Não podemos trocar de lugar com o outro, mas, podemos ser sim, solidários. Podemos nos dar mais sendo humanos.
VAI
Aquiete o teu coração
que a tristeza vai passar
nada além do que convém
no teu peito vai durar
que se esvai por entre os dedos
o que era então tangível
para sempre revelar
no distante o invisível
do silêncio que gritava
com carinho o seu pretexto
do rompante que calava
qualquer sopro de sossego
na procura de viver
o que era o seu destino
descartando sem querer
o seu conto genuíno
Nada além do que convém
no teu peito vai durar
deixe quieto o coração
que a tristeza vai passar
que é teu o mar salgado
que esvazia o peito aberto
e da nuvem faz chover
irrigando o vil deserto
fica aquilo que se foi
para nunca mais voltar
fica o que já era seu
para sempre transformar
e afinal o que se ganha
é aquilo que se tinha
com um pouco de relevo
com um toque de euforia
com um tanto de receio
de entregar o seu presente
mais a vida que se tem
e é toda pela frente
pois o quanto de poesia
que se esconde no caminho
não se pode descrever
nem sequer viver sozinho